Como funciona a portabilidade para Voip? Entenda já!

como-funciona-a-portabilidade

Entender as vantagens e como funciona a portabilidade para um número Voip pode fazer toda a diferença para o crescimento do seu negócio.

Afinal, os números virtuais – características da tecnologia Voip – são opções mais com custo mais acessível, que não dependem de infraestrutura robusta de telefonia e que vão de encontro às atuais demandas das empresas: de terem números que atendem a variados DDDs de forma simples e econômica.

Por isso, saiba que migrar para a telefonia Voip é simples e, com a portabilidade, o processo é ainda mais fácil. Confira!

O que é portabilidade para Voip?

Portabilidade para Voip é a migração de um número de telefone existente (seja fixo ou móvel) para um provedor de serviços Voip, sem que o número seja alterado. 

Em outras palavras, caso uma empresa tenha um número fixo ou móvel tradicional – por meio de uma operadora de telefonia analógica –, ela pode fazer a portabilidade do número para uma operadora Voip, cujo número de telefone passa a ser 100% virtual.

Leia também | Tudo sobre Voip: como organizar a minha empresa para trabalhar com tecnologia Voip

Quais as vantagens de fazer a portabilidade para Voip? 

Antes de explicarmos como funciona a portabilidade para Voip, vamos às vantagens dessa migração para as empresas:

Custos Reduzidos

Os serviços Voip são mais econômicos do que as linhas telefônicas tradicionais, principalmente em chamadas de longa distância. 

Além disso, o Voip dispensa o uso de equipamentos físicos, como o PABX, que também passa a operar de forma virtual, em nuvem

Mobilidade

Com o Voip, a empresa pode realizar e receber chamadas em qualquer lugar onde tenha acesso à internet. Isso permite uma maior mobilidade e flexibilidade para os usuários, já que podem utilizar o mesmo número de telefone em diferentes dispositivos.

Recursos avançados de telefonia

Os serviços Voip oferecem uma variedade de recursos avançados, como correio de voz, encaminhamento de chamadas, conferências telefônicas, chamadas em espera, identificação de chamadas, URA e muitos outros. 

Integração com outras aplicações

O Voip pode ser facilmente integrado a outras aplicações de comunicação e colaboração, como sistemas de mensagens instantâneas, videoconferências, CRM e WhatsApp Business, tornando a comunicação mais eficiente.

Escalabilidade

Os serviços Voip são facilmente escaláveis, permitindo que as empresas adicionem ou removam linhas conforme necessário, sem a necessidade de instalações físicas adicionais.

Qualidade de chamada

Com uma conexão de internet confiável e de alta velocidade, a qualidade das chamadas Voip pode ser igual ou até mesmo superior à das chamadas tradicionais.

Fácil configuração e gerenciamento

Configurar e gerenciar um sistema Voip é simples, sendo feito por meio de painéis de controle online, o que reduz a necessidade de manutenção técnica complexa.

Leia também | Por que usar um sistema de gestão de atendimento na sua empresa?

Como funciona a portabilidade para um número Voip?

Entender como funciona a portabilidade para Voip é muito simples. Em primeiro lugar, é importante saber que existem três formas de fazer a migração:

  • portabilidade de número fixo para número Voip;
  • portabilidade e número móvel para número Voip;
  • portabilidade de número Voip para número Voip (nesse caso, migrando apenas o provedor de serviços). 

O procedimento é simples e passa pelas seguintes etapas:

  1. Escolha do provedor Voip: escolha a operadora Voip que deseja utilizar e se informe sobre os planos e serviços que eles oferecem.
  2. Solicitação de portabilidade: entre em contato com a operadora Voip para solicitar a portabilidade do seu número de telefone fixo ou móvel para o serviço Voip dela. 
  3. Provedor atual é notificado: após receber sua solicitação de portabilidade, o novo provedor Voip entrará em contato com o seu provedor atual para iniciar o processo de transferência do número. 
  4. Tempo de processamento: o processo de portabilidade pode levar alguns dias a algumas semanas, dependendo da complexidade da transferência e dos procedimentos internos de cada provedor. Durante esse período, você poderá continuar usando o número no provedor atual até que a portabilidade seja concluída.
  5. Finalização da portabilidade: uma vez que a portabilidade seja concluída, o número de telefone será transferido para o novo provedor Voip, e você poderá começar a usar os serviços Voip com o seu número existente.

Leia também | Como o Voip possibilita o atendimento simultâneo e acelera os processos

Qual operadora faz a portabilidade Voip?

A FaleMais é uma excelente opção de operadora Voip devidamente autorizada pela Anatel e sem contrato de fidelização

Além da qualidade, oferecemos liberdade aos clientes, permitindo que realizem a portabilidade de seus números de telefone com facilidade. 
Quer conhecer os nossos planos Voip? Então confira todos os detalhes agora mesmo e converse com um de nossos especialistas.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!