Velocidade ideal da internet para utilizar VoIP: saiba mais!

velocidade da internet

Uma dúvida comum que chega até nós, da FaleMais, é sobre a velocidade da internet certa para se investir na telefonia Voip. Será que é necessário contratar um pacote de dados caro?

Já vamos adiantar a resposta: não é necessário investir “rios de dinheiro” em planos de conexão de internet para garantir a qualidade das ligações em nuvem.

Neste conteúdo, vamos explicar sobre isso e você vai saber qual é a velocidade ideal para o seu caso específico. 

Vamos lá!

O que significa velocidade da internet?

A velocidade da internet também é chamada de largura de banda. Trata-se da velocidade que você contrata de um provedor para conseguir enviar dados (fazer upload) e receber dados (fazer download) pela internet.

A velocidade da internet é medida em kbps (kilobits por segundo) ou Mbps (megabits por segundo). Se, por exemplo, você contratar uma internet de 10 Mbps, isso significa que você pode receber e enviar até 10 megabits de dados por segundo.

Um detalhe importante: 10Mbps é diferente de 10MB (megabyte). Enquanto o primeiro diz respeito à velocidade de transmissão dos dados, o segundo é o tamanho da internet, isto é, a capacidade de armazenamento.

Por que o Voip depende de uma velocidade da internet adequada para funcionar?

O Voip (Voice Over Internet Protocol) é a tecnologia responsável por fazer ligações de áudio e vídeo totalmente pela internet, sem a necessidade de linhas analógicas de telefone. 

Uma videochamada no WhatsApp ou uma chamada de áudio pelo Skype são exemplos de tecnologia Voip.

Por isso, como os dados das chamadas são enviados e recebidos pela internet, a velocidade da internet é um fator importante a ser considerado.

A lógica é simples: quanto maior a largura de banda (velocidade da internet), melhor será a qualidade das ligações Voip.

Se você contrata uma velocidade inadequada, problemas podem ocorrer, tais como chiados, picotes, ecos, atrasos (delay) e até ligações que caem. E você sabe que uma ligação de má qualidade técnica afeta a experiência do cliente, não é mesmo?

Qual é a velocidade ideal de internet para usar Voip?

Bom, depois de entender o que é largura de banda e a importância de um bom plano de internet com velocidade adequada, vamos responder à dúvida: qual é a velocidade ideal?

A resposta certa para o seu caso dependerá do volume de ligações que são feitas e recebidas em sua empresa, considerando também os momentos de pico para que a qualidade das chamadas não caia durante esses períodos mais movimentados.

Outro fator a ser analisado são as demais atividades que a empresa faz pela internet. Se uma empresa faz muitos downloads de arquivos grandes, por exemplo, isso também deve ser considerado.

No entanto, de um modo geral, é importante investir em uma internet dedicada para as ligações. Ou seja, se você contratar um plano de 100 kbps de velocidade, precisa separar parte dela apenas para as chamadas Voip.

Aqui na FaleMais, recomendamos que haja uma velocidade entre 50 e 80 kbps dedicados por ligação para uma boa qualidade das chamadas.

Mas o que isso significa? Vamos supor que a sua empresa tenha 25 equipamentos conectados ao Voip, que realizam chamadas simultaneamente.

  • – 25 equipamentos x 50 kbps de velocidade por ligação = 1.250 kbps de velocidade sendo utilizadas em todas as ligações. 
  • – 25 equipamentos x 80 kbps de velocidade por ligação = 2.000 kbps de velocidade sendo utilizadas em todas as ligações.

Agora, precisamos converter esse valor em MB (megabyte), pois é essa unidade de medida que aparecerá quando você contratar um plano de internet.

1 MB = 1.024 kb. Então, considerando que para utilizar os 25 equipamentos, serão necessários entre 1.250 kbps e 2.000 kbps, o tamanho ideal é uma internet de 2 MB.

Lembrando que estamos falando de um valor mínimo – quanto maior for a largura de banda, melhor será a qualidade das ligações Voip. E isso não é difícil de se conseguir, já que os planos de internet atuais são bem maiores do que 2MB, não é mesmo? 

Leia também: Saiba como fazer ligação pela internet em 3 passos simples.

É possível testar a qualidade do Voip antes de contratar um plano?

Sim, é possível testar a qualidade das ligações Voip sem compromisso, antes de contratar um plano Voip – pelo menos aqui na FaleMais!

Nós disponibilizamos R$ 1 em créditos para você testar por 7 dias. Só isso? Sim! Saiba que apenas com esse valor, você consegue falar por cerca de 10 minutos para um telefone fixo. 

Além de comprovar a alta qualidade das chamadas, você vai descobrir que o nosso Voip tem o melhor custo-benefício do mercado.

Então, o que você está esperando? Teste agora mesmo o Voip da FaleMais!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!