Como vender mais na crise: dicas essenciais

Vender mais na crise

Como vender mais na crise: confira dicas práticas e essenciais

O momento em que estamos vivendo por conta da pandemia da Covid-19 fez com que o mundo passasse a procurar por soluções para que, além da crise na saúde, a crise econômica seja revertida o mais cedo possível. Nesse caso, é preciso planejar como vender mais na crise, buscar dicas essenciais e continuar fazendo a roda girar. 

Seja você um empreendedor de produtos ou de serviços, como os tempos mudaram, é preciso parar por um instante para repensar algumas estratégias que vinham sendo adotadas ou que podem vir a serem implementadas para cativar seus clientes.

Portanto, reserve alguns minutinhos para conferir algumas dicas bem práticas e essenciais para você saber como vender mais na crise. Vamos lá?

Repense os preços dos produtos e serviços (com cautela)

Uma das primeiras atitudes que os empreendedores podem tomar no meio de uma crise é reduzir o preço dos produtos com promoções, ofertas e liquidações.

Isso pode ser uma boa tática, mas é preciso ter cautela, pois pode colocar em risco a saúde financeira da empresa. 

Antes de lançar as promoções, verifique se no final das contas existirá uma margem de lucro para a empresa. Na prática, analise os preços dos fornecedores (e renegocie, se for o caso) e todos os valores dos custos do produto ou serviço. 

E aqui vai um alerta importante: reduzir demais o preço dos produtos ou serviços que você vende pode gerar um resultado negativo na percepção de valor que o cliente tem da sua marca. Ele pode pensar, por exemplo, que o produto caiu na qualidade, ou, ainda, em caso de normalização de preços (ou seja, voltar a cobrar o valor normal), ele poderá deixar de comprar por estar acostumado com o preço reduzido.

Por isso, pense bem e estipule promoções de acordo com a realidade atual para que ninguém saia no prejuízo – nem a sua empresa e nem o seu cliente. 

Avalie a possibilidade de aumentar o mix de soluções para vender mais

Em tempos de crise, muitas empresas estão se reinventando e passando a oferecer mais produtos ou serviços para não perder a clientela e ainda conquistar mais clientes. Afinal, expandir esse mix também aumenta a sua atuação no mercado. 

Quer exemplos?

  • Uma loja de maquiagem pode passar a oferecer também outros produtos de beleza, como cremes, shampoos, acessórios, etc.
  • Uma empresa que faz banners e cartazes pode oferecer serviços de criação de logotipos para empresas que estejam iniciando suas atividades.

Portanto, faça uma pesquisa e veja quais produtos ou serviços podem ser adicionados ao seu mix e que interessam os seus clientes. 

Aliás, por isso é tão importante realizar pesquisas de satisfação do cliente para entender melhor suas preferências e gerar novas ideias. 

Adote o delivery mesmo depois da crise

Outra boa dica de como vender mais na crise é, sem dúvidas, adotar o delivery como algo permanente na empresa.

Lembre-se que a comodidade de poder comprar sem sair de casa vem conquistando cada vez mais pessoas, mesmo antes da pandemia. Não é à toa que o comércio online é forte.

Por isso, mesmo que você não seja do setor de alimentação ou de medicamentos, considere adotar a entrega em domicílio a seus clientes. 

Na prática, abra os canais de atendimento, principalmente por telefone, WhatsApp Business e redes sociais, para oferecer o serviço de entrega. 

Leia também: Estratégias de vendas por telefone: 10 dicas do que fazer e do que não fazer

Invista nas redes sociais em tempos de crise

Essa dica de como vender mais na crise parece um clichê, mas, na verdade, nem todas as empresas têm presença forte nas redes sociais.

Esses canais são excelentes para estreitar o relacionamento com os clientes por meio de postagens e mensagens recebidas – além de ser outro canal interessante para fechar negócios.

Então, se o seu público está em determinada rede, crie um perfil da empresa e passe a divulgar com consistência. Publique fotos dos produtos, depoimentos de clientes, tire dúvida, mostre os bastidores da sua empresa, peça opiniões e sugestões. 

Converse com seus clientes para saber como vender mais na crise

Você percebeu que para saber como vender mais na crise é preciso estreitar o relacionamento com o cliente?

Não ignore o poder de uma boa conversa. Pegue o telefone e ligue para seus clientes para entender o momento em que eles estão, quais as dificuldades estão enfrentando. Isso é importante para saber como o seu produto ou serviço é realmente importante para ele. 

Além disso, essa conversa é importante para que você crie propostas personalizadas para que seus clientes percebam que a sua empresa também está disposta a negociar as melhores condições. 

Nesse caso, você vai precisar de uma boa estrutura telefônica para proporcionar ao seu cliente uma boa experiência de atendimento.

Temos duas dicas: utilizar um PABX Virtual e investir em Voip online. Entenda no vídeo a seguir como funciona um PABX Virtual e como ele ajuda no atendimento da sua empresa:

Para complementar o assunto, entenda como a tecnologia do Voip ajuda a reforçar o atendimento ao cliente da sua empresa sem que você gaste muito. 

Estas foram dicas essenciais para sua empresa vencer neste momento e como vender mais na crise.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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