O que é um PABX Virtual?

ePABX é a sigla de Private Automatic Branch Exchange, que em português seria algo como “troca automática de ramais privados”. Mas você sabe o que é o PABX Virtual?

 

Trata-se de um software como serviço (ou seja, funciona em nuvem) que tem como base um sistema Voip, motivo pelo qual traz um número ainda maior de vantagens quando em comparação com o já existente PABX tradicional.

 

Se pudéssemos resumir o artigo que você verá a seguir, seria dessa forma: automatizar recursos telefônicos por meio de uma única e incrível plataforma.

 

Mas, ao contrário de um resumo, neste artigo você vai conferir de forma completa todas as informações que você pode imaginar sobre o sistema PABX Virtual 

 

Com tecnologia Voip, o sistema PABX Virtual é repleto de recursos e características que com certeza farão com que ele seja o escolhido para melhorar a atuação da sua pequena ou média empresa no mercado de trabalho, independentemente do segmento em que ela está inserida.

O que é um PABX Virtual?

O PABX Virtual cumpre a mesma função de um PABX tradicional, mas com uma diferença: ele não é um aparelho físico, já que funciona totalmente em nuvem.

 

O PABX Virtual é uma central telefônica que distribui um único número Voip em quantos ramais forem necessários. Ou seja, você não precisa adquirir vários números de telefone para aumentar o seu atendimento.

 

Além disso, o PABX Virtual também oferece uma série de recursos profissionais para melhorar o atendimento telefônico das empresas, conforme veremos logo adiante aqui no texto.

 

Então, resumindo: nesse tipo de PABX, não é preciso instalar nenhum aparelho físico. Tudo é virtual, inclusive os ramais – graças à tecnologia Voip, que permite ligações em áudio e em vídeo totalmente pela internet. 

Como funciona um PABX Virtual

A tecnologia funciona de duas formas: de modo totalmente independente dos famosos aparelhos convencionais telefônicos, ou então, de forma integrada – o que é possível por meio de adaptadores.

 

Mas certamente o que vale destaque neste sentido é que com o sistema PABX Virtual, todo o áudio é trocado por meio da conexão à internet, adaptando-se com facilidade a qualquer local e a qualquer dispositivo – a única coisa que a sua empresa vai precisar é de uma conexão. Simples, não é mesmo? E o nome disso é mobilidade.

 

O PABX Virtual funciona com a base de Voz sobre IP, ou seja, o sistema Voip que já falamos anteriormente. Por isso, ele também pode operar unicamente por meio de recursos de áudio de um computador.

 

Neste caso, é possível utilizar uma rede de computadores que já existe para compor o seu sistema de telefonia. Para tal, a única tarefa necessária seria instalar o softphone nos computadores utilizados, que por sua vez, devem ter o suporte de áudio necessário.

Recursos disponíveis pelo PABX Virtual para empresas

O PABX Virtual conta com uma grande variedade de recursos e funcionalidades que certamente são os responsáveis pelos resultados que proporcionam às empresas de pequeno e médio porte. Vamos conferi-los?

1. Contingência (e geração) de economia efetiva

Com o sistema PABX Virtual todo e qualquer tipo de tecnologia telefônica são suportados – desde as mais antigas linhas, no caso de você atender clientes que ainda são relutantes em relação à telefonia do tipo IP.

 

Sendo assim, considere as linhas analógicas, digitais, celular, E1 e é claro, a linha Voip. Todas elas são abrangidas pelo sistema PABX Virtual que, inclusive, proporciona uma programação de uso das menores tarifas para cada um dos tipos de ligação.

2. Escalabilidade de funcionalidades

As centrais do sistema PABX Virtual atuam com Licenciamento de Softwares – tanto por canais de voz como também por número de usuários. 

 

Por isso, ela tem alta capacidade de expansão de ramais ou troncos SIP, o que definitivamente não é uma tarefa encontrada em qualquer tecnologia telefônica atual. 

 

Essa solução é muito superior quando comparada às de telefonia tradicional (como as linhas analógicas ou E1, por exemplo). Ou seja, você pode escalar o seu atendimento incluindo mais ramais à medida que necessita – e sem qualquer burocracia. 

3. URA e discadores

Essa funcionalidade é uma das mais importantes caso o PABX Virtual for implantado em uma empresa de televendas ou call center. 

 

A central do sistema atua com um discador automatizado capaz de distribuir as ligações com muito mais eficácia, o que pode aumentar em quase 50% (entre 45 a 48%) a lucratividade da sua empresa.

 

A discadora e o URA atuam em conjunto com as ligações ativas ou receptivas, havendo ainda a possibilidade de implantação com softwares de CRM ou ERP para melhorar ainda mais o atendimento único e exclusivo aos seus clientes.

 

Saiba mais: Como funciona a integração entre o Voip da FaleMais e o CRM da HubSpot.

4. Gestão de Tarifação de modo remoto

A gestão da central do sistema PABX Virtual é realizada através de qualquer tipo de estação – seja ela interna (dentro da sua empresa) ou externa (fora dela). 

 

Sendo assim, o sistema é administrado por meio de um browser que pode ser acessado em tempo real para verificação de suas ligações e das despesas de cada uma delas

 

A ferramenta é de extrema importância principalmente para os call centers que atuam com contrato de ligações ativas, uma vez que ajuda no controle e no próprio faturamento.

5. Gravação de voz em todas as ligações

As ligações realizadas e recebidas por meio do sistema PABX Virtual podem ser integralmente gravadas – sendo uma vantagem para a própria segurança de todos os públicos.

 

O recurso de gravação de voz em todas as ligações é geralmente uma opção que agrada aos supervisores, gerentes, auditores e principalmente aos profissionais da área de TI da empresa em questão, como é o caso dos analistas de tráfego e rede, por exemplo. 

6. Escritórios e até mesmo colaboradores remotos

Os ramais que forem instalados como da própria empresa falam sempre a custo zero – independentemente de estiverem em outra cidade ou estado.

 

Tudo o que o colaborador precisará ter é um acesso à internet, ou seja, qualquer conexão à rede que possibilite realizar ou receber ligações. E é claro que vale a pena destacar também a integração com os smartphones e tablets, uma vez que tais procedimentos podem ser realizados remotamente.

7. Integração com o ‘Legado in loco’

O sistema PABX Virtual também permite integração com recursos atuais de headsets, PABX físicos e de telefones à central

Quais são os benefícios do PABX Virtual?

Após conhecer o que é o sistema, certamente você também deve estar curioso para conferir quais são as principais vantagens de um PABX Virtual.

 

São elas:

1. Baixo valor de investimento – principalmente na implantação

O sistema PABX Virtual é uma ótima alternativa para as empresas de pequeno e médio porte, uma vez que ele pode ser facilmente instalado/integrado com o mínimo possível de gastos.

 

Inclusive com o sistema também é possível aproveitar a interface antiga anteriormente instalada na empresa e a mesma rede de computadores.

 

O sistema é facilmente integrado e/ou adaptável, e inclusive, pode ser utilizado da maneira que for mais conveniente para a empresa em questão: como por meio de softphones, ATAs, mobile softphones, telefones IP e assim por diante.

 

Além disso, o baixo investimento permite que o sistema PABX Virtual possa ser implantado em empresas de qualquer porte e tamanho

2. Grande apoio à mobilidade

A rede gerencia dados e vozes por meio da conexão à internet, certo? Dessa forma fica fácil concluir que o sistema pode ser utilizado em casa, no trabalho, no escritório ou em qualquer outro lugar – até mesmo no meio da estrada, caso você consiga conectar o seu aparelho à internet.

 

Outro diferencial que dá suporte à mobilidade é considerando o fato de que o sistema PABX Virtual não conta com qualquer tipo de hardware para manter ou para realizar atualizações frequentes.

 

Neste sentido, as chamadas podem ser efetuadas ou recebidas em qualquer lugar, o que o torna uma ferramenta verdadeiramente parceira para fechar qualquer tipo de negócios

 

O gerenciamento via web se torna então um dos grandes diferenciais do sistema PABX Virtual para empresas, uma vez que, mesmo seu uso sendo remoto, seus gestores podem facilmente realizar a administração dos seus ramais e recursos de qualquer ambiente com conexão à internet.

3. Nada de manutenção ou outros gastos de caráter operacional

Além da assinatura mensal do seu plano de PABX Virtual para empresas e da adição de novos ramais (o que é opcional), não são cobradas taxas adicionais para a manutenção deste sistema de telefonia.

 

Sendo assim, o seu único investimento será à parte com a empresa responsável pela operação deste serviço com você. Não há qualquer outro custo que você deverá arcar, inclusive, os famosos curtos de manutenção são totalmente isentos no PABX Virtual.

 

Além disso, a implantação do sistema também permite que o espaço utilizado com equipamentos seja reduzido em sua empresa.

4. Resolução de problemas em pequenas empresas

A otimização do atendimento ao cliente é um dos fatores que possibilita que a resolução de problemas em sua empresa não seja mais uma constante variável. 

 

Mas, por outro lado, com a implantação desse sistema é possível garantir um atendimento muito mais rápido, prático e eficiente para os seus clientes

 

Com essa característica é possível destacar que o nível de satisfação da sua clientela com certeza também aumentará – lado a lado com o nível de profissionalização que a sua empresa passará a oferecer.

 

Sendo assim, a otimização do atendimento é o que permite que a empresa aumente também a sua parcela de contribuição e aceitação no segmento do mercado

Conclusão

Investir em um PABX Virtual certamente será o divisor de águas no atendimento da sua empresa. 

 

Afinal, ele proporciona uma série de recursos profissionais, integra ramais internos e externos sem custos, e pode ser utilizado integrado a um CRM

Por isso, vamos nos aprofundar neste assunto? Entenda a seguir como é simples a instalação de um PABX Virtual – e no final do post, confira as opções de planos aqui da FaleMais!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!