Voip: como funciona, vantagens e tudo que você precisa saber

voip

Voip – Voice Over IP – é a tradução de Voz sobre Protocolo de Internet. É a tecnologia que permite realizar e receber chamadas de voz através da internet; ou seja, é possível fazer uma ligação para qualquer pessoa do mundo, seja para um dispositivo conectado à rede ou até para um telefone fixo ou móvel.

A tecnologia Voip foi deixada de lado no início da difusão da internet devido à baixa velocidade da rede – pois ainda estávamos na época da internet discada. Mas, após a popularização da internet de banda larga, que permitiu maior velocidade de transmissão, o Voip se tornou uma realidade comum e tem ajudado muitas empresas pequenas e médias a escalarem seus negócios.

O Voip está presente na rotina de muita gente. Quando você conversa por áudio, vídeo, chamadas pelo WhatsApp ou Skype você está utilizando a tecnologia Voip.

Como funciona a tecnologia Voip?

Voip é a abreviação para “Voz sobre IP”, proveniente do inglês Voice over Internet Protocol.

Também conhecida como telefonia IP ou telefonia em banda larga, o Voip consiste no roteamento da conversação através da internet ou de uma rede de computadores específica, transformando as informações faladas em dados passíveis de serem transmitidos pela internet.

Ficou complicado? Não se preocupe, que nós a descomplicamos.

Quando falamos de IP (protocolo de comunicação), estamos nos referindo ao modelo de comunicação utilizado por todas as máquinas para a transmissão de dados. Cada conexão tem um IP próprio. Já o roteamento pode ser entendido como encaminhamento.

Dessa maneira, a definição de Voip pode ser simplificada para comunicação telefônica efetuada via internet, sendo o endereço de IP o telefone, e, a internet, a rede telefônica.

Cabe ressaltar que não se trata de uma tecnologia nova, pois foi criada no começo dos anos 90. No entanto, devido à baixa velocidade das conexões de internet na época, o Voip chegou a ser considerado como um fracasso por muita gente.

Foi somente com o aumento da velocidade das conexões que a tecnologia de comunicação em questão passou a ser difundida e utilizada em larga escala. É justamente por esse motivo que ela também é conhecida como telefonia em banda larga.

Comparativo: telefonia tradicional x telefonia Voip

Apesar de ter a mesma finalidade que a telefonia tradicional, o Voip apresenta inúmeras diferenças, tanto no que se refere à estrutura quanto no que se refere ao funcionamento.

Para tornar tais diferenças mais nítidas, elaboramos uma tabela comparativa entre essas duas telefonias:

comparativo-telefonia-tradicional-e-voip

Se ficou alguma dúvida, confira este vídeo em que falamos sobre as diferenças entre a telefonia analógica e a Voip.

Por que usar a Voip para fazer ligações?

Inovação é a palavra que melhor representa o cenário corporativo atual. Isso significa que as empresas que querem continuar crescendo de forma sustentável e garantir vantagem competitiva no mercado devem otimizar processos, produtos e serviços independentemente do porte e/ou área de atuação da empresa.

Em outras palavras: não dá para ficar gastando dinheiro à toa, não é mesmo?

Nesse cenário, o Voip chega como um aliado forte das organizações e dos empresários que procuram tirar o máximo de proveito de seu orçamento, sem deixar a qualidade e o profissionalismo de lado.

O Voip sozinho é capaz de transformar a percepção do cliente sobre uma empresa, além de aprimorar a comunicação interna entre as equipes. E esse relacionamento com o cliente ficou ainda mais importante durante a pandemia, já que as pessoas passaram a comprar mais on-line: pesquisas de satisfação, agendamento de entrega de pedidos ou consultas médicas e campanhas promocionais. Esses são alguns exemplos de casos de uso para a tecnologia Voip.

Continue a leitura e confira mais vantagens em fazer ligações pela internet.

Quais as vantagens de fazer ligações com Voip?

 Mobilidade 

Como dispositivo utilizado nas chamadas via Voip é telefone IP (softphone) ou um aparelho tradicional acrescido de um ATA, é possível fazer ligações de qualquer lugar e a qualquer momento.

Isso se traduz não só em maior comodidade para os usuários, mas também em redução de custos, já que não é necessário comprar pacotes interurbanos para realizar ligações. 

Mas, de qualquer forma, como um ATA e um telefone IP não são aparelhos tão complexos assim de configurar, também é possível levá-los em viagem ou instalá-los para uso em qualquer lugar que tenha uma boa conexão com a internet.

Integração

Por se tratar de um serviço que utiliza a internet como principal ferramenta, o Voip pode ser integrado com uma série de outros programas ou aplicativos para trazer ainda mais comodidade àqueles que o usam. 

Podemos citar, por exemplo, aplicativos que gravam e armazenam conversas ou mesmo programas para melhorar a visualização de arquivos, como gráficos, tabelas, textos e qualquer outro tipo de documento que seja necessário para a conversação. Outra possibilidade é a integração com softwares de gestão, como é o caso do CRM, muito utilizado pelas empresas e comércios.

Baixo custo 

De acordo com uma matéria publicada no portal Techtudo, o custo de ligações via Voip geralmente corresponde a apenas 1/4 do custo de ligações por telefonia tradicional. Isso sem contar que, dependendo do programa ou aplicativo utilizado, pode não haver custo nenhum – como no Hangouts, da Google, pois nesses casos geralmente a terminação da chamada não é em um telefone fixo ou celular.

Dessa forma, além de otimizar a comunicação, o Voip ainda reduz custos. Algo mais que bem-vindo, seja em empresas ou seja em residências.

Otimização

A transmissão de dados ocupa espaço, mas quando comparado ao espaço que uma ligação por telefonia tradicional ocupa, o de uma ligação feita por Voip é consideravelmente inferior. Em uma ligação feita via telefonia tradicional com duração aproximada de 15 minutos, a transmissão de dados duraria 10 minutos a uma velocidade aproximada de 128 kbp/s. Já esta mesma ligação via Voip teria um tempo de transmissão aproximado em 5,1 minutos a uma velocidade 64 kpb/s, ou seja, deixaria mais tempo livre para outras chamadas, otimizando todo o processo de comunicação.

 Versatilidade

Talvez a mais óbvia vantagem. Ao invés de poder ligar somente para números fixos ou celulares como é feito na telefonia tradicional, com o Voip é possível realizar ligações para computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos que não têm como única finalidade a comunicação por voz.

Além disso, com o Voip também é possível contar com a imagem (vídeo chamada), recurso de extrema importância para sugerir maior proximidade entre os usuários. Mas esse recurso depende da operadora e do aplicativo de suporte utilizado.

No infográfico abaixo, confira a vantagem do Voip para empresas

 

Mais informações sobre Voip

Existem desvantagens em usar VOIP?

Existem poucas vantagens em utilizar Voip, confira abaixo quais são elas.

Oscilação

Como o Voip tem na internet seu componente-chave, ele também está sujeito a oscilações ou mesmo interrupção total. Para quem pretende fazer uso profissional do Voip, uma boa saída pode ser a contratação da internet por fibra, mais rápida (e segura) que a banda larga tradicional.

Falta de qualidade

No momento de contratar um serviço de telefonia Voip, é necessário prestar atenção não só na qualidade da banda larga que se tem, mas também no provedor que se utiliza. Um provedor de baixa qualidade pode resultar em ecos, atraso de áudio e cortes na ligação, interferindo em sua qualidade final. Portanto, atenção para a escolha da operadora; prefira uma que disponibilize um teste grátis, antes de contratar o serviço

VOIP para empresas: como usar para escalar o seu negócio?

Rede/Internet

Há basicamente dois tipos de redes de IP quando tratamos da tecnologia Voip: as de natureza pública e as de natureza privada.

As primeiras dizem respeito à internet e podem ser utilizadas por todos, desde que a pessoa conte com uma conexão banda larga – como via cabo, rádio, ADSL, dentre outras.

Já a segunda diz respeito a redes corporativas, ou seja, aquelas que só podem ser utilizadas por pessoas autorizadas, independentemente de tratar-se de rede LAN (redes locais, geralmente utilizadas em pequenas e médias empresas) ou de rede WAN (redes globais, com uso mais frequente por multinacionais).

Então, esse é o primeiro recurso que você precisa ter na empresa: internet de qualidade.

Softphone / Aplicativo

Softphones são programas para computadores ou aplicativos para dispositivos móveis por onde as ligações de Voip são feitas, seja por vídeo ou áudio.

O WhatsApp e o Skype são exemplos de softphones.

Mais adiante no texto você vai entender o porquê os softphones acima, apesar de utilizarem Voip, não são recomendados para serem utilizados por empresas.

 Adaptador de telefone analógico (ATA)

Para aqueles que desejam fazer e receber ligações tipo Voip em seu número de telefone fixo, é necessário equipar o aparelho com o ATA.

O papel do ATA é bem simples: conectar um telefone comum à rede Voip, já que trata-se de um conversor analógico digital (muito similar ao utilizado em TVs para recebimento do sinal HD).

Seu emprego é recomendado para micro e pequenas empresas ou mesmo para telefonia familiar, onde a forma de fazer e receber ligação não pode ser muito alterada.

 Telefone IP

A alternativa mais sofisticada quando comparada ao ATA. É muito similar a um aparelho telefônico normal, mas ele se conecta à rede de forma automática e sem necessidade de nenhum periférico, podendo receber e enviar voz, dados e mesmo imagem (neste último caso, dependerá do modelo de telefone IP).

No entanto, por ser extremamente sofisticado, ele tem custo superior ao ATA. A decisão de escolher entre um ATA ou um telefone IP deve se basear nas necessidades.

Dessa maneira, o telefone IP é recomendado quando for utilizado em médias e grandes empresas e/ou quando a tecnologia Voip irá substituir por completo a telefonia tradicional.

Então, resumindo: para você ter Voip funcionando em sua empresa, você precisa de:

  • Conexão de internet;
  • Computadores e/ou dispositivos móveis (como tablets e smartphones);
  • Software ou aplicativo instalado nesses dispositivos;
  • Uma conta Voip;

Além disso, caso você queira ter telefones fixos já adaptados com a tecnologia Voip ou adaptadores ATA é importante investir em telefones IP.

Simples assim, não é mesmo?

Quais são os recursos básicos para fazer ligações pela internet com Voip

Podemos dividir o Voip em dois principais serviços: o de fazer chamadas e o de fazer e receber chamadas em rede pública. À primeira vista, pode parecer que esta é uma diferença banal, mas na prática ela torna-se extremamente importante.

Para fazer chamadas, é necessário que o usuário possua somente um computador ou dispositivo móvel. Dessa forma, ele pode efetuar chamadas tanto para outros computadores quanto para telefones.

Isso significa que basta digitar o número desejado para realizar a chamada. Já para fazer e receber chamadas em rede pública, é necessário que o usuário possua geralmente um crédito na operadora de Voip.

Cabe ressaltar que assim como qualquer outro serviço da internet, o Voip é nômade. Isto é, capaz de acompanhar o usuário onde quer que ele esteja (desde que haja uma rápida conexão de internet). Isso quer dizer que, assinando o serviço de uma operadora Voip você seria capaz de fazer e receber ligações de qualquer lugar, onde tenha internet disponível.

Quais os recursos avançados da tecnologia Voip

PABX virtual

Apesar dos PABXs estarem presentes nas empresas desde a década de 80, foi com o surgimento e popularização do Voip que eles sofreram grandes mudanças em suas arquiteturas, passando por isso a serem chamados de PABX Virtuais, que funcionam em nuvem.

Hoje em dia, é normal que empresas e mesmo usuários domésticos optem por este tipo de serviço, já que seu custo é relativamente baixo e suas vantagens são imensas, podendo ser destacadas:

  • Redução de custo de ligações com DDD: com a utilização dos Provedores de Serviços de Telefonia Voip o custo de ligações de longa distância, seja para telefone fixo ou para celular, diminui consideravelmente.
  • Aumento em produtividade: como o PABX Virtual pode ser acessado de qualquer local com internet, é possível estar e ter seus funcionários sempre online. Além disso, ele também oferece integração das mensagens de voz com o e-mail, que pode ser acessado e gerenciado facilmente, trazendo ainda mais agilidade nos processos de comunicação.
  • Recursos profissionais: o PÀBX Virtual conta com uma série de recursos que profissionalizam o atendimento telefônico, como gravação de chamadas, menu automático, fila de espera personalizada, correio de voz, etc.
  • Convergência: como no PABX Virtual tudo está centralizado em um único local, é necessário ter apenas uma rede para ter acesso às soluções de dados e telefonia. Além disso, eventuais falhas e problemas podem ser facilmente detectados e facilmente corrigidos, evitando longos períodos de falhas e retrabalho.
  • Flexibilidade: a integração entre dados e voz acarreta em uma série de benefícios. Por exemplo, em caso da pessoa procurada não atender ao telefone fixo, é possível mandar um SMS para seu celular ou mesmo um e-mail da mensagem gravada. Mais uma vez, salientamos que é necessário ver se o serviço contratado possui tais recursos.

Números virtuais

Já imaginou receber chamadas de outras cidades e estados pagando o preço de uma ligação local? Com o número virtual, isso e muito mais é possível.

Por definição, o número virtual é um número nacional e fixo, mas que permite o recebimento de chamadas interurbanas ao preço de ligações locais.

Dessa maneira, e possível ter um número virtual de outra cidade e estado sem precisar estar fisicamente naquele local. Isso é possível pelo funcionamento deste recurso.

Automaticamente ele transfere as chamadas recebidas para o número escolhido ou dá até para atender a ligação via internet, usando um Softphone, ATA ou Telefone IP.

Assim, por exemplo, se você trabalha e mora na cidade de São Paulo, mas seus clientes estão concentrados no estado de Minas Gerais, basta escolher um número virtual com DDD 31. Esta simples atitude representará uma economia bastante significativa com telefonia.

Outra vantagem oferecida pelos números virtuais é o extrato de chamadas: nele você sabe exatamente de onde as ligações recebidas vêm.

As informações extraídas deste extrato podem ser a base para novas e eficazes estratégias de marketing, além de munirem gerentes e gestores com todas as informações possíveis sobre cada chamada que todos estão efetuando.

Gravação de conversas, mobilidade, correio de voz e flexibilidade no recebimento de ligações estão entre as demais vantagens.

Número 0800 virtual

Antes restrito apenas às grandes empresas por conta do alto investimento, hoje a tecnologia Voip tornou o número 0800 acessível a todas elas por meio do chamado 0800 virtual.

Nele, as ligações são feitas também pela internet e o número adquirido pode ser direcionado para qualquer telefone fixo ou celular de sua preferência, garantindo a sua mobilidade.

Além disso, o 0800 virtual também vem com uma série de recursos que profissionalizam o atendimento ao cliente – aliás, ele próprio já é um grande diferencial, pois você passa a oferecer ao seu público a oportunidade dele entrar em contato com você de forma gratuita.

Aqui na FaleMais, o 0800 virtual vem integrado ao PABX virtual, fazendo com que você tenha muitos recursos profissionais.

Integração entre matriz e filiais

Gestores de empresas que possuem filiais espalhadas por diversas cidades sabem o quanto a comunicação pode se complicar.

Deste modo, é necessário contar com soluções de comunicação robustas, precisas, econômicas e extremamente ágeis, pois qualquer erro, equívoco ou omissão de informações pode prejudicar muito a empresa. E o Voip pode ser a solução para evitar estas e outras situações.

Qual a regulamentação específica para a tecnologia Voip?

Apesar de o Voip ter começado a se popularizar há alguns anos, a Anatel ainda não possui regulamentação específica sobre o setor, pois o Voip em si é um serviço de tecnologia.

No entanto, é interessante observar a diferenciação entre Serviço de Valor Adicionado e Serviço de Telecomunicação. A Anatel, enquanto órgão máximo de regulação do setor de telecomunicações, não possui nenhuma regulamentação sobre a utilização das tecnologias.

Desta maneira, a Anatel considera que os usos do Voip podem ser agrupados em duas grandes categorias, cada uma abrangendo aspectos distintos, a saber: os Serviços de Valor Adicionado (SVA) e os Serviços de Telecomunicações. Mas o que diferencia um serviço do outro?

Para a Anatel, um Serviço de Valor Adicionado (SVA) consiste na utilização da internet como meio para a transmissão de dados de voz e, para isso, utiliza computadores ou outros dispositivos de acesso à internet próprio bem como seus recursos e equipamentos de áudio, sendo que a mediação desta comunicação se dá por meio de um software específico, como o WhatsApp, por exemplo.

Disso podemos deduzir que as provedoras de Voip não podem utilizar o SVA para o encaminhamento de chamadas àquelas empresas ou usuários que utilizam a telefonia móvel ou fixa tradicional (Serviço de Telecomunicações).

Se o provedor Voip oferece o recurso de terminação de chamadas na telefonia fixa ou celular ele precisa ter no mínimo uma licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia).

Em um futuro não muito distante, a Anatel terá que tomar as rédeas e promover uma regularização mais rígida e criteriosa sobre o setor. Como exemplo, podemos citar os casos das empresas de telefonia que, além de condenar os serviços de Voip sobre o pretexto de “concorrência desleal”, ainda produzem interferências para diminuir a qualidade das ligações realizadas via Voip.

Como saber se as ligações pela internet servem para a minha empresa?

Bom, depois de tanta informação, a pergunta que não quer calar: “Será que o Voip serve para a minha empresa? Será que o serviço é realmente acessível ou é papo de vendedor?”.

É real: os planos de Voip da FaleMais atendem a todas as empresas, inclusive profissionais autônomos e empreendedores individuais.

Confira abaixo nosso checklist:

Se você marcou sim para a maioria das respostas saiba que o Voip da FaleMais é para você:

Atualmente, nós temos 3 planos Voip, cujos valores dos minutos das ligações são os mesmos (R$ 0,08 para fixo e R$ 0,28 para celular) e 2 planos de número 0800 virtual (cujo recebimento de chamadas custa R$ 0,21 o minuto de ligação de fixo e R$ 0,81 o minuto da ligação vinda de celular) – verifique sempre este valor atualizado no ato da contratação.

  • Plano FaleMais Básico: com apenas R$ 54 mensais, você faz e recebe ligações de todo o país, além de receber R$ 10 em créditos acumulativos e um número virtual incluso.
  • Plano FaleMais PRO: com apenas R$ 84 mensais, você faz e recebe ligações de todo o país, recebe R$ 10 em crédito acumulativos, e, além da inclusão de um número virtual, você também adquire um PABX virtual já com 5 ramais.
  • Plano FaleMais Premium: com apenas R$ 124 mensais, você faz e recebe ligações de todo o país, recebe R$ 10 em crédito acumulativos, e, além da inclusão de um número virtual, você também adquire um PABX virtual já com 5 ramais. Além disso, você tem um adicional de de CHIP 4G
  • Número 0800 PRO: com uma mensalidade de R$ 149,90 (e uma taxa única de ativação), você leva R$ 50 em créditos acumulativos para fazer e receber ligações, além de um PABX virtual com 5 ramais inclusos.
  • Número 0800 Premium: com uma mensalidade de R$ 179,80 (e uma taxa única de ativação), você leva R$ 50 em créditos acumulativos para fazer e receber ligações, além de um PABX virtual com 10 ramais inclusos.

Além desses planos acima, a FaleMais também pensou nas grandes empresas, que têm uma demanda muito grande de ligações. Nesse caso, temos o chamado Plano Alto Tráfego, que é totalmente customizável às necessidades da empresa, o que, no fim das contas, reduz ainda mais o custo do minuto de cada chamada.

Como a tecnologia Voip pode ajudar minha empresa em período de crise?

Quando a crise chega como uma tempestade, você tem que se conectar ainda mais com os seus clientes, certo? Pois, saiba que o Voip é um grande aliado nesta jronada. 

Isso porque, graças à Internet, as coisas estão mudando. Um número crescente de empresas locais está migrando para o Voip, que utiliza a internet em vez de telefones fixos para se comunicar por áudio ou vídeo.

Então, se você é proprietário de um negócio e está passando pela crise ou simplesmente quer sair por cima dela, além de economizar dinheiro, aqui vão alguns motivos pelos quais sua empresa deve usar um Voip em tempos de crise. 

A redução de custos é prioridade nas empresas

Se você é dono de uma pequena empresa, sabe o quanto é importante poupar dinheiro onde for possível a fim de melhorar os ganhos. 

Portanto, pequenas empresas ou empresas que fazem um grande volume de chamadas vão apreciar como um Voip reduz a conta telefônica mensal.

Nós, aqui da FaleMais Voip, oferecemos pacotes que ajudam a sua empresa a economizar até 90% na conta de telefone. Tudo isso através de preços acessíveis e planos Voip sem pegadinhas. Tudo autorizado pela Anatel!

Enfim, seus custos com a telefonia Voip serão bem menores, mas sem abrir mão dos recursos que profissionalizam o seu atendimento ao cliente

Saiba mais: Como o Voip te ajuda na prospecção de clientes.

O Voip ajuda a oferecer um atendimento ao cliente com qualidade

Se você utiliza um plano de telefone analógico e móvel em sua empresa, sabe quanto custa caro ter aqueles recursos extras de um PABX.

Mas com o Voip, a realidade é outra. Com o PABX na modalidade virtual (que funciona em nuvem), você proporciona um atendimento ao cliente com qualidade e com todos os recursos profissionais que têm direito, tais como:

  • Gravação de ligações;
  • Correio de voz;
  • Aquisição de novos ramais a preço baixo;
  • Ligação gratuita entre ramais;
  • Espera telefônica personalizada;
  • Menu de autoatendimento automático (URA);
  • Sala de conferência;
  • Transferência de ligações;
  • Redirecionamento e Siga-me;
  • Relatório de chamadas.

Você pode aumentar as vendas com um número 0800

É possível utilizar a telefonia Voip para melhorar o seu processo de vendas com uma abordagem mais orientada, bem como dar oportunidade de oferecer produtos e serviços adicionais para fechar mais negócios.

E para ajudar a vender mais e passar credibilidade, você pode considerar utilizar um número 0800 Voip. 

Quando os clientes veem que uma empresa está fazendo negócios e oferecendo suporte através de um número de discagem gratuita, a primeira impressão é que o negócio é grande e bem estabelecido.

Um número 0800 pode ser “redirecionado” para o número do seu escritório, sua casa ou até mesmo para o seu celular. No entanto, a pessoa do outro lado fica sob a impressão de que o negócio para qual ligou é uma empresa grande.

E aliado ao PABX Virtual, você vai atender seus clientes com menus automáticos, mensagens de Boas-vindas e muito mais, sem que eles paguem nenhum custo

Qual o futuro da tecnologia Voip?

O Voip sempre teve como vantagem principal a promessa de redução de custos nas tarifas telefônicas. Entretanto no Brasil a Anatel começou a regular com mais intensidades as tarifas de interconexão praticadas pelas operadoras de telefonia, obrigando-as a reduzir os custos. O resultado disso é que para o consumidor final os custos das ligações deveriam ficar menores, na prática nem sempre é o que vemos.

São infinitas opções de planos, na maioria das vezes complicadíssimos de entender. E no final das contas, o básico, que é fazer e receber ligações, às vezes não funciona, seja por falta de sinal, seja por queda nas chamadas ou por diversos fatores que todos estamos acostumados.

O desafio das operadoras de Voip atualmente e também no futuro será simplificar todo o processo para as empresas que necessitam do serviço, principalmente para o pequeno empresário.

Planos simplificados, atendimento rápido e eficiente, controle de conta, serviços de alto valor agregado que ajudam e fazem parte do dia-a-dia do empresário, e tudo isso com um preço acessível. Esse cenário dificilmente uma operadora de grande porte conseguirá oferecer com eficiência.

A medida que as conexões com a internet evoluem, a tecnologia Voip evolui em qualidade e não fará mais sentido não usá-la.

É aí que entra a FaleMais.

4 mitos e verdades sobre a qualidade da ligação Voip

A seguir, separamos alguns mitos e verdades sobre a qualidade das chamadas feitas via Voip, para você se convencer de que trata-se de uma tecnologia segura!

Vamos lá:

1. Não dá para confiar na qualidade da ligação Voip

Mito – mas baseado em uma verdade. Como assim?

É fato que lá no início da telefonia Voip realmente a qualidade da ligação era duvidosa, para não dizer ruim mesmo. Mas isso foi lá nos anos 1990 e início dos anos 2000. Mais de 20 anos se passaram e hoje a realidade é outra.

O problema não era a qualidade da ligação Voip em si, mas a conexão com a internet,que nem era de banda larga naquela época, se lembra?

Com o avanço da internet no Brasil, principalmente por conta do surgimento da banda larga, que passou a garantir melhores conexões, aí sim, a qualidade da ligação Voip evoluiu junto. 

Para que o Voip funcione, ele precisa de uma boa conexão com a internet, entende? Afinal de contas, as chamadas são feitas e recebidas pela própria internet, por meio da transmissão de dados digitais.

Nesse caso, a sua empresa conta com uma boa conexão de internet? Se sim, você pode confiar na qualidade da ligação Voip. E combinado com um bom projeto de telefonia IP, as ligações da sua empresa serão ainda mais profissionais.

2. É melhor contratar um serviço Voip com a devida licença dos órgãos reguladores para garantir a qualidade.

Verdade.

Contratar um serviço Voip em uma empresa que nem tem licença e certificações para operar no Brasil pode te causar muitas dores de cabeça – inclusive vai ser complicado na hora de solucionar problemas de robotização, instabilidade, picotes na voz, etc., que são comuns em operadoras que prestam um mau serviço.

Aqui no país, o órgão com a maior competência para regular o setor de telecomunicações é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). E existem várias licenças essenciais para que uma telefonia Voip tenha a certificação de qualidade, com destaque para duas: a SCM (Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia) e a STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).

É importante dizer que, nós, da FaleMais, somos uma empresa licenciada pela Anatel e com certificações para operar a telefonia Voip no Brasil. Todos os nossos clientes recebem tecnologia de ponta em suas chamadas e o melhor: sem contrato de fidelidade.

3. Tanto faz a minha empresa utilizar um Voip pago ou Voip gratuito, pois a qualidade será a mesma.

Mito.

Por mais que seja ótimo e prático utilizamos Voip gratuito em nossa vida pessoal (como uma ligação pelo WhatsApp, por exemplo), a qualidade da ligação e o suporte técnico quando ocorrer alguma eventualidade não são os mesmos.

Além disso, empresas que utilizam Voip gratuito esbarram em outras dificuldades – e uma delas é bem simples: para um colaborador da empresa falar com um cliente via Voip gratuito, esse cliente também precisa ter o aplicativo e o cadastro nele efetivado para receber a chamada, certo? Em vários casos, ele ainda precisa estar online para recebê-la.

No sistema de Voip pago, isso não acontece, pois você consegue fazer ligações para todos os dispositivos, incluindo para telefones fixos. Não há necessidade de o cliente ter o mesmo software que o da sua empresa.

Além disso, além dos planos de telefonia, se a empresa também investir em um PABX Virtual, ela leva uma infinidade de recursos que profissionalizam ainda mais o negócio – incluindo aqui, a possibilidade de ela ter um número 0800.

Neste post aqui você vai entender melhor sobre esses recursos adicionais.

4. A qualidade da ligação pode até ser boa, mas o custo é muito alto.

Mito.

Você sabia que o Brasil tem uma das ligações interurbanas mais caras do mundo? Isso porque existe pouca concorrência entre as empresas de grande porte, que monopolizam a maior parte do mercado consumidor.

Uma matéria do Estadão já afirmou que é possível encontrar diferenças de preços de ligações DDD de até 933%. Ou seja, enquanto uma operadora pode cobrar R$ 0,21 por minuto, outra pode cobrar R$ 2,17 pelo mesmo período da chamada. É realmente uma diferença absurda de preço.

Mas sabe porque as ligações interurbanas com Voip são bem mais baratas? Porque não existe essa variação de custos e o preço fixado é o mesmo, independentemente do horário da ligação, da distância entre as chamadas e do dia da semana.

Quais os diferenciais do Voip da FaleMais?

Depois de tanta informação sobre o Voip, talvez você se pergunte: por que escolher a telefonia Voip da FaleMais?

Bom, permita nos apresentar. A FaleMais é uma empresa com sede em Monte Santo de Minas (MG) e oferta serviços de telefonia Voip.

Somos autorizados pela Anatel (eis o link do documento da nossa autorização) e atendemos a milhares de clientes (pessoa físicas e empresas) espalhadas pelo Brasil. Afinal, os valores dos nossos planos e das ligações realmente cabem no bolso e no orçamento das empresas.

Eis os nossos diferenciais:

  • A inclusão do PABX virtual com todos os recursos profissionais (verifique a disponibilidade no plano que deseja adquirir).
  • As ligações entre os ramais são gratuitas, mesmo que esses ramais estejam localizados em outras filiais da empresa. Imagine realizar rápidas reuniões gratuitas por videochamada?
  • Há inclusão de um número virtual em todos os planos, o que transforma o valor das ligações de outro DDD em chamada local, barateando a ligação.
  • A possibilidade de você contratar separadamente um número 0800 virtual para aperfeiçoar o SAC, cujo valor é acessível para a sua empresa.
  • A facilidade de integração do Voip da FaleMais com outros softwares de gestão, o ERP e CRM.
  • O painel de controle do softphone ou aplicativo Voip possibilita o acompanhamento de métricas e KPIs, ajudando na gestão da telefonia.
  • Facilita a integração dos setores de marketing e televendas.

E a cereja do bolo: na FaleMais não tem burocracia para contratar os planos Voip e nem temos contratos de fidelidade que prendem os consumidores sob a pena de multa por cancelamento antes do prazo. Aqui você tem a liberdade de cancelar os nossos serviços sem problemas.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!