Vender pelo WhatsApp: 5 segredos para bater a meta hoje mesmo!

Vender pelo Whatsapp

Vender pelo WhatsApp tem sido parte das estratégias de empresas de diferentes nichos. 

E isso tem um motivo forte: desde setembro de 2018, o aplicativo de mensagens assumiu a liderança no ranking dos mais usados pelo mundo, ultrapassando até mesmo o Facebook. 

Estima-se que haja 169 milhões de usuários mensais ativos aqui no Brasil.

Então, já está mais do que na hora de acrescentar esse canal de vendas e comunicação com seus clientes e otimizar a produtividade dos vendedores utilizando esse aplicativo para que as metas sejam batidas.

Confira, portanto, alguns segredos para estruturar esse canal e começar a vender pelo WhatsApp Business – o app específico para uso empresarial!

As vantagens de vender pelo WhatsApp Business

É importante reforçarmos os benefícios de vender pelo WhatsApp, para que esse não se torne apenas mais um canal de comunicação. Ele pode ser altamente estratégico para aumentar o faturamento da empresa.

Conheça as vantagens:

Acesso direto aos clientes

O WhatsApp Business permite que as empresas se conectem diretamente com seus clientes de forma rápida e conveniente. Ele oferece um canal de comunicação direta, onde as empresas podem enviar mensagens, fornecer suporte ao cliente e enviar atualizações relevantes.

Baixo custo de implementação

O WhatsApp Business é uma opção de vendas acessível para empresas de todos os tamanhos. Ele não requer investimentos significativos em infraestrutura ou hardware, já que pode ser facilmente instalado em dispositivos móveis existentes.

Facilidade de uso

O WhatsApp Business é uma plataforma intuitiva e fácil de usar. Ele possui recursos simples de gerenciamento de contatos, respostas automáticas e etiquetas personalizadas, o que facilita o acompanhamento das conversas e a organização dos clientes.

Maior alcance e visibilidade

O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, com bilhões de usuários ativos. Ao vender pelo WhatsApp Business, as empresas podem alcançar um público amplo e diversificado, aumentando sua visibilidade e alcance de mercado.

Leia também | 7 boas práticas para não infringir a política de privacidade do WhatsApp

Como utilizar o WhatsApp Business para vender? Passo passo

Existem 4 passos iniciais para começar a vender pelo WhatsApp Business:

Passo 1: Baixe e configure o WhatsApp Business

Faça o download do aplicativo WhatsApp Business em seu smartphone e siga as instruções para configurar sua conta comercial. Insira as informações da sua empresa, como nome, foto de perfil, horário de atendimento e descrição do negócio.

Passo 2: Importe seus contatos

Importe seus contatos existentes para o WhatsApp Business a partir do seu telefone ou de outras fontes, como planilhas CSV. Isso permitirá que você comece a se comunicar com seus clientes existentes imediatamente.

Passo 3: Crie um catálogo de produtos ou serviços

Utilize a função de catálogo do WhatsApp Business para criar uma lista detalhada dos seus produtos ou serviços. Adicione fotos, descrições, preços e outros detalhes relevantes para facilitar a apresentação dos seus produtos aos clientes.

Passo 4: Personalize mensagens automáticas

Aproveite as mensagens automáticas do WhatsApp Business para fornecer respostas rápidas e pré-definidas para perguntas frequentes. Crie mensagens personalizadas de boas-vindas, agradecimento pela compra e atualizações sobre o status do pedido.

Leia também | Como ter o WhatsApp Business em dois celulares ou mais?

Os 5 segredos para vender no WhatsApp

Os segredos a seguir são simples de serem implementados – porém, muitas empresas não fazem isso, tornando os processos mais manuais, dificultando as vendas pelo WhatsApp.

Vamos a eles:

Segredo 1: Saiba como adicionar clientes no WhatsApp

Não tem como vender pelo WhatsApp sem ter uma lista de contatos, não é mesmo? Ela pode ser obtida de duas formas:

  • Fornecendo o número da empresa para os clientes adicionarem: treine os vendedores para que eles divulguem o número de WhatsApp para que os clientes e potenciais clientes adicionem.
  • Peça autorização para adicionar o número do cliente: não adicione os clientes sem autorização. Já está em vigor a chamada Lei Geral de Proteção de Dados – a LGPD (Lei nº 13.709/2018), que exige autorização para a coleta e o uso de dados pessoais por parte das empresas. Então, pegue a lista de contatos, elabore um pedido gentil e peça autorização para adicionar o contato à lista de transmissão.

Segredo 2: Seja ágil (e automatize o máximo de mensagens possíveis)

Quando se fala em canais de comunicação virtuais, a agilidade deve ser uma característica fundamental, o que se traduz em responder o mais rápido possível a solicitação dos clientes e potenciais clientes.

Lembre-se: as pessoas têm uma rotina agitada, e, quando navegam na internet pelos seus smartphones, elas recebem centenas de estímulos. Se elas entraram em contato com a sua empresa, é porque de alguma maneira você conseguiu captar a atenção delas. Então, seja rápido em atendê-las!

Na prática, existem algumas medidas para tornar o atendimento pelo app mais ágil:

  • configurar respostas automáticas (de saudação e de horário de atendimento);
  • configurar respostas rápidas (para responder em apenas um toque/clique as perguntas mais frequentes dos clientes;
  • investir na API do WhatsApp para configurar chatbots.

Leia também | Plataforma de WhatsApp para empresas: vantagens e como usar

Segredo 3: Ofereça conteúdo útil aos clientes para vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp também deve ser incluído nas estratégias de marketing da empresa. 

Como já dissemos neste post aqui, o funil de vendas é um passo fundamental para preparar os potenciais clientes para fecharem negócio.

Nesse sentido, uma das estratégias que faz toda diferença nos resultados é a criação de conteúdos para o seu público-alvo.

E como estamos falando de um aplicativo dinâmico e que exige agilidade, o conteúdo pode ser bem diversificado. Exemplos:

  • Fotos de produtos com descrições curtas;
  • Pequenos vídeos de unboxing de produtos, criando nos usuários um senso de urgência;
  • Fotos e vídeos de demonstração dos produtos seguido de um pequeno texto mostrando seus benefícios;
  • Lançamentos de promoções e ofertas exclusivas para os clientes que fecharem negócio via WhatsApp.

Estude bem o comportamento do seu público para direcionar conteúdos mais assertivos que realmente vão de encontro aos seus desejos e necessidades.

Segredo 4: Crie grupos e lista de transmissão

O quarto segredo para vender pelo WhatsApp é criar listas de transmissão e também grupos.

As listas de transmissão costumam gerar no usuário uma sensação de mais exclusividade – desde que a mensagem passe isso. Além disso, permite que o usuário fique menos exposto a um grupo, podendo tirar dúvidas e fechar negócio de forma mais discreta.

Se for o caso, também vale a pena criar um grupo para vender pelo WhatsApp. Pegue os contatos dos clientes interessados e crie um grupo no qual apenas os administradores podem enviar mensagens (evitando mensagens indesejadas ou spams).

Então, envie ofertas especiais para os participantes do grupo. Caso eles se interessem por um produto ou serviço, basta enviar mensagem particular para fechar negócio – e ainda recebem um desconto especial. 

Segredo 5: Cuidado com a periodicidade de envio das mensagens

Este não é bem um segredo, mas muitas empresas se esquecem desse detalhe simples e acabam tendo resultados ruins ao venderem pelo WhatsApp.

Ao mesmo tempo em que é importante manter uma constância no envio de mensagens (para fixar a marca na mente do consumidor), também atente-se aos limites. Muitas mensagens todos os dias certamente gerarão consequências negativas para a empresa.

De uma forma geral, separe dois dias na semana para enviar os conteúdos e planeje todo o conteúdo em uma planilha. Por exemplo:

  • às segundas-feiras, a empresa pode enviar conteúdos voltados a educar o cliente (benefícios dos produtos, dicas de uso, depoimentos de clientes, tira-dúvidas, etc.);
  • às quintas-feiras, pode ser o dia de enviar as ofertas, promoções, fazer unboxing de produtos, etc., para gerar o senso de urgência na compra.

Mantendo essa constância e organização, os resultados nas vendas tendem a aparecer até mesmo em curto prazo e a sua empresa se torna autoridade no assunto, conquistando a confiança dos clientes.

Gostou dos segredos para vender pelo WhatsApp? Não é difícil colocá-los em prática!

Vem aí: WhatsApp Enterprise da FaleMais!

Além de contar com toda a qualidade da nossa telefonia Voip empresarial, em breve a FaleMais lançará o WhatsApp Enterprise para otimizar ainda mais o atendimento ao cliente.

O WhatsApp Enterprise é uma versão do app que disponibiliza uma API capaz, entre outras coisas, de permitir a integração do canal com outras ferramentas, proporcionar um atendimento simultâneo e criar um chatbot para a automação de contato da empresa com o cliente.

Disponibilizaremos uma série de recursos no app, como menus e fila de atendimento, múltiplos setores e usuários, dashboard de Tempo Médio de Atendimento (TMA) Tempo Médio de Espera (TME), entre outros. 

Gostou da novidade? Então aguarde! 

Enquanto isso, confira o nosso próximo post: Como fazer automatização WhatsApp e quais as principais vantagens

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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