5 tecnologias para melhorar a comunicação interna nas empresas

comunicação interna nas empresas

A questão da comunicação interna nas empresas também precisa ser tratada com a mesma atenção e o mesmo cuidado que a comunicação externa.

Nesse caso, você sabia que dá para utilizar ferramentas tecnológicas nessa tarefa? O objetivo de cada uma delas é o mesmo: aproximar os colaboradores e aproximar a diretoria dos colaboradores.

Portanto, no post de hoje vamos dar 5 exemplos bem práticos do que pode ser feito para essa aproximação.

Mas antes, vamos responder a uma pergunta sobre esse tema.

Por que melhorar a comunicação interna nas empresas?

Os funcionários já estão devidamente contratados e recebendo os valores justos por isso – então, não era de se esperar que, automaticamente, haja uma boa produtividade e uma comunicação interna eficiente?

Não. São muitos fatores que influenciam a comunicação interna nas empresas – aliás, a maneira como os gestores lidam com seus subordinados é um dos principais.

Pare e pense: será que os seus funcionários têm dificuldades em obter informações confiáveis e concretas sobre a situação da empresa? Será que há muita fofoca e notícia falsa nos corredores? Será que há muita burocracia para procedimentos simples? Tudo isso atrapalha muito a comunicação clara e efetiva, pois ela fica cheia de ruídos.

Mas, ao contrário, quando a empresa foca em uma cultura de comunicação transparente, o ambiente vai ficando mais leve, produtivo e eficiente, o que evita muitas situações chatas que podem prejudicar a empresa e também a motivação da equipe.

Então, qual seria o cenário ideal da comunicação interna nas empresas?

– Líderes treinados para receber e transmitir mensagens de forma correta;

– Procedimentos de troca de informações que realmente funcionem;

– Cultura do feedback positivo;

– Incentivo a um ambiente leve, onde cada um se sinta devidamente integrado e responsável pelas suas tarefas em prol do cumprimento dos objetivos da empresa.

Bom, entendido isso, vamos a exemplos práticos de tecnologias para melhorar a comunicação interna nas empresas?

Tecnologias para melhorar a comunicação interna nas empresas

1- Rede Social Corporativa

Você já pensou em criar uma RSC – Rede Social Corporativa – em sua empresa? Ela pode ser estruturada na nuvem para melhorar a gestão da comunicação do negócio, maximizando os resultados e simplificando os procedimentos de comunicação.

Nela, pode ser possível lançar debates, estruturar ideais, dar comunicados oficiais e outras formas de engajar os funcionários no ambiente de colaboração da empresa. E, ao mesmo tempo, a diretoria continua no controle da discussão, que passa a ser mais centralizada e com métricas de apoio.

2- Aplicativos

Outra forma de centralizar a comunicação interna é a criação de um aplicativo da empresa para ser utilizado pelo time, ainda mais se ele for grande.

Como ele será vinculado aos aparelhos de smartphone da equipe, é possível configurar para que eles recebam alertar assim que as mensagens sejam enviadas. Só tome cuidado para que os comunicados sejam enviados com uma periodicidade que não atrapalhe os momentos de descanso e lazer dos seus colaboradores.

3- Blog da empresa

Outra ferramenta que pode melhorar a comunicação interna nas empresas é investir na criação de um blog corporativo para a publicação de conteúdos de forma simples, rápida e visualmente agradável.

Os conteúdos podem ser voltados a divulgar rotinas e tarefas que precisam ser constantemente reforçadas, com uma linguagem que alcance os diferentes perfis de colaboradores da empresa. Dê espaço para comentários e incentive a participação do pessoal.

4- Gamificação

A gamificação não é uma tecnologia, mas uma metodologia bastante utilizada em algumas empresas e que pode ser introduzida tanto dentro da rede social corporativa ou na intranet da empresa.

Trata-se da aplicação de jogos para transformar a rotina de trabalho, fazendo com que a equipe se sinta mais inclinada a se dedicar aos desafios e tarefas que cada situação exige – gerando, consequentemente, mais produtividade, engajamento, determinação e foco, já que ao final do jogo há uma premiação.

5- Telefonia Voip

Por fim, a telefonia Voip se soma às demais ferramentas de comunicação interna nas empresas quando é necessária uma comunicação mais ágil e dinâmica em alguns contextos.

Por exemplo, com o Voip é possível otimizar reuniões rápidas, por meio de conferências via internet, além de ligar gratuitamente para os ramais (mesmo que eles estejam localizados fora da empresa). Por conta disso, vários processos podem ser otimizados sem a necessidade de um colaborador se deslocar a outro departamento para pedir uma informação urgente – e isso também se traduz em economia de tempo.

Para saber mais sobre como a tecnologia Voip pode melhorar a comunicação interna nas empresas, preparamos um post sobre suas principais características e vantagens práticas. Leia atentamente aqui!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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