Tudo o que você precisa saber sobre o PABX em nuvem

pabx em nuvem

Esteja você dando os primeiros passos em seu empreendimento ou em fase de plena expansão, entender o funcionamento de um PABX em nuvem pode fazer toda a diferença.

E essas diferenças são sentidas tanto no atendimento telefônico, que passa a contar com diferentes recursos, quanto na redução de custos com a telefonia da empresa.

Portanto, hoje você vai descobrir todos os detalhes sobre o PABX em nuvem, o que ele proporciona aos negócios e como adquirir um. 

O que é PABX em nuvem e como ele funciona?

O PABX em nuvem também pode ser chamado de PABX virtual. Trata-se da evolução do sistema tradicional de PABX, ainda que o seu objetivo permaneça o mesmo: distribuir uma única linha telefônica em diversos ramais.

Bom, é simples de entender. Quando a empresa investia em um PABX tradicional (analógico), ela comprava um aparelho físico e ligava-o à uma linha de telefone e também aos diversos aparelhos de telefone que serviam como ramais. 

Nesse caso, em vez da empresa precisar pagar por várias linhas de telefone para abastecer os setores, com o PABX, bastava apenas uma linha e vários aparelhos de ramal para serem espalhados pela empresa. Eles se comunicavam entre si e também recebiam e faziam chamadas externas. 

Mas aí a internet evoluiu e, com ela, surgiu uma nova forma de se comunicar por telefone: surgiu o Voip, cujas ligações são feitas utilizando a internet a partir de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

Nesse sentido, o PABX também evoluiu e se transformou no PABX em nuvem: uma solução de SaaS (Software as a Service), no qual todos os recursos dele podem ser acessados pela internet, sem a necessidade de aparelho físico. 

pabx em nuvem

 

As duas principais vantagens de um PABX em nuvem

Redução de despesas com telefonia

Adotar a telefonia Voip e o PABX em nuvem faz a sua empresa economizar em vários quesitos, tais como:

  • despesas de manutenção do PABX (já que ele é em nuvem, e, portanto, não tem nenhum aparelho físico para manter na empresa);
  • custos do minuto das chamadas, que pode ser até 70% mais barato que na telefonia analógica;
  • redução da conta de telefone, já que as chamadas entre os ramais são totalmente gratuitas;
  • você só adquire a quantidade de ramais que necessita para o momento, e, à medida que a empresa cresce, pode adquirir novos ramais a um custo bem abaixo do mercado analógico. 

Aumento da produtividade dos colaboradores

Já que os ramais estarão em nuvem, o PABX em nuvem facilita a mobilidade da sua equipe, principalmente para colaboradores que fazem trabalhos externos, que viajam com frequência ou que trabalham remotamente.

Aliás, com ramais Voip, você consegue falar com o seu time gratuitamente mesmo que ele esteja em outra filial da empresa. 

Além disso, o seu atendimento telefônica sobe de nível porque o sistema de PABX na nuvem libera recursos profissionais bem interessantes, tais como:

  • gravação de chamadas;
  • Menu de autoatendimento;
  • Espera personalizada;
  • Encaminhamento de chamadas;
  • Transbordo de chamadas (se o ramal principal estiver ocupado, a ligação é direcionada a outro ramal);
  • geração de relatórios de chamadas, o que ajuda na gestão, no treinamento e na avaliação do desempenho da equipe. 

Como a empresa pode adquirir um PABX em nuvem?

Aqui na FaleMais, para você ter acesso a um PABX em nuvem, basta adquirir um dos nossos planos Voip que tenha esse recurso incluído.

Com isso, é preciso estruturar a empresa para receber a telefonia Voip:

  • Internet de qualidade (50 a 80 kbps de velocidade dedicados por ligação);
  • dispositivos para efetuar e receber as ligações (smartphones, computadores, telefones IP, ou, ainda, telefones analógicos com adaptadores ATA);
  • Softphone instalado nos aparelhos – software ou aplicativo – para ser a interface do sistema por onde você tem acesso às chamadas e aos dados da conta;
  • Uma linha Voip ativa.

Simples, não é mesmo? Além disso, a configuração do PABX em nuvem é muito simples, intuitiva e você pode contar com a ajuda da equipe FaleMais!

O próximo passo é saber como um PABX em nuvem pode diferenciar a sua empresa da concorrência

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!