Telefonia VoIP: solução para comunicação interna

telefonia voip

Sempre falamos aqui no blog sobre os benefícios da telefonia VoIP como um todo.

Mas você sabia que ela também é excelente para a comunicação interna da empresa?

Seja ela de pequeno, médio ou grande porte, no post de hoje vamos falar melhor sobre como essa tecnologia pode tornar a sua equipe mais produtiva, a comunicação mais eficiente e os custos menores!

Como funciona a telefonia VoIP

Vamos relembrar rapidamente sobre o funcionamento da telefonia VoIP?

Bom, saiba que ela também é conhecida como telefonia IP e telefonia em banda larga – aliás, esse último nome já nos dá pistas sobre a diferença entre VoIP e telefonia tradicional.

Isso significa que essa tecnologia te permite fazer e receber ligações pela internet, pois ocorre um roteamento da conversa por ela ou por uma rede de computadores específica. De qualquer forma, a transmissão da conversa é toda pela internet.

Já mostramos uma tabela comparativa entre a telefonia tradicional e o VoIP, mas vamos colocá-la aqui para você relembrar:

Na prática, para utilizar VoIP na comunicação interna (e externa) da sua empresa, você precisa de:

– Conexão de internet banda larga;

– Softphone, que é um programa de computador que transforma o sinal analógico da fala em dados transmitidos pela internet (o Skype é um exemplo de softphone);

– Aplicativos, que são iguais aos softphones, mas podem ser utilizados em dispositivos móveis (como o Facetime, do iPhone, por exemplo);

– ATA, é um adaptador de telefone analógico – caso a sua empresa já tenha aparelhos de telefones fixos, não sendo necessário adquirir outro.

– Telefone IP, caso ainda não tenha aparelho de telefone, o telefone IP é mais moderno e já adaptado à telefonia VoIP.

As vantagens da telefonia VoIP para a comunicação interna da empresa

1- A telefonia VoIP apresenta recursos que otimizam a comunicação interna

Com um sistema de PABX Virtual integrado a telefonia VoIP, a comunicação interna da sua empresa pode contar com muitos recursos modernos e avançados, tais como:

– Gravações de chamadas;

– Secretária eletrônica;

– Histórico das ligações em tempo real;

– Menu de opções nas URAs;

– Fila de atendimento;

– Áudio de espera personalizado;

– Ligações sem custo entre as filiais;

– Encaminhamento de chamadas;

– Videochamadas – otimizando ainda mais as reuniões!

Para entender melhor o que é PABX Virtual, temos um post detalhado que você pode ler clicando aqui.

2- Facilita a comunicação com os funcionários que trabalham fora da sede

A comunicação interna com a telefonia VoIP não se limita aos funcionários que trabalham dentro da empresa.

Esse sistema também te permite se comunicar com aqueles que trabalham fora, como os vendedores externos, os alocados em home office ou os colaboradores em viagem corporativa.

Isso porque basta ter uma conexão com a internet e um dispositivo móvel (como um tablet ou um smartphone) para que a ligação seja efetuada.

3- Aumenta a produtividade da equipe

Com todos aqueles recursos que explicamos na primeira vantagem, a produtividade da sua equipe aumenta muito, principalmente em relação a comunicação interna.

As reuniões se tornam mais produtivas, as mensagens internas mais otimizadas (sem necessidade de e-mail, em muitos casos), e os colaboradores gastam menos tempo em determinadas funções, principalmente os que trabalham com o atendimento ao cliente.

E por falar em gastar menos…

4- A telefonia VoIP ajuda na economia de custos de ligações entre os colaboradores

Por fim, se você utiliza a telefonia convencional em sua empresa, já sabe que cada chamada entre os ramais pode aumentar o valor da sua conta, não é mesmo?

Pois saiba que isso não ocorre quando você utiliza a telefonia VoIP, o que fará que você se comunique internamente com a sua equipe sem culpa e sem medo de aumentar os gastos.

Então, por onde começar?

Comece experimentando os planos de telefonia VoIP da FaleMais!

Temos vários planos com tarifas muito simples de se entender, tudo de acordo com a sua necessidade.

Além disso, por estarmos localizados no Brasil, a qualidade da nossa telefonia VoIP é superior e devidamente licenciada pela Anatel. E o melhor de tudo: os nossos planos não têm contrato de fidelização, ou seja, você paga e usa no mês que quiser – e quando não quiser mais, basta cancelar o serviço sem multas ou burocracia!

Teste agora mesmo gratuitamente – e sem compromisso – a nossa telefonia VoIP para a comunicação interna da sua empresa. E se ficar com alguma dúvida, basta falar com a nossa equipe técnica por chat, e-mail ou telefone. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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