WhatsApp Marketing: entenda o que é e como funciona

whatsapp marketing

Não é de hoje que um dos aplicativos de mensagens mais acessados aqui no Brasil também é utilizado para as empresas venderem. Mas você sabe, de fato, como funciona o WhatsApp Marketing?

Há quem pense que o termo é o mesmo que WhatsApp Business, mas o significado é diferente. Enquanto o WhatsApp Business é o nome do aplicativo criado para uso comercial, o WhatsApp Marketing é uma estratégia que pode ser utilizada nele.

Por isso, neste artigo vamos te explicar como funciona essa estratégia e como você pode utilizá-la para aumentar as suas vendas!

O que é o WhatsApp Business?

Antes de falarmos especificamente sobre WhatsApp Marketing, vamos falar sobre o próprio aplicativo do WhatsApp Business.

Ele foi desenvolvido especificamente para empresas – portanto, ele não deve ser usado para fins pessoais, apenas comerciais. O app foi criado pela empresa Meta, antiga Facebook.

Uma diferença em relação ao WhatsApp tradicional é a série de funcionalidades que facilitam o atendimento ao cliente.

Exemplos:

  • campo específico para informações gerais da empresa (endereço, horários de atendimento, descrição, etc.);
  • oferecimento de cardápio virtual;
  • segmentação de contatos por meio de etiquetas;
  • envio de mensagens rápidas e mensagens automáticas;
  • possibilidade de configurar chatbot para atendimento;
  • realização de pagamentos dentro do próprio aplicativo. 

Outra vantagem é que as empresas também podem utilizar a versão web do WhatsApp Business, o que facilita o atendimento por ser mais fácil e prático digitar pelo computador.

Bom, depois de entender mais sobre as funcionalidades do aplicativo, deu para ver que fica mais fácil criar estratégias de WhatsApp Marketing, não é mesmo?

Leia também | Atendimento Whatsapp: 7 dicas para implementar na sua empresa

Quais as regras de uso do WhatsApp Business? 

Calma, já vamos falar sobre as estratégias de marketing para WhatsApp! Depois de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do app, é hora de saber as regras de uso.

Realizar transações comerciais pelo WhatsApp Business significa que a empresa está “alugando um terreno” para o funcionamento do negócio. Ou seja, é preciso seguir as regras do aplicativo para não correr o risco de ter a conta bloqueada ou até banida.

Temos um post completo sobre o assunto aqui no blog, porém vamos resumir a seguir as principais diretrizes dos termos de uso do WhatsApp Business: 

  1. Solicite a permissão dos clientes e potenciais clientes antes de enviar mensagens pelo WhatsApp Business.
  2. Respeite a decisão do usuário de não querer mais receber as mensagens (nesse caso, é preciso apagar o contato da lista de envios).
  3. Treine os colaboradores para utilizarem o aplicativo com segurança e dentro das normas.
  4. Invista em práticas de segurança dos dados dos computadores e dispositivos móveis, evitando problemas de cibersegurança.
  5. Por questão de segurança, evite pedir aos clientes informações completas de meios de pagamento, como dados de cartões de crédito, CPF, identidade, números de contas bancárias e outros dados confidenciais.
  6. Não compartilhe as conversas.
  7. Não venda produtos e serviços que são proibidos pelo WhatsApp Business (confira neste post a lista completa);
  8. Ofereça atendimento personalizado e de acordo com as preferências do cliente, evitando que ele fique aborrecido com mensagens de produtos e serviços que não sejam de seu interesse.
  9. Sempre atualize as informações gerais da empresa, como horários de atendimento, canais de contato e outros dados.
  10. Configure mensagens automáticas de envio, principalmente quando o cliente entrar em contato fora do expediente. 

Leia também | Omnichannel: o que é e como começar uma estratégia multicanal

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing é um tipo de estratégia de marketing, a qual as empresas se comunicam com seus clientes e potenciais clientes a fim de aumentarem as vendas e reforçarem suas marcas.

Ou seja, através do aplicativo, as empresas conseguem cumprir uma série de estratégias para atrair e fidelizar mais clientes, estreitando o relacionamento com seu público consumidor. 

E aqui vai um lembrete importante: o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação, certo? 

Por isso mesmo, o app deve ser utilizado para essa finalidade, antes de pensar em encher as notificações com anúncios sem fim – o que, inclusive, vai contra as diretrizes do app, conforme veremos logo adiante aqui no post. 

Se bem aplicado, o WhatsApp Marketing oferece as seguintes vantagens:

  • Mais vendas;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Maior retenção de clientes e engajamento;
  • Reforço desse canal de comunicação e vendas.

Então, vamos adiante para você entender como funciona essa estratégia!

Como funciona o WhatsApp Marketing?

Bom, vamos lá. Ao baixar o aplicativo WhatsApp Business, a sua empresa tem acesso a uma série de funcionalidades e ferramentas.

Ah, e uma característica importante: você pode utilizar o número fixo da sua empresa como número de WhatsApp.

Eis alguns exemplos de como você pode colocar em prática a sua estratégia de WhatsApp Marketing:

  • Divulgação de conteúdos que gere engajamento: dicas rápidas e objetivas, além de assuntos e tendências referentes ao seu nicho de mercado ajudam a estreitar o relacionamento com seus leads e clientes.
  • Envio de promoções personalizadas: no aplicativo, você pode criar listas segmentadas de clientes e enviar ofertas de acordo com suas preferências, aumentando as chances de vendas.
  • Campanhas relâmpagos no status: crie ofertas irresistíveis e válidas por apenas 24 horas, que é o tempo em que o status aparecerá para os clientes.
  • Atendimento personalizado: você pode oferecer atendimento e suporte ao cliente por meio de textos, áudios ou chamadas de áudio e vídeo.

Leia também: Marketing por telefone: saiba como vender mais por ligações.

Como aplicar o WhatsApp Marketing para aumentar as vendas? 

Bom, vimos até agora que o WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades interessantes para atrair clientes e aumentar as vendas. 

Confira a seguir um passo a passo de como se organizar e cumprir essa tarefa em sua rotina de trabalho:

Passo 1: Segmente a sua lista de contatos

Pegue todos os contatos da empresa e crie um banco de dados segmentado. Ou seja, separe-os por categorias, para que você consiga enviar a mensagem ideal para cada um deles.

Você pode segmentar, por exemplo, por região, idade, tipo de produto ou serviço que consome, etc. Lembre-se de manter o banco de dados sempre atualizado.

Passo 2: Estabeleça o tipo de mensagem que enviará aos contatos

Quais tipos de mensagens comunicar ao público? Qual o tipo de linguagem? Qual CTA (Chamada para Ação) será utilizada em cada mensagem para ajudar na tomada de decisão do lead?

Uma dica é criar um calendário de envio de mensagens semanais, contendo os tipos de mensagens que serão enviadas, tais como:

  • Dia da dica;
  • Dia do envio de ofertas;
  • Promoções relâmpagos;
  • Mensagem de envio de pós-venda;
  • Mensagem automática de atendimento.

Cuidado para não exagerar no envio das mensagens. Tenha uma periodicidade constante, mas sem encher os seus contatos com elas, pois isso pode gerar o efeito contrário. 

Passo 3: Aproveite os recursos de som e imagem

Além da mensagem de texto, outra forma de se aproximar dos seus clientes e potenciais clientes é enviando fotos, áudios e vídeos dos produtos ou serviços. 

Vale a pena enviar vídeos e fotos de novidades e lançamentos, bem no estilo unboxing dos produtos: você abrindo a caixa e mostrando os produtos, gerando um desejo de compra no usuário. E, ao final, faça uma oferta irresistível!

Passo 4: Ofereça atendimento pós-venda no WhatsApp Business

Além das mensagens rotineiras, também faz parte da estratégia de retenção e fidelização de clientes pelo WhatsApp Marketing o atendimento de pós-venda.

Você pode enviar uma mensagem ao cliente que comprou no mesmo dia ou no dia seguinte, agradecendo pela compra e colocando-se à disposição para tirar todas as dúvidas. 

No caso de produtos de compra recorrente, por exemplo, você pode enviar mensagens lembrando o cliente de comprar novamente o produto. 

Passo 5: Sempre inclua um CTA nas mensagens

A Chamada para Ação (Call To Action – CTA), é uma mensagem final que induz o usuário a fazer determinada ação, que pode ser, por exemplo:

  • Clicar no link enviado na mensagem;
  • Responder a mensagem;
  • Encaminhar a mensagem para outros contatos.

Dessa forma, o cliente também te ajuda a sinalizar quando ele demonstra interesse na mensagem ou se ele está ignorando-a – o que te leva a pensar em outras estratégias de atração de clientes. 

Como integrar um número Voip no WhatsApp Business?

O número Voip é um número virtual, que não depende de nenhuma linha analógica para funcionar. Portanto, ele é perfeito para as estratégias de WhatsApp Marketing.

A empresa pode investir em um plano Voip que tenha um número fixo virtual – e esse número pode ser utilizado para o atendimento via WhatsApp. Na prática, não é necessário investir em chips ou em telefonia analógica. Tudo passa a funcionar de modo 100% digital.

O Voip tem integração com outros sistemas de gerenciamento, como o CRM da empresa e também o uso de PABX Virtual, que divide o número em diversos ramais de atendimento.

Ah, outra vantagem: caso a empresa tenha um site, também é possível incluir o número fixo Voip no API do WhatsApp Business, para que os usuários cliquem no ícone do app e sejam direcionados para o atendimento.

São muitas facilidades e vantagens. No próximo post, entenda melhor como o número fixo Voip otimiza o atendimento pelo WhatsApp Business

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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