Mensagem automática no WhatsApp: o que é e como utilizar da melhor forma!

mensagem automática no whatsapp

Podemos dizer que a mensagem automática no WhatsApp é um dos melhores recursos do aplicativo para empresas.

Afinal de contas, ele agiliza o atendimento, fornece uma espécie de justificativa ao cliente (caso ele envie mensagem fora do horário de expediente), além de outras vantagens.

Neste post, confira todos os detalhes sobre os tipos de mensagens que podem ser configuradas, em quais momentos enviar e como fazer isso!

O que é a mensagem automática no WhatsApp?

Mensagem automática no WhatsApp é uma funcionalidade disponível no aplicativo WhatsApp Business – a versão do app para uso comercial.

Trata-se da configuração prévia de mensagens para serem enviadas de forma automática quando um cliente ou potencial cliente entrar em contato pelo app.  

Um exemplo simples é a mensagem de saudação:

Cliente: Bom dia.

Mensagem automática: Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu contato! Como podemos te ajudar?

Nesse exemplo, a mensagem automática foi configurada para ser enviada segundos (ou milésimos de segundos) depois que o cliente entrar em contato. 

Porém, caso o cliente envie mensagem depois do horário do expediente, outro tipo de texto pode ser programado para o envio:

Cliente: Oi.

Mensagem automática: Olá! Agradecemos o seu contato! Estamos indisponíveis no momento. Confira o nosso horário de funcionamento: [informações]. Deixe sua mensagem, pois assim que voltarmos, responderemos o quanto antes!

Essas mensagens facilitam muito a rotina das empresas, não acha?

Saiba mais | Atendimento Whatsapp: 7 dicas para implementar na sua empresa

Em quais momentos enviar uma mensagem automática no WhatsApp?

Muita gente pensa que o WhatsApp Business só permite a configuração de mensagens de boas-vindas ou de ausência. 

Porém, é possível configurar vários tipos. Confira alguns exemplos: 

  • Saudação e boas-vindas: “Olá! Desejamos boas-vindas! Como podemos te ajudar hoje?”
  • Mensagens de agradecimento: “Agradecemos a sua visita! Entraremos em contato para saber se gostou dos nossos serviços. Qualquer dúvida, estamos à disposição”
  • Mensagens de desculpa: “Pedimos desculpas pelo ocorrido! Vamos solucionar o mais rápido possível e entraremos em contato para lhe informar”.   
  • Ausência: “Olá! Agradecemos o seu contato! No momento, não estamos disponíveis, mas deixe sua mensagem e vamos responder assim que possível!”
  • Espera pelo atendimento: “Agradecemos o seu contato e informamos que o tempo de espera pelo atendimento está maior que o normal. Mas não se preocupe, responderemos em breve!”
  • Mensagem de despedida

Veremos que nem todas essas mensagens são possíveis de serem configuradas nativamente pelo app. Algumas delas necessitarão do investimento em chatbot, que também é um recurso que otimiza ainda mais o envio de mensagem automática no WhatsApp. 

Leia também | Omnichannel: o que é e como começar uma estratégia multicanal

Quais os tipos de mensagem automática que são nativas no WhatsApp Business? 

No próprio aplicativo do WhatsApp Business, é possível configurar três tipos de mensagens:

  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação;
  • Respostas rápidas

As respostas rápidas são mensagens que ficam salvas para serem enviadas de modo mais rápido aos clientes, evitando que os colaboradores percam tempo digitando manualmente mensagens que são frequentemente enviadas. O app permite a configuração de até 50 respostas rápidas. 

Exemplos:

  • fotos e vídeos dos produtos;
  • envio de links de cardápios;
  • explicação detalhada dos produtos e serviços;
  • formas de pagamento.

Passo a passo de configuração das mensagens automáticas e respostas rápidas no WhatsApp Business

A seguir, confira o passo a passo de como configurar os dois tipos de mensagem automática no WhatsApp e também as respostas rápidas:

Configuração da mensagem de saudação no WhatsApp Business

  1. Abra o aplicativo WhatsApp Business.
  2. No Android, vá em “Mais opções”. No iOS, vá em “Configurações”.
  3. Acesse “Ferramentas comerciais” e escolha a opção “Mensagem de saudação”.
  4. Escreva a mensagem e ative a opção “enviar mensagem de saudação”. 
  5. Clique em “Ok” ou em “Salvar”.
  6. Escolha os destinatários que receberão as mensagens de saudação (“todos”, “todos, exceto meus contatos”, “todos, exceto número xxxx” ou “somente os números selecionados”. 

Configuração da mensagem de ausência no WhatsApp Business

  1. Abra o aplicativo WhatsApp Business.
  2. No Android, vá em “Mais opções”. No iOS, vá em “Configurações”.
  3. Acesse “Ferramentas comerciais” e escolha a opção “Mensagem de ausência”.
  4. Ative a opção “enviar mensagem de ausência”. 
  5. Escreva a mensagem de ausência.
  6.  Clique em “Ok” ou em “Salvar”.
  7. Escolha os destinatários que receberão as mensagens de saudação (“todos”, “todos, exceto meus contatos”, “todos, exceto número xxxx” ou “somente os números selecionados”. 

Lembrando que nesta opção, é possível programar os horários em que a mensagem de ausência será enviada. 

Configuração de respostas rápidas no WhatsApp Business

  1. Abra o aplicativo WhatsApp Business.
  2. No Android, vá em “Mais opções”. No iOS, vá em “Configurações”.
  3. Acesse “Ferramentas comerciais” e escolha a opção “Respostas rápidas”.
  4. Vá em “Adicionar”.
  5. Toque em “Mensagem” e crie o texto. 
  6. Toque em Atalho para definir um atalho para a resposta rápida;
  7. Vá em “Salvar”.

Lembrando que é possível adicionar até 50 respostas rápidas no WhatsApp Business. E um detalhe importante: até o momento, não é possível usar arquivos de mídia (fotos e vídeos) nas respostas rápidas pelo WhatsApp Web (que abre no computador). 

Para outros tipos de mensagens automáticas – como, por exemplo, a criação de um menu de autoatendimento e respostas instantâneas de acordo com a conversa do cliente, será necessário investir em um chatbot que permita a configuração no app (em termos técnicos: que tenha API de WhatsApp). 

E então? Viu como esse recurso facilita muito a rotina de atendimento ao cliente? No próximo post, confira dicas de como vender pelo WhatsApp

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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