WhatsApp Business: entenda como funciona e se vale a pena!

whatsapp business como funciona: Na imagem há o símbolo do whatsapp no centro no fundo tem uma cor verde como se fosse luzes.

Em 1964, o filósofo Marshall McLuhan criou o conceito de aldeia global, prevendo que as tecnologias seriam capazes de interligar o mundo a tal ponto que todos estariam próximos, mesmo que virtualmente. Foi o que aconteceu, inclusive no ambiente corporativo. Para entender, basta analisar como funciona o WhatsApp Business.

Apesar desse aplicativo nem ser esperado na época de McLuhan, a verdade é que a comunicação deu grandes saltos. Inclusive, avançou devido à facilidade de alguns canais e ferramentas. Como resultado, houve um estreitamento da relação entre empresa e cliente.

Afinal, cada vez mais os consumidores têm acesso às informações. Por isso, querem tirar todas as dúvidas e saber detalhes sobre produtos e serviços. O WhatsApp Business ajuda nesse processo e pode ser complementado com outras tecnologias. Para entender melhor esse cenário, continue a leitura!

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão empresarial do aplicativo de mensagens instantâneas. Ele continua sendo gratuito, mas tem funcionalidades diferentes, que ajudam a melhorar a relação entre marca e clientes.

Essa versão foi criada para companhias de todos os portes. Inclusive, Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenos negócios podem utilizá-lo.

Como funciona o WhatsApp Business? Basicamente, da mesma forma que o app tradicional. No entanto, é criada uma conta comercial, isso permite gerar um perfil empresarial, que contém as informações relevantes sobre a empresa, como: 

— descrição;

— e-mail para contato;

— site;

— endereço.

A versão business do WhatsApp também funciona na web. Assim, fica mais fácil atender os clientes, solucionar todas as suas dúvidas e ainda gerenciar os contatos. 

Quais são as principais características do aplicativo?

O WhatsApp Business tem algumas funcionalidades diferentes da versão tradicional. As principais são: 

respostas instantâneas: permite que a empresa crie mensagens para responder às dúvidas mais comuns. Assim, elas são enviadas de forma automática no primeiro contato;

notificação de ausência: envia uma mensagem para informar que o atendimento é impossível naquele momento. Isso é feito por meio de mensagem personalizada, que pode até conter o horário de retorno da equipe;

estatísticas: oferece informações de quantas mensagens foram lidas, entregues e recebidas. Dessa forma, é possível monitorar os resultados e fazer melhorias;

etiquetas: são tags que classificam as mensagens. Assim, você sabe qual é a prioridade, o que ainda precisa ser solucionado ou atendido etc.

Como o WhatsApp Business pode ser usado?

Qualquer pessoa que queira ter um perfil comercial pode utilizar o WhatsApp Business. Essa é uma boa dica, porque o aplicativo é amplamente adotado no Brasil.

Tanto é que os dados da Statista mostram que mais de 95% dos celulares têm o aplicativo de mensagens instalados. Além disso, logo após o lançamento da versão empresarial, 4 a cada 5 negócios já utilizavam o WhatsApp Business para a comunicação com os clientes.

Isso porque o app melhora a interação com os clientes devido a todas as suas ferramentas de classificação de mensagens e automação. 

Para saber como funciona o WhatsApp Business, veja como instalá-lo no seu celular:

  1. Baixe o WhatsApp Business para Android ou iOS.
  2. Confirme o número de telefone comercial.
  3. Faça a restauração de um backup, se quiser.
  4. Digite o nome da sua empresa;
  5. Configure o perfil comercial no menu com três pontinhos. É só clicar em “Configurações”.

Vale a pena observar que os dados da sua conta no WhatsApp Messenger podem ser transferidos, caso já tenha uma. Além disso, a versão business pode ser usada simultaneamente à tradicional, desde que ambos os aplicativos estejam vinculados a números de telefone diferentes. 

Quais são as vantagens ao usar na sua empresa?

Existem vários benefícios ao entender como funciona o WhatsApp Business e utilizá-lo na sua empresa. As principais são: 

— padronização e organização do atendimento;

— aumento das chances de conversão, já que todas as dúvidas podem ser sanadas na hora e até o pagamento da compra pode ser feito pelo aplicativo;

— personalização e agilidade do atendimento;

— personalização das ferramentas, que facilitam o atendimento automatizado dos clientes;

— melhoria do relacionamento com clientes;

— acesso rápido às informações sobre a empresa, seus produtos e serviços;

gratuidade do serviço.

E as desvantagens?

Por outro lado, as empresas também devem ter um cuidado para garantir o máximo aproveitamento da ferramenta. Aqui, residem as seguintes desvantagens: 

— é necessário ter uma equipe dedicada para garantir uma comunicação ágil e direta com o cliente;

— é importante ter uma estratégia bem pensada, com uma linguagem definida. Dessa forma, a identidade da marca é mantida;

— empresas de médio ou grande porte podem ter dificuldade de gerenciamento, já que o número de contatos com os clientes é muito maior.

Para quem serve o WhatsApp Business?

Saber como o WhatsApp Business funciona é interessante. Muitas empresas se beneficiam dessa ferramenta, especialmente as de micro e pequeno portes. Dessa forma, é estabelecida uma comunicação mais rápida.

No entanto, até mesmo essas empresas devem utilizar o aplicativo de forma pontual. Afinal, é importante disponibilizar outros canais de atendimento.  Além disso, o WhatsApp Business é fraco no quesito gerenciamento de ligação comercial e contatos.

Nesse caso, vale a pena optar por soluções mais completas. Por exemplo, o VoIP e o PABX Virtual. Na verdade, o WhatsApp Business pode ser utilizado em conjunto com o número fixo VoIP. Assim, é possível atingir um nível mais alto de organização, além de poder integrar o PABX.

Assim, há funções profissionais adicionais. Entre elas estão: 

— gravação de chamadas;

correio de voz;

— espera telefônica personalizada;

— URA, ou seja, menu de atendimento automático.

Fazendo isso, você tem a chance de usar os recursos desse aplicativo a favor da sua empresa. Então, vale a pena conhecer como funciona o WhatsApp Business, mas também, deve ser considerado contar com soluções mais completas.Quer saber como aperfeiçoar o atendimento em sua empresa? Aprenda a melhorar o relacionamento com o cliente a partir de dicas úteis para a rotina do seu negócio.

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Share on google
Share
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!