O que é autoatendimento e quais são suas vantagens?

autoatendimento

Se tem uma ferramenta que a sua empresa precisa ter é o autoatendimento. 

Seja por telefone, chat, aplicativos de mensagens e outros canais, essa ferramenta agiliza o atendimento ao cliente, reduz custos e ainda aumenta a produtividade da sua equipe.

Neste artigo, reunimos tudo sobre o assunto. Saiba o que é autoatendimento, conheça os principais tipos e vantagens!

O que é autoatendimento?

Autoatendimento é um sistema baseado em inteligência artificial e outros sistemas que faz com que o próprio cliente consiga encontrar o que precisa, seja de forma total ou parcial.

O autoatendimento pode ser utilizado como suporte, vendas, consultas e demais demandas sem que o cliente entre em contato ou aguarde o atendimento de um humano. Os caixas eletrônicos dos bancos e os aplicativos dos próprios bancos são ótimos exemplos de autoatendimento. 

Existem diferentes formas de autoatendimento, que contemplam desde as mais simples, como os fóruns em comunidades, quanto o uso de chatbots de inteligência artificial. 

Exemplos:

  • Unidade de Resposta Audível (URA) no atendimento telefônico;
  • Chatbot em chats de sites e aplicativos de mensagens;
  • FAQ no site das empresas;
  • Fóruns em comunidades.

A seguir, vamos explicar melhor sobre o funcionamento desses tipos de autoatendimento.

Saiba mais: Conheça 6 tipos de canais de atendimento

Como funciona o autoatendimento na prática?

A mesma empresa pode – e deve – investir nos diferentes tipos de autoatendimento. Conheça cada um deles:

URA no telefone

Na Unidade de Resposta Audível (URA) no atendimento telefônico, a pessoa consegue resolver algumas demandas ao discar os números solicitados pela gravação de voz.

Isso ocorre por conta dos scripts de atendimento que a empresa grava em um software específico, predeterminando as tarefas, como por exemplo, consultas de saldos e pendências, redirecionamento para diferentes ramais, suporte técnico, etc. 

Chatbots em sites e aplicativos de mensagens

Os chatbots são robôs com inteligência artificial que resolvem demandas mais rapidamente por meio de chats nos sites ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp

Isso é possível com a tecnologia da inteligência artificial, cujas respostas para diferentes perguntas são pré-programadas no sistema. 

Recentemente, o uso da tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina), também fez com que a cada nova mensagem enviada pelo usuário, o chatbot “aprende” e aumenta a sua capacidade de resposta.

FAQ no site das empresas

A tradicional seção de “Perguntas Frequentes” contidas nos sites das empresas também é uma forma de autoatendimento.

Ali a tecnologia é, digamos, mais “rudimentar”, já que não se utiliza sistemas de inteligência artificial e nem de gravação de voz

Na prática, trata-se apenas de uma seção no site que reúne todas as principais perguntas e respostas sobre os produtos e serviços da empresa. Assim, os usuários podem navegar e resolver suas demandas e dúvidas sem precisar acionar o atendimento da empresa. 

Fóruns em comunidades virtuais

Os fóruns criados tanto pela empresa quanto pelos próprios usuários de produtos e serviços são opções antigas de autoatendimento, mas que conseguem resolver muitas demandas. 

Nele, pessoas se unem em comunidades para resolverem as dúvidas umas das outras, sem que precisem aguardar a resposta da própria empresa.

Um cliente que está tendo dificuldade de utilizar um produto, por exemplo, pode lançar a dúvida no fórum e ela pode ser respondida por outro cliente que teve o mesmo problema, mas que conseguiu a solução. 

Isso fortalece o senso de comunidade e aumenta o engajamento entre a marca e seus clientes. 

Leia também: Conheça 6 vantagens do atendimento automatizado

Por que as empresas precisam investir em autoatendimento?

Existem uma série de vantagens de investir em autoatendimento, independentemente do porte da sua empresa.

Vamos a elas:

  • Agilidade no atendimento: o cliente tem uma melhor experiência em sua empresa, já que a demora no atendimento é uma das principais reclamações que faz com que haja desistência na compra. 
  • Produtividade da equipe de atendimento: o seu time consegue focar em demandas mais complexas, já que o autoatendimento consegue resolver demandas simples dos clientes. O resultado é o aumento na produtividade. 
  • Redução de custos na empresa: o investimento nas tecnologias de autoatendimento economiza em vários custos, incluindo o de novas contratações à medida que a empresa cresce. 
  • Capacidade de atendimento aumentada: a sua empresa  pode passar a oferecer atendimento 24 horas por meio do autoatendimento. E o que não pode ser resolvido pode ser agendado para que a equipe entre em contato no próximo dia útil. 
  • Aumento da satisfação do cliente: a melhora na experiência de atendimento resulta no aumento da satisfação do cliente, o que também aumenta as chances de fidelização e de chegada de novos clientes. 

Viu como é importante investir em tecnologias de autoatendimento na empresa? No próximo post, vamos nos aprofundar neste assunto. Confira mais opções de tecnologias que ajudam a aumentar as vendas em seu negócio

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!