Disparo em massa pelo WhatsApp: por que e como fazer?

Disparo em massa pelo WhatsApp

O WhatsApp se tornou uma das plataformas de comunicação mais poderosas do mundo, conectando bilhões de pessoas em tempo real. Nesse sentido, uma das estratégias utilizadas pelas empresas é o envio do disparo em massa pelo WhatsApp. 

No entanto, em tempos de proteção dos dados, será que é possível fazer disparo em massa de forma ética? Sim, é possível.

Neste artigo, vamos explicar por que e como fazer disparos em massa pelo WhatsApp – e quando isso é permitido. 

O que significa fazer disparo em massa pelo WhatsApp?

Fazer disparo em massa pelo WhatsApp refere-se ao envio de mensagens para múltiplos destinatários de uma só vez. O objetivo principal é alcançar um grande número de pessoas de forma rápida e eficiente.

Essas mensagens podem ser de natureza variada, tais como:

  • anúncios promocionais;
  • atualizações de produtos;
  • newsletters;
  • convites para eventos;
  • entre outros.

No entanto, é importante ressaltar que o disparo em massa pelo WhatsApp deve ser feito com responsabilidade e respeito às políticas da plataforma e às leis de privacidade.

Leia também | Atendimento Whatsapp: 7 dicas para implementar na sua empresa

Por que fazer disparo em massa pelo WhatsApp?

O WhatsApp oferece diversas vantagens para as empresas que desejam se comunicar com seus clientes de forma rápida e direta. 

Algumas das razões pelas quais as empresas optam por usar o WhatsApp para disparos em massa incluem:

  • Alcance instantâneo: o aplicativo permite que as empresas alcancem instantaneamente um grande número de pessoas, proporcionando uma maneira eficaz de transmitir mensagens importantes ou promocionais.
  • Engajamento: como muitas pessoas estão constantemente conectadas ao WhatsApp, é uma plataforma ideal para envolver os clientes e incentivar a interação.
  • Personalização: Com o WhatsApp, as empresas podem personalizar suas mensagens de acordo com as preferências e comportamentos individuais dos clientes, tornando a comunicação mais relevante e eficaz.

Leia também | Mensagem automática no WhatsApp: o que é e como utilizar da melhor forma!

Implicações éticas e regulamentações

Apesar de ser uma estratégia muito utilizada, o disparo em massa pelo WhatsApp levanta preocupações éticas e pode violar regulamentações de privacidade se não for feito de maneira responsável. 

Algumas das implicações éticas e regulamentações a serem consideradas incluem o respeito à privacidade dos usuários e o envio de mensagens excessivas que se tornam um spam.

Por isso, eis algumas boas práticas para o disparo em massa pelo WhatsApp:

  • Peça autorização dos clientes: envie mensagens em massa apenas para clientes que autorizaram o envio. 
  • Não envie as mensagens por meio de aplicativos não oficiais, pois isso fere os termos de uso do WhatsApp.
  • Não exagere na frequência de disparo de mensagens aos clientes. Caso o seu número sofra bloqueios constantes por parte dos usuários, ele pode ser banido do WhatsApp.   

Leia também | Vendas no WhatsApp: 7 boas práticas para não infringir a política de privacidade do WhatsApp

Como fazer o disparo em massa pelo WhatsApp

O disparo em massa pelo WhatsApp pode ser feito de várias maneiras:

Criação de listas de transmissão

As listas de transmissão permitem enviar uma única mensagem para múltiplos destinatários de uma só vez, sem que os destinatários vejam quem mais recebeu a mensagem. 

Elas são semelhantes a enviar uma mensagem de texto para vários contatos, mas de forma mais simplificada e eficiente. 

O recurso é gratuito, mas limitado a 256 contatos – além disso, todos os contatos devem ter o número da sua empresa salvo para receber as mensagens. 

Criação de grupos específicos e comunidades

Outra maneira de fazer disparos em massa pelo WhatsApp é criando grupos específicos ou comunidades. 

Os grupos podem ser formados por membros que compartilham interesses comuns, como clientes de uma empresa, participantes de um evento ou membros de um clube. 

Uma vez que o grupo é criado, o administrador pode enviar mensagens para todos os membros de uma só vez, promovendo interação e engajamento dentro do grupo. Além disso, quando os administradores do grupo permitem, os membros também podem interagir entre si, tornando os grupos uma opção eficaz para comunicação em massa.

Automação de mensagens por meio de API

A automação de mensagens por meio de API (Interface de Programação de Aplicações) do WhatsApp é uma maneira mais avançada de fazer disparo em massa pelo WhatsApp. 

Por meio de APIs, as empresas podem integrar o WhatsApp com seus sistemas internos ou ferramentas de automação de marketing para enviar mensagens em massa de forma automatizada. 

Isso pode incluir o envio de mensagens personalizadas, o rastreamento de interações dos usuários e o gerenciamento de campanhas de marketing. No entanto, é importante garantir que a automação de mensagens esteja em conformidade com as políticas do WhatsApp e as regulamentações de privacidade.

Leia também | WhatsApp Marketing: o que é, como funciona e como usar para aumentar as vendas

Conheça a plataforma de automação de WhatsApp da Falemais!

A FaleMais, uma das melhores operadoras de telefonia Voip do Brasil, acaba de lançar uma novidade: o TomaisZap, uma plataforma de automação de WhatsApp, que certamente ajudará você a conquistar suas metas de vendas nos próximos meses. 

[acrescentar vídeo] https://youtu.be/mNNIhW8wj6w

Com o TomaisZap, a sua empresa é capaz de atender simultaneamente através do Whatsapp todos os setores de sua empresa sem perder a qualidade, com um sistema que direciona automaticamente o cliente para o setor responsável e ainda pode enviar mensagens para todos os contatos em poucos cliques.

Além disso, a plataforma permite:

  • contabilizar o tempo de atendimento de cada usuário;
  • acessar o histórico de mensagens;
  • monitorar seus atendimentos em tempo real
  •  e muito mais.

Se interessou em conhecer a plataforma de WhatsApp da FaleMais? Então acesse a página oficial com todos os detalhes ou fale agora mesmo com um de nossos especialistas

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!