WhatsApp Marketing: o que é, como funciona e como usar para aumentar as vendas

whatsapp marketing

Não é de hoje que um dos aplicativos de mensagens mais acessados aqui no Brasil também é utilizado para as empresas venderem. Mas você sabe, de fato, como funciona o WhatsApp Marketing?

Há quem pense que o termo é o mesmo que WhatsApp Business, mas o significado é diferente. Enquanto o WhatsApp Business é o nome do aplicativo criado para uso comercial, o WhatsApp Marketing é uma estratégia que pode ser utilizada nele.

Por isso, neste artigo vamos te explicar como funciona essa estratégia e como você pode utilizá-la para aumentar as suas vendas!

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing é um tipo de estratégia de marketing, a qual as empresas se comunicam com seus clientes e potenciais clientes a fim de aumentarem as vendas e reforçarem suas marcas.

Ou seja, através do aplicativo, as empresas conseguem cumprir uma série de estratégias para atrair e fidelizar mais clientes, estreitando o relacionamento com seu público consumidor. 

E aqui vai um lembrete importante: o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação, certo? Por isso mesmo, o app deve ser utilizado para essa finalidade, antes de pensar em encher as notificações com anúncios sem fim – o que, inclusive, vai contra as diretrizes do app, conforme veremos logo adiante aqui no post. 

Se bem aplicado, o WhatsApp Marketing oferece as seguintes vantagens:

  • Mais vendas;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Maior retenção de clientes e engajamento;
  • Reforço desse canal de comunicação e vendas. 

Então, vamos adiante para você entender como funciona essa estratégia!

Como funciona o WhatsApp Marketing?

Bom, vamos lá. Ao baixar o aplicativo WhatsApp Business, a sua empresa tem acesso a uma série de funcionalidades e ferramentas.

Ah, e uma característica importante: você pode utilizar o número fixo da sua empresa como número de WhatsApp.

Eis alguns exemplos de como você pode colocar em prática a sua estratégia de WhatsApp Marketing:

  • Divulgação de conteúdos que gere engajamento: dicas rápidas e objetivas, além de assuntos e tendências referentes ao seu nicho de mercado ajudam a estreitar o relacionamento com seus leads e clientes.
  • Envio de promoções personalizadas: no aplicativo, você pode criar listas segmentadas de clientes e enviar ofertas de acordo com suas preferências, aumentando as chances de vendas.
  • Campanhas relâmpagos no status: crie ofertas irresistíveis e válidas por apenas 24 horas, que é o tempo em que o status aparecerá para os clientes.
  • Atendimento personalizado: você pode oferecer atendimento e suporte ao cliente por meio de textos, áudios ou chamadas de áudio e vídeo.

Leia também: Marketing por telefone: saiba como vender mais por ligações.

Como aplicar o WhatsApp Marketing para aumentar as vendas? 

Bom, vimos até agora que o WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades interessantes para atrair clientes e aumentar as vendas. 

Confira a seguir um passo a passo de como se organizar e cumprir essa tarefa em sua rotina de trabalho:

Passo 1: Segmente a sua lista de contatos

Pegue todos os contatos da empresa e crie um banco de dados segmentado. Ou seja, separe-os por categorias, para que você consiga enviar a mensagem ideal para cada um deles.

Você pode segmentar, por exemplo, por região, idade, tipo de produto ou serviço que consome, etc. Lembre-se de manter o banco de dados sempre atualizado.

Passo 2: Estabeleça o tipo de mensagem que enviará aos contatos

Quais tipos de mensagens comunicar ao público? Qual o tipo de linguagem? Qual CTA (Chamada para Ação) será utilizada em cada mensagem para ajudar na tomada de decisão do lead?

Uma dica é criar um calendário de envio de mensagens semanais, contendo os tipos de mensagens que serão enviadas, tais como:

  • Dia da dica;
  • Dia do envio de ofertas;
  • Promoções relâmpagos;
  • Mensagem de envio de pós-venda;
  • Mensagem automática de atendimento.

Cuidado para não exagerar no envio das mensagens. Tenha uma periodicidade constante, mas sem encher os seus contatos com elas, pois isso pode gerar o efeito contrário. 

Passo 3: Aproveite os recursos de som e imagem

Além da mensagem de texto, outra forma de se aproximar dos seus clientes e potenciais clientes é enviando fotos, áudios e vídeos dos produtos ou serviços. 

Vale a pena enviar vídeos e fotos de novidades e lançamentos, bem no estilo unboxing dos produtos: você abrindo a caixa e mostrando os produtos, gerando um desejo de compra no usuário. E, ao final, faça uma oferta irresistível!

Passo 4: Ofereça atendimento pós-venda no WhatsApp Business

Além das mensagens rotineiras, também faz parte da estratégia de retenção e fidelização de clientes pelo WhatsApp Marketing o atendimento de pós-venda.

Você pode enviar uma mensagem ao cliente que comprou no mesmo dia ou no dia seguinte, agradecendo pela compra e colocando-se à disposição para tirar todas as dúvidas. 

No caso de produtos de compra recorrente, por exemplo, você pode enviar mensagens lembrando o cliente de comprar novamente o produto. 

Passo 5: Sempre inclua um CTA nas mensagens

A Chamada para Ação (Call To Action – CTA), é uma mensagem final que induz o usuário a fazer determinada ação, que pode ser, por exemplo:

  • Clicar no link enviado na mensagem;
  • Responder a mensagem;
  • Encaminhar a mensagem para outros contatos.

Dessa forma, o cliente também te ajuda a sinalizar quando ele demonstra interesse na mensagem ou se ele está ignorando-a – o que te leva a pensar em outras estratégias de atração de clientes. 

Gostou das dicas? Então no próximo post, confira 5 segredos para bater hoje mesmo a sua meta de vendas pelo WhatsApp!

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!