ATA Voip: o que é um Adaptador Telefônico Analógico?

Ata Voip

O ATA Voip é uma das aquisições que podem ser feitas por quem deseja investir na telefonia Voip, mas não quer abrir mão da estrutura já investida.

Nesse caso, hoje você vai entender todos os detalhes sobre como funciona esse adaptador que ajuda a modernizar o seu atendimento telefônico empresarial.

O que é um ATA Voip e como ele funciona?

Como está no título do artigo, um ATA é uma Adaptador Telefônico Analógico – ou Adaptador de Telefone Analógico. Ele também é conhecido no mercado como “Gateway Voip”. 

Trata-se de um aparelhinho que você compra e conecta o seu telefone fixo e a sua internet a ele. Então as ligações feitas por meio desse telefone analógico serão transformadas em dados digitais. 

Em outras palavras: você passa a aproveitar os recursos da tecnologia Voip mesmo utilizando aparelhos de telefone analógicos. 

adaptador telefônico

Existem diversas opções de ATA Voip no mercado, mas todos os aparelhos vêm com, no mínimo, duas saídas, mas existem aparelhos com mais quantidade.

Além disso, esses adaptadores podem trabalhar tanto com uma conexão de internet com IP Fixo ou IP Dinâmico, além de funcionarem também como roteadores, já que fornecem IPs de sub-rede para que você conecte computadores a eles.

Aliás, falando em computadores, o ATA Voip pode ser configurado por meio de um browser de navegadores Linux, Mac OS ou Windows. 

Como configurar um ATA Voip?

A instalação de um ATA Voip costuma ser bem simples e os manuais de algumas marcas podem ser encontrados também na internet.

De forma geral, na parte de trás do aparelho tem uma entrada de cabo de ethernet (aquele cabo azul que é ligado ao modem), e, também, pelo menos uma saída para um cabo de telefone analógico, para você conectar o seu aparelho. 

Logo após, basta seguir a configuração pelo manual, que pode variar de modelo para modelo, e pronto. 

Quais as vantagens de um ATA Voip?

Em primeiro lugar, um ATA Voip é a solução ideal para quem quer investir em telefonia Voip, mas não quer abrir mão dos aparelhos de telefone analógico já comprados. Então, ele reduz custos.

Além disso, o adaptador também permite que a empresa conecte um PABX, podendo, dessa forma, utilizá-lo com a telefonia Voip, mantendo a mesma estrutura.  

Outra vantagem é que o ATA Voip pode representar um custo-benefício melhor do que os aparelhos de telefone IP, que já vêm com conversor integrado. 

Enquanto no telefone IP apenas uma pessoa utiliza o aparelho para efetuar/receber ligações, no ATA é possível conectar vários telefones analógicos para que sejam utilizados ao mesmo tempo, como um mini call center. Existem modelos que possuem 8 saídas ou quantidades ainda maiores. 

Como adquirir um Adaptador Telefônico Analógico?

É fácil adquirir um ATA Voip em lojas físicas e também em lojas virtuais especializadas em aparelhos de telecomunicações ou em grandes lojas de departamentos.

Algumas marcas se destacam no mercado pela qualidade e custo-benefício. São elas:

  • Intelbras;
  • Zyxel;
  • Grandstream;
  • Linksys (cisco);
  • Aligera. 

É importante dizer que o ATA Voip pode ser uma opção provisória caso você deseje, de fato, optar pela tecnologia Voip para o atendimento telefônico da empresa. Isso porque o adaptador medeia à ligação, o que pode interferir na qualidade do sinal

Além disso, se houver algum problema com o aparelho, todos os ramais que estão ligados nele ficam prejudicados, o que interfere em seu atendimento.

Nesse caso, sugerimos que você se planeje para adquirir aparelhos de telefone IP, ou, ainda, que utilize Voip nos computadores e dispositivos móveis com acesso à internet – o que, no fim das contas, fica bem mais barato.

Portanto, confira aqui todas as vantagens de investir na telefonia em nuvem para as empresas

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!