Atendimento online via WhatsApp: 16 segredos para melhorar o seu

atendimento online

São 165 milhões de usuários brasileiros acessando o WhatsApp, de acordo com pesquisa divulgada no final de 2022 pelo portal de notícias Forbes. Então, nada melhor do que investir no atendimento online por esse aplicativo de mensagens, não é mesmo?

O WhatsApp reúne muitas vantagens para as empresas, ao permitir um atendimento simplificado e com várias possibilidades: mensagens de texto, áudio, vídeo, envio de arquivos e ligações.

Por isso, as empresas precisam entender como funciona o app para otimizarem a experiência de atendimento online de seus clientes.

Confira 16 segredos para isso neste post!

16 segredos para melhorar o atendimento online via WhatsApp

Vamos direto ao ponto: atente-se a todas as dicas a seguir para melhorar o seu atendimento online o quanto antes. 

O primeiro passo é instalar o WhatsApp Business, a versão do aplicativo feita especificamente para as empresas e que conta com muitos recursos interessantes.

Você vai perceber que os 16 segredos a seguir são dicas simples e fáceis de serem implementadas – porém, como muitas empresas não investem nelas, esses “segredos” acabam se transformando em verdadeiros diferenciais competitivos.

São eles: 

1. Responda rapidamente às mensagens 

A velocidade de resposta é essencial no atendimento online. Tente responder às mensagens dos clientes e/ou potenciais clientes o mais rápido possível para garantir uma boa experiência.

2. Seja educado e profissional

Mantenha uma linguagem respeitosa e use uma abordagem profissional ao se comunicar com os clientes. Isso cria uma impressão positiva e transmite confiança.

3. Personalize sua comunicação

Chame o cliente pelo nome e tente personalizar sua comunicação. Isso faz com que ele se sinta valorizado e importante.

4. Ofereça respostas completas e claras

Certifique-se de entender completamente a pergunta ou o problema do cliente e forneça respostas completas e claras. Evite respostas vagas ou genéricas. Caso seja necessário, informe ao cliente que você retornará o contato assim que tiver uma resposta. 

5. Use uma linguagem simples e compreensível

Evite jargões técnicos ou linguagem complexa. Utilize uma linguagem simples e fácil de entender para que o cliente compreenda suas respostas.

6. Seja empático

Demonstre empatia ao lidar com as preocupações ou problemas do cliente. Mostre que você se importa e está disposto a ajudar.

7. Forneça informações precisas

Tenha certeza de que as informações que você está fornecendo são precisas e atualizadas. Verifique as informações sempre que necessário.

8. Use recursos visuais

Se for apropriado, utilize imagens, vídeos ou outros recursos visuais para explicar melhor um produto ou processo durante o atendimento online. Isso pode facilitar a compreensão por parte do cliente.

9. Esteja preparado para perguntas frequentes

Identifique as perguntas mais comuns que os clientes fazem e esteja preparado para respondê-las rapidamente. Isso ajudará a agilizar o atendimento online. Uma dica importante é utilizar o recurso de respostas rápidas do WhatsApp Business.

10. Seja proativo

Antecipe as necessidades do cliente e ofereça sugestões ou soluções antes mesmo que eles perguntem. Isso mostra que você está atento às suas necessidades.

11. Mantenha a privacidade do cliente

Respeite a privacidade dos clientes e não compartilhe suas informações pessoais com terceiros – aliás, isso é proibido de acordo com a política de uso do WhatsApp. Garanta a segurança e a confidencialidade dos dados.

12. Ofereça suporte pós-venda

O atendimento não termina após a venda. Esteja disponível para ajudar os clientes com dúvidas ou problemas mesmo depois da compra.

13. Solicite feedback via WhatsApp

Peça aos clientes que compartilhem suas opiniões e sugestões sobre o atendimento recebido. Isso pode ajudar a identificar áreas de melhoria e aprimorar o serviço.

14. Esteja atento aos detalhes

Preste atenção aos detalhes durante a conversa com o cliente. Isso demonstra cuidado e profissionalismo.

15. Agradeça e despeça-se adequadamente

Ao encerrar uma conversa, agradeça ao cliente pela interação e despeça-se de maneira cortês. Isso mostra gratidão e cria uma boa impressão final.

16. Invista em API para WhatsApp

Uma API para WhatsApp permite integrar o WhatsApp ao seu sistema de atendimento, oferecendo recursos avançados, como chatbots e automações, para melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento.

Sobre esse último segredo, temos uma novidade!

Leia também | Como ter o WhatsApp Business em dois celulares ou mais?

Vem aí: WhatsApp Enterprise da FaleMais!

Além de contar com toda a qualidade da nossa telefonia Voip empresarial, em breve a FaleMais lançará o WhatsApp Enterprise para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente.

O WhatsApp Enterprise é uma versão do app que disponibiliza uma API capaz, entre outras coisas, de permitir a integração do canal com outras ferramentas, proporcionar um atendimento simultâneo e criar um chatbot para a automação de contato da empresa com o cliente.

Disponibilizaremos uma série de recursos no app, como menus e fila de atendimento, múltiplos setores e usuários, dashboard de Tempo Médio de Atendimento (TMA) Tempo Médio de Espera (TME), entre outros. 

Gostou da novidade? Então aguarde! 

Enquanto isso, confira o nosso próximo post: Como fazer automatização WhatsApp e quais as principais vantagens.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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