Voip: como funciona e 5 motivos para contratar

Colaboradores utilizando VOIP pelo notebook

Precisa saber tudo sobre Voip, como funciona e por que tantas empresas estão investindo nesse tipo de telefonia via internet?

Então, separe alguns minutinhos para entender todas as informações sobre esse assunto e saber que o Voip é uma tecnologia acessível e disponível para todos os tipos e tamanhos de empresa – inclusive para quem está iniciando a jornada empreendedora e quer prestar um excelente atendimento aos clientes.

Voip: como funciona?

Antes de saber os motivos para investir nessa ferramenta, é precisa entender sobre Voip – como ele funciona, afinal?

Voip é a abreviação de Voice Over Internet Protocol, e, sendo o mais objetivo possível, quer dizer simplesmente que trata-se de uma tecnologia que permite ligações via internet, sem a necessidade de contratar uma linha telefônica analógica.

Sabe quando você faz uma ligação via WhatsApp ou Skype? É a tecnologia Voip funcionando. Ou seja, basta você ter um dispositivo móvel com acesso à internet e o aplicativo específico para essa finalidade para poder fazer e receber chamadas.

Mas como as empresas precisam de recursos profissionais para otimizar o atendimento telefônico – e também não podem depender que a outra pessoa tenha o mesmo aplicativo instalado – é necessário investir investir em Voip pago. 

A boa notícia é que existem planos Voip que funcionam de maneira simples e são bem mais econômicos do que as linhas analógicas.

Para saber mais sobre Voip, como funciona e outros detalhes mais técnicos, leia este post aqui

5 motivos para contratar Voip

Motivo 1: o Voip é fácil de ser instalado na empresa

Entender sobre Voip, como funciona e suas características nos ajuda a saber que trata-se 

de um investimento muito simples e fácil de ser instalado na empresa.

Requisitos:

  • dispositivos com acesso à internet (computadores, tablets, smartphones), ou telefones IP ou até mesmo telefones analógicos (aí basta adquirir um adaptador ATA para transformá-lo em Voip);
  • aplicativo ou software instalado no dispositivo para ser a interface do sistema Voip;
  • internet de boa qualidade e velocidade;
  • uma conta Voip.

Motivo 2: ter Voip deixa a sua estrutura de atendimento telefônico mais escalável

Quando você investe em telefonia tradicional, sabe que muitas vezes acaba pagando (caro) pelo que não consome. São pacotes empresariais que as operadoras oferecem que nem sempre atendem às demandas de telefonia do empreendimento. Isso sem falar na burocracia e no contrato de fidelidade.

Mas no Voip é diferente – pelo menos aqui na FaleMais. Quando você adquire um plano Voip com PABX virtual integrado, você vai adquirindo quantos ramais precisar à medida que a empresa cresce. Ou seja, você paga somente pelo que consome. 

Além disso, para adquirir novos ramais, aqui não tem burocracia e muito menos contrato de fidelidade, dando mais liberdade de escolha às empresas. 

Motivo 3: o Voip reduz custos na empresa

O preço dos minutos das ligações Voip pode ser até 80% menor se comparado à telefonia analógica. Além disso, a mensalidade é bem menor e os recursos profissionais ajudam a otimizar processos e tornar o atendimento telefônico mais eficiente. 

Aliás, quando entendemos sobre Voip, como funciona e suas vantagens, também precisamos saber que as ligações entre os ramais são feitas gratuitamente – e se levarmos em conta que tratam-se de ligações via internet, imagine o quanto você economiza para falar com as filiais da empresa e os colaboradores que trabalham de forma remota?

Motivo 4: o Voip facilita a mobilidade da equipe

Entender como funciona Voip também nos ajuda a saber que a empresa passa a ter mais mobilidade. 

Afinal, os ramais móveis, cujas ligações podem ser desviadas para qualquer lugar do Brasil com acesso à internet, torna bem mais fácil a comunicação com colaboradores remotos, vendedores externos e os colaboradores que trabalham em filiais da empresa pelo país. A comunicação interna agradece!

Aliás, falando nesse tema, confira aqui 5 tecnologias para melhorar a comunicação interna nas empresas. 

Motivo 5: o Voip vem com muitos recursos profissionais

Por fim, outro forte motivo para você investir em Voip é a série de recursos que otimizam o atendimento telefônico, tornam a equipe mais produtiva e a gestão de telefonia mais eficiente.

Exemplos de recursos do PABX virtual:

  • transbordo de chamadas;
  • URA (menu automático de atendimento);
  • chamada em espera com áudio personalizado;
  • gravação de chamadas;
  • acompanhamento de histórico de ligação de cada ramal.

Você pode conferir outros motivos para contratar Voip neste post aqui

E então, o que achou? Depois de saber sobre Voip, como funciona e conferir as vantagens, está na hora de conhecer detalhes sobre os nossos planos da FaleMais!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!