Veja como a tecnologia Voip realiza chamada online

chamada online

A tecnologia Voip é uma forma de comunicação que já se tornou popular. Afinal, ela permite a realização de chamada online de forma simples e rápida. 

Ao contrário da telefonia tradicional, que usa circuitos dedicados para cada chamada, a tecnologia Voip usa a rede IP existente para transmitir dados de voz em pacotes digitais. Mas você sabe exatamente como isso é possível?

Neste post, vamos explorar os detalhes por trás da tecnologia Voip e explicar como ela funciona para realizar chamadas online.

O que é a tecnologia Voip?

A tecnologia Voip (Voice over Internet Protocol), ou Voz sobre IP, é um método de comunicação de voz e multimídia que usa a internet para transmitir dados de voz em pacotes de dados digitais. 

Em outras palavras, a tecnologia Voip permite fazer chamada online e outras formas de comunicação de voz e vídeo por meio da internet, em vez de usar a rede telefônica tradicional.

O sistema converte a voz analógica em sinais digitais que são transmitidos pela internet em pacotes de dados, sendo possível transmitir várias chamadas simultaneamente. Isso significa que a tecnologia Voip pode ser mais escalável, flexível e econômica do que a telefonia tradicional.

A tecnologia Voip é usada não apenas para chamadas telefônicas, mas também para videoconferência, mensagens de texto e outras formas de comunicação multimídia. É justamente por isso que ela é amplamente utilizada em empresas, mas também está disponível para uso pessoal.

Leia também | O Voip no celular e suas vantagens

Quais os benefícios de usar a tecnologia Voip na empresa?

Existem várias vantagens em adotar a telefonia Voip na rotina de chamada online da empresa. São elas:

  • Redução de custos: O uso de Voip pode reduzir significativamente os custos de telefonia, especialmente em chamadas de longa distância. Os pacotes de chamadas Voip são geralmente mais baratos do que as taxas das operadoras tradicionais.
  • Flexibilidade: Com o Voip, você pode fazer chamadas a partir de qualquer lugar com acesso à internet, o que permite que você trabalhe remotamente ou faça chamadas enquanto estiver em viagem.
  • Portabilidade: você pode levar seu número de telefone Voip com você onde quer que vá, basta conectar seu dispositivo à internet e fazer chamadas. Além disso, também é possível fazer a portabilidade de um número fixo para o Voip.
  • Recursos avançados: A tecnologia Voip oferece recursos avançados de telefonia, como chamadas em conferência, correio de voz, encaminhamento de chamadas, identificador de chamadas, gravação de chamadas, etc.
  • Integração com outros aplicativos: os aplicativos de Voip podem ser facilmente integrados com outros aplicativos de comunicação, incluindo sistemas de CRM
  • Qualidade de chamada: A qualidade de chamada Voip pode ser tão boa ou melhor do que a das chamadas telefônicas tradicionais, especialmente se você tiver uma conexão de internet de alta velocidade e baixa latência.
  • Escalabilidade: A tecnologia Voip é escalável e pode ser facilmente expandida para atender às necessidades de empresas em crescimento ou com necessidades de comunicação em constante mudança.

Leia também | Como escolher corretamente a velocidade da internet para usar Voip?

Passo a passo para fazer uma chamada online usando Voip

Para fazer uma chamada online usando Voip, confira o passo a passo:

Passo 1: Tenha um dispositivo que suporte Voip

Você pode usar um telefone IP, um aplicativo de telefone Voip em seu smartphone ou computador, ou um adaptador Voip (chamado de ATA) para usar seu telefone tradicional com a tecnologia.

Passo 2: Conecte-se à internet

Certifique-se de que seu dispositivo esteja conectado à internet com uma conexão de alta velocidade e baixa latência para garantir uma boa qualidade de chamada.

Passo 3: Escolha seu provedor de Voip

Existem muitos provedores de Voip disponíveis, então escolha um que ofereça os recursos que você precisa e uma boa qualidade de serviço.

Confira aqui os valores dos planos Voip da FaleMais, que têm o melhor custo-benefício do mercado. 

Passo 4: Adicione créditos (se necessário)

Será preciso adicionar créditos para fazer chamadas online, seja para telefones fixos ou celulares.

Os planos da FaleMais, por exemplo, já garantem R$ 10 em créditos por mês – e acredite: dá para falar muito com esse valor. Ou, ainda, temos a opção de plano Voip ilimitado

Passo 5: Baixe o aplicativo ou acesse o site do softphone em nuvem

O aplicativo Voip será a interface do sistema, onde terá o discador e os relatórios de chamadas. 

E não se preocupe: a FaleMais indica os melhores softphones e aplicativos para você usufruir do Voip com qualidade. 

Passo 6: Faça uma chamada online

Para fazer uma chamada online, digite o número de telefone ou o nome do contato na interface aplicativo Voip e clique em chamar. 

O Voip converterá sua voz em pacotes de dados digitais que serão transmitidos pela internet até o dispositivo de destino.

Passo 7: Receba uma chamada

Para receber uma chamada online ou a partir de um telefone móvel ou fixo, seu dispositivo de Voip precisará estar conectado à internet e ter seu número de telefone configurado corretamente. 

Quando alguém ligar para seu número de telefone Voip, seu dispositivo receberá a chamada e você poderá atender como faria em um telefone tradicional.

E então? Viu como é simples fazer chamadas online usando a tecnologia Voip? Então confira no próximo post todos os planos e valores do Voip da FaleMais, a melhor operadora brasileira – e que não obriga os clientes a assinarem contrato de fidelidade!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!