Qualidade voip: 5 fatores que interferem na estabilidade do sinal

qualidade voip

Que a telefonia voip é uma das melhores soluções de comunicação dos últimos anos, isso nós não nos cansamos de dizer.

Mas saiba que é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na qualidade voip que você deseja contratar.  

Portanto, conheça a seguir 5 fatores que podem interferir na estabilidade do sinal de Voip e atrapalhar a comunicação interna e externa da sua empresa – e, como, afinal, resolver esse problema.

Fator 1: a rota de telefonia da operadora

Você sabia que as operadoras de Voip entregam seus serviços por meio das chamadas rotas de telefonia? E esses sistemas podem interferir, e muito, na estabilidade do sinal e na qualidade voip.

Basicamente existem três rotas utilizadas:

– GSM (Global System for Mobile Communications), que está relacionada à segunda geração do sistema de transmissão (2G), e, portanto, é mais antiga e nem tão eficiente;

– TDM (Time Division Multiplexing), que é uma rota que permite a comunicação em bits por diversos canais em um mesmo meio de transmissão; portanto, mais eficiente que a GSM;

– E a CLI (Command Line Interface), a mais atual e eficiente, pois fornece interconexões digitais e também o recurso de BINA ativa.

Aqui na FaleMais nós utilizamos a rota CLI para entregar a melhor qualidade voip aos nossos clientes, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Fator 2: a própria operadora escolhida

Não é segredo para ninguém que a operadora de telefonia pode atrapalhar bastante a qualidade dos serviços contratados, não é mesmo?

Se a operadora contratada não tiver um bom serviço prestado e um bom suporte técnico que resolva os problemas com eficiência pode prejudicar a qualidade voip e trazer muitos prejuízos à empresa, principalmente para aquelas que têm o atendimento telefônico como um de seus diferenciais de sucesso.

Nesse caso, leve em considerações dois pontos importantes para escolher a sua operadora de Voip:

– Ela não possuir contrato de fidelidade, pois se ela tiver, você ficará preso por um bom tempo mesmo estando insatisfeito;

– Se ela tem as devidas licenças e certificações para operar no Brasil, tais como a autorização da Anatel e licenças que certificam a qualidade voip contratada, como a SCM (Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia) e a STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).

Fator 3: os equipamentos que são utilizados pela empresa

Outro fator que pode interferir em seu voip é a qualidade dos próprios equipamentos que você utiliza na empresa para se comunicar, como adaptadores ATA e telefones IP.

Desconfie de marcas que oferecem preços muito abaixo da realidade do mercado, pois você pode pagar caro no futuro por ter um produto com baixa vida útil. Além disso, pesquisa a reputação das marcas e verifique se elas oferecem suportes e garantias.

Fator 4: a qualidade da sua internet

O Voip utiliza apenas a internet para fazer e receber ligações – então a própria qualidade da sua internet pode interferir muito na qualidade do sinal.

Nesse caso, é preciso que você tenha um bom plano de banda larga, com boa velocidade para garantir essa estabilidade de sinal. Afinal de contas, se a sua internet vive caindo, isso pode interromper uma ligação – e imagine se você estiver no meio do fechamento de um contrato importante!

Se for preciso, aumente a velocidade do seu plano contratado, ou, ainda, migre de operadora para realmente garantir que você está recebendo de fato pelo serviço que está pagando.

Fator 5: o destino das suas ligações Voip

Por fim, outro fator que interfere na estabilidade do sinal é o destino das suas chamadas, pois nem sempre o problema está em seus equipamentos ou na operadora de voip. Pode ser que no outro lado da chamada não esteja atendo a estes fatores (como a qualidade da internet, por exemplo), e isso também pode interferir no resultado final.

Nesse caso, para descobrir se o problema está no outro lado da ligação, basta verificar se a interferência no sinal só ocorre com esse contato específico ou se é geral. Se for só nessa ligação, então tudo indica que a sua qualidade voip não está prejudicada.

E então, o que fazer?
Como vimos, não basta querer ter uma boa telefonia Voip se você não investir em uma empresa que ofereça todo suporte e tecnologia de ponta – como é o caso da FaleMais.

– Eis algumas vantagens da nossa empresa:

– Utilizamos a rota CLI, que é a mais moderna e eficiente para garantir a boa estabilidade de sinal;

– Temos todas as autorizações de licença e certificações dos órgãos competentes;

– Não possuímos contrato de fidelidade, dando aos nossos clientes a liberdade para permanecerem conosco até quando quiserem;

– Temos uma equipe técnica bem qualificada, um bom suporte técnico e vários canais de comunicação.

Agora, o próximo passo é conhecer os nossos planos de Voip que se encaixam perfeitamente em seu negócio. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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