Voip de Qualidade: Qual é o segredo para ter um?

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Você já ouviu falar da telefonia voip e sabe que a partir dela é possível ter muitas vantagens em um simples atendimento telefônico. Mas, você sabe como escolher uma operadora voip de qualidade para ter todos esses benefícios garantidos?

Como é possível ter assegurada toda a qualidade que você precisa para atender a cada cliente?

Que dá para confiar na voip, você já sabe que dá. Porém, neste artigo veja a importância em escolher corretamente a operadora antes da contratação, evitando assim eventuais problemas com a qualidade do serviço oferecido.

Afinal, a qualidade é sem dúvida alguma a base de um atendimento telefônico, algo que não pode ficar de fora para a concretização de bons resultados. Continue lendo!

 

Por que é importante escolher um serviço voip de qualidade?

A opção pela telefonia voip sempre se dá graças a suas inúmeras vantagens como, por exemplo, o fato deste ser um investimento baixo além de uma gigantesca oportunidade para usar melhor o canal telefônico na hora das vendas.

A empresa encontra na voip a oportunidade de ter sua conta telefônica mensal potencialmente diminuída e sem sustos na entrega da fatura, com tarifas claras que não deixam dúvidas além de um excelente e diferenciado atendimento quando for necessário entrar em contato com o SAC.

Também vale destacar que a partir desta telefonia há a possibilidade de melhorar o relacionamento com o cliente através das ligações, sem pressa para atender ou ainda restrições na hora de fazer uma chamada, algo que com certeza é visto como diferencial pelo cliente e que auxiliará o negócio a vender mais pelo telefone.

Entretanto, para que tudo isso dê certo e os resultados sejam positivos, é necessário trabalhar com um serviço voip de qualidade, que potencialize cada vantagem deste canal e não traga novas dores de cabeça para o empresário e empreendedor contratante do serviço.

Algumas características de um serviço de telefonia voip de má qualidade que podem atrapalhar o andamento das atividades diárias da empresa e que você deve se manter de olho para não contratar podem ser vistos a seguir:

Atrasos de voz    

O famoso e desagradável delay nas ligações com certeza pode e vai atrapalhar muito a qualidade do contato telefônico, bem como o atendimento ao cliente de modo geral.

Esse atraso torna o processo comunicativo muito mais complicado e difícil, faz com que a mensagem transmitida não seja, de fato, entendida e leva o cliente a se decidir de modo nada positivo para a empresa.

Afinal, se não há qualidade se quer no atendimento telefônico, haverá em outras áreas da empresa? Para não levantar tal dúvida no cliente, é essencial trabalhar bem na escolha de um serviço voip de qualidade. Não abra mão disso!

Picotes na voz

Da mesma forma, outro problema recorrente em uma má prestação de serviço voip é o picoteamento da voz durante as ligações.

O prejuízo, assim como no exemplo anterior, é gigantesco para a empresa que passa a perder clientes por não ter uma estrutura mínima básica para atender com qualidade e com eficiência uma simples ligação.

Este problema, considerado também como um tipo de ruído, é potencialmente perigoso na transmissão de mensagens. A má interpretação, e falta de compreensão, pode levar o seu cliente a entrar em contato com o concorrente, tirando-lhe uma venda ou uma contratação pelo simples fato de que a sua empresa não conseguiu oferecer um suporte de qualidade.

 

Robotização do áudio

Esse problema é bem comum em operadoras voip que não tem qualidade, e acontece quando os equipamentos e a quantidade de internet necessárias estão bem abaixo do adequado.

Quando a voz é transmitida via voip ela é compactada para trafegar via internet, e se nesse caso houver alguma sobrecarga em equipamentos ou mesmo falta de internet, a pessoa ouve a ligação como se fosse um robô falando, dificultando demais a comunicação.

Esse problema também acontece devido a falta de banda larga disponível no cliente ou por má uso de codecs de áudio. Nesse caso cabe a uma operadora voip de qualidade identificar, corrigir e aconselhar o usuário a utilizar equipamentos voip ou outros recursos que diminuam a incidência da robotização da voz e do áudio.

Instabilidade

Por fim, é essencial que um serviço voip de qualidade seja estável, ou seja, que funcione corretamente sempre e que seja bom o tempo todo e não apenas esporadicamente ou com muitas baixas e eventuais problemas.

Manter o padrão de qualidade é tão necessário quanto o fato de estar sempre buscando por possibilidades de melhoria no serviço. De nada adianta ter, em um momento isolado, o melhor de todos os serviços e posteriormente ter o pior. Por isso, é importante sempre testar o serviço voip!

No geral, vale destacar que a falta de qualidade faz com que as pessoas queiram desligar mais depressa. Tanto os clientes, quanto o próprio colaborador, não se sentem a vontade para conversar e tão pouco têm paciência para isso.

Por isso mesmo é essencial garantir um serviço de telefonia voip de qualidade na hora de escolher a operadora! Afinal, quem contrata um serviço de telefonia voip quer apenas fazer ligações normalmente assim como sempre fez com o telefone fixo convencional.

Para ajudar na sua tomada de decisão, veja a seguir alguns critérios que podem lhe auxiliar a identificar quais são os serviços de qualidade da telefonia voip e escolher corretamente!

 

Licença dos órgãos reguladores: Confira se a operadora voip tem!

Para se precaver dos problemas citados no tópico anterior e ter um serviço voip de qualidade, é importante conferir se a operadora tem as licenças e certificações dos órgãos reguladores de telecomunicações.

No Brasil, o órgão de maior competência deste setor é a Anatel. Entre algumas das licenças essenciais para uma telefonia voip de qualidade estão a SCM – Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia – e a STFC – Serviço Telefônico Fixo Comutado.

A FaleMais voip possui ambas certificações e com certeza é uma excelente opção tratando-se da telefonia voip e de todos os seus diferenciais e vantagens.

Cases de sucesso de um voip de qualidade

Outra forma simples de descobrir a qualidade de uma operadora de telefonia voip é conferindo de perto os cases de sucesso de empresas que já estão utilizando os serviços.

A história contada por outros contratantes é uma dica básica e bastante concreta para quem deseja investir no voip para ter acesso a seus inúmeros benefícios e vantagens!

Aproveite para conferir os Cases de Sucesso da FaleMais voip e veja porque dá pra confiar nesta operadora que oferece qualidade e diferencial em um serviço básico para o dia a dia de uma empresa!

Faça um teste grátis na FaleMais voip!

Por fim, para cessar todas as dúvidas sobre ser esta uma operadora voip de qualidade ou não, vale citar o teste gratuito do serviço.

A FaleMais voip faz questão que os clientes conheçam o serviço na prática antes de realizarem suas contratações e por isso mesmo disponibiliza um período livre para teste. Assim sua empresa contrata apenas se gostar e perceber a importância de investir em um atendimento diferenciado para os seus clientes, e isso após conhecer plenamente a ferramenta!

Faça um teste grátis na FaleMais voip agora mesmo, sem qualquer tipo de compromisso e conheça de uma vez por todas o que é um serviço voip de qualidade!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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