Atendimento automatizado: conheça 6 vantagens desse sistema

Na imagem há um robô no centro realizando o atendimento automatizado para as três pessoas que estão ao seu redor. A imagem ainda mostra balões de mensagens e também demonstrativos de tabelas.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais setores têm se beneficiado das vantagens que as ferramentas atuais oferecem para empresas de diferentes segmentos. O atendimento automatizado é uma das muitas soluções que têm revolucionado o mercado, isso porque agrega benefícios que vão desde a gestão até o financeiro da empresa.

Sem precisar de grandes investimentos e com retorno em um curto espaço de tempo, muitas empresas têm investido nessa ferramenta para atender os seus clientes. Quer entender o que é o atendimento automatizado e quais os benefícios atrelados a essa prática? Continue a leitura!

O que é o atendimento automatizado?

Como o próprio nome sugere, o atendimento automatizado é caracterizado pela automação de atividades que antes eram realizadas por pessoas.

Pode parecer preocupante máquinas tomarem os lugares de pessoas, mas na premissa, os colaboradores que antes executavam atividades que podem ser automatizadas, passam a investir o seu tempo em tarefas que realmente precisam de um humano.

Ao contrário do que muitos pensam, esse sistema não deixa de lado o atendimento humanizado, já que por se basear em ferramentas que otimizam o tempo e agilizam a solução de problemas, acaba refletindo na empatia com os clientes e usuários. 

O atendimento automatizado pode ser realizado através de inteligência artificial ou não. Algumas das possibilidades para empresas que desejam automatizar seus atendimentos e ainda reduzir seus custos, são:

— assistentes virtuais;

chatbots;

omnichannel;

— centrais de ajuda;

— URAs;

— ferramentas para disparo de e-mails.

Com a utilização dessas soluções, as organizações agregam diferentes vantagens para a rotina de sua operação. Continue a leitura para saber quais são elas.

6 vantagens agregadas ao atendimento automatizado

Como já dito anteriormente, esse é um serviço que agrega diferentes tipos de benefícios para a empresa que o adota. A seguir, listamos quais são os principais e que, além disso, oferecem retornos quase que imediatos. Confira!

Redução de custos

Ao contratar um serviço de automatização de atividades, é possível escalar o seu time operacional para atividades que realmente exigem a interferência humana. Sendo assim, não é mais necessário fazer investimentos em treinamentos para área de atendimento, contratação de pessoas e nem se preocupar com eventuais demissões.

Aumento da satisfação dos clientes

Por ser realizada por uma máquina, o atendimento tende a conseguir resolver os problemas ainda no primeiro contato. Sendo assim, há menos dor de cabeça, o cliente não precisará contatar a central novamente e ainda tem uma boa experiência de contato; consequentemente, pode possibilitar o aumento da taxa de fidelização da empresa.

Minimização de erros

É inegável que seres humanos erram, e um dos exemplos disso dentro da área de atendimento ao cliente é o ruído na comunicação. Portanto, investir em tecnologias que desempenham essas atividades, significa padronizar processos e reduzir significativamente erros e suas origens, fazendo com que a taxa de resolução de problemas aumente.

Melhor controle de indicadores

Com a utilização de ferramentas tecnológicas, é possível definir e controlar mais facilmente os indicadores que fazem sentido para o seu negócio. Isso porque, a maioria das tecnologias permite a geração de relatórios e dashboards instantâneos com os dados que são coletados durante os atendimentos.

Algumas das opções são: horários de pico de contato, tempo que o cliente ficou em atendimento e quantos atendimentos foram necessários até a resolução do problema.

Aumento da produtividade

Sem a necessidade de se preocupar com o atendimento e todas as burocracias que envolvem esse trabalho, a equipe da organização pode investir o seu tempo em atividades que realmente agregam valor para a empresa, produzindo mais e melhor. Isso porque se sentem mais valorizados e enxergam valor no que estão realizando diariamente.

Menor tempo de espera

Pelo serviço ser automatizado, extingue-se a necessidade de ter uma pessoa livre para atender o cliente que está em fila. As ferramentas utilizadas para atendimento, tendem a ter um limite bastante alto de pessoas que podem ser atendidas simultaneamente. Portanto, terá menos chances do seu cliente ter que ficar esperando e, se isso ocorrer, não será por um longo período.

Conte com a FaleMais

Como dito anteriormente, há diferentes modos de investir no atendimento automatizado de sua empresa, por isso, é essencial pesquisar bastante antes de fechar negócio.

Com soluções altamente tecnológicas e de alto padrão para o mercado de telecomunicações, nós da FaleMais garantimos a qualidade e a satisfação dos seus clientes. Quer saber mais sobre a gente? Acesse nosso site e fale com um de nossos consultores!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!