Não é de hoje que um dos aplicativos de mensagens mais acessados aqui no Brasil também é utilizado para as empresas venderem. Mas você sabe, de fato, como funciona o WhatsApp Marketing?
Há quem pense que o termo é o mesmo que WhatsApp Business, mas o significado é diferente. Enquanto o WhatsApp Business é o nome do aplicativo criado para uso comercial, o WhatsApp Marketing é uma estratégia que pode ser utilizada nele.
Por isso, neste artigo vamos te explicar como funciona essa estratégia e como você pode utilizá-la para aumentar as suas vendas!
O que é WhatsApp Marketing?
WhatsApp Marketing é um tipo de estratégia de marketing, a qual as empresas se comunicam com seus clientes e potenciais clientes a fim de aumentarem as vendas e reforçarem suas marcas.
Ou seja, através do aplicativo, as empresas conseguem cumprir uma série de estratégias para atrair e fidelizar mais clientes, estreitando o relacionamento com seu público consumidor.
E aqui vai um lembrete importante: o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação, certo? Por isso mesmo, o app deve ser utilizado para essa finalidade, antes de pensar em encher as notificações com anúncios sem fim – o que, inclusive, vai contra as diretrizes do app, conforme veremos logo adiante aqui no post.
Se bem aplicado, o WhatsApp Marketing oferece as seguintes vantagens:
- Mais vendas;
- Melhor experiência do cliente;
- Maior retenção de clientes e engajamento;
- Reforço desse canal de comunicação e vendas.
Então, vamos adiante para você entender como funciona essa estratégia!
Como funciona o WhatsApp Marketing?
Bom, vamos lá. Ao baixar o aplicativo WhatsApp Business, a sua empresa tem acesso a uma série de funcionalidades e ferramentas.
Ah, e uma característica importante: você pode utilizar o número fixo da sua empresa como número de WhatsApp.
Eis alguns exemplos de como você pode colocar em prática a sua estratégia de WhatsApp Marketing:
- Divulgação de conteúdos que gere engajamento: dicas rápidas e objetivas, além de assuntos e tendências referentes ao seu nicho de mercado ajudam a estreitar o relacionamento com seus leads e clientes.
- Envio de promoções personalizadas: no aplicativo, você pode criar listas segmentadas de clientes e enviar ofertas de acordo com suas preferências, aumentando as chances de vendas.
- Campanhas relâmpagos no status: crie ofertas irresistíveis e válidas por apenas 24 horas, que é o tempo em que o status aparecerá para os clientes.
- Atendimento personalizado: você pode oferecer atendimento e suporte ao cliente por meio de textos, áudios ou chamadas de áudio e vídeo.
Leia também: Marketing por telefone: saiba como vender mais por ligações.
Como aplicar o WhatsApp Marketing para aumentar as vendas?
Bom, vimos até agora que o WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades interessantes para atrair clientes e aumentar as vendas.
Confira a seguir um passo a passo de como se organizar e cumprir essa tarefa em sua rotina de trabalho:
Passo 1: Segmente a sua lista de contatos
Pegue todos os contatos da empresa e crie um banco de dados segmentado. Ou seja, separe-os por categorias, para que você consiga enviar a mensagem ideal para cada um deles.
Você pode segmentar, por exemplo, por região, idade, tipo de produto ou serviço que consome, etc. Lembre-se de manter o banco de dados sempre atualizado.
Passo 2: Estabeleça o tipo de mensagem que enviará aos contatos
Quais tipos de mensagens comunicar ao público? Qual o tipo de linguagem? Qual CTA (Chamada para Ação) será utilizada em cada mensagem para ajudar na tomada de decisão do lead?
Uma dica é criar um calendário de envio de mensagens semanais, contendo os tipos de mensagens que serão enviadas, tais como:
- Dia da dica;
- Dia do envio de ofertas;
- Promoções relâmpagos;
- Mensagem de envio de pós-venda;
- Mensagem automática de atendimento.
Cuidado para não exagerar no envio das mensagens. Tenha uma periodicidade constante, mas sem encher os seus contatos com elas, pois isso pode gerar o efeito contrário.
Passo 3: Aproveite os recursos de som e imagem
Além da mensagem de texto, outra forma de se aproximar dos seus clientes e potenciais clientes é enviando fotos, áudios e vídeos dos produtos ou serviços.
Vale a pena enviar vídeos e fotos de novidades e lançamentos, bem no estilo unboxing dos produtos: você abrindo a caixa e mostrando os produtos, gerando um desejo de compra no usuário. E, ao final, faça uma oferta irresistível!
Passo 4: Ofereça atendimento pós-venda no WhatsApp Business
Além das mensagens rotineiras, também faz parte da estratégia de retenção e fidelização de clientes pelo WhatsApp Marketing o atendimento de pós-venda.
Você pode enviar uma mensagem ao cliente que comprou no mesmo dia ou no dia seguinte, agradecendo pela compra e colocando-se à disposição para tirar todas as dúvidas.
No caso de produtos de compra recorrente, por exemplo, você pode enviar mensagens lembrando o cliente de comprar novamente o produto.
Passo 5: Sempre inclua um CTA nas mensagens
A Chamada para Ação (Call To Action – CTA), é uma mensagem final que induz o usuário a fazer determinada ação, que pode ser, por exemplo:
- Clicar no link enviado na mensagem;
- Responder a mensagem;
- Encaminhar a mensagem para outros contatos.
Dessa forma, o cliente também te ajuda a sinalizar quando ele demonstra interesse na mensagem ou se ele está ignorando-a – o que te leva a pensar em outras estratégias de atração de clientes.
Gostou das dicas? Então no próximo post, confira 5 segredos para bater hoje mesmo a sua meta de vendas pelo WhatsApp!