Comunicação estratégica: reduza o ruído entre times e venda mais!

Comunicação estratégica

Você já parou para pensar que uma comunicação estratégica eficiente não é apenas entre a empresa e seus clientes, mas também entre você e seus colaboradores?

Afinal de contas, ruídos na comunicação podem colocar em risco todo o planejamento de vendas e o consequente faturamento.

Um time precisa estar sempre olhando para a mesma direção e tendo em mãos todas as ferramentas e estratégias para o alcance de suas metas. Isso elimina muitos problemas internos, como a baixa produtividade, a taxa de rotatividade, boatos pelos corredores e reduz os efeitos de uma crise.

Mas, como fazer isso? Como tornar a comunicação estratégica da empresa eficiente a ponto de eliminar todos os ruídos, as falhas de comunicação e o time foque nas vendas?

Separamos algumas dicas práticas!

Simplifique a comunicação interna da empresa

Se menos é mais em várias áreas da vida, na comunicação estratégica também. Isso quer dizer que não adianta ter dezenas de ferramentas de comunicação se ainda ocorrem ruídos e prejuízos.

Bom, falaremos sobre ferramentas mais adiante no post, pois aqui focaremos na simplicidade do diálogo – a base da comunicação estratégica da empresa.

A linguagem pela qual a diretoria se dirige aos colaboradores deve ser muito clara e objetiva. Ou seja, ela precisa ser simples, sempre, pois isso também na própria linguagem da empresa para os clientes. Não importa se a comunicação vem de cima ou entre diferentes departamentos, todos precisam entender.

Na prática, simplificar a linguagem quer dizer é que o gerente do setor financeiro consiga se comunicar de forma simples com um colaborador do marketing, que, por sua vez, precisa falar claramente à equipe de vendas. E isso vale também para novos funcionários e estagiários – a comunicação estratégica diz muito sobre a capacidade de integração da empresa.

Mas como fazer isso? Conhecendo bem o negócio, suas funções e objetivos de cada departamento. Cada gestor precisa conhecer claramente e transmitir as informações aos seus liderados. Levar 10 minutos a mais para explicar algo certamente é um investimento comparado com ruídos e erros nas tarefas por falta de entendimento.

Adote a postura de transparência entre os colaboradores

Imagine que a sua empresa esteja passando por uma crise de imagem nas redes sociais. Pois saiba que quando existe comunicação estratégica dentro da empresa, essa crise pode ser contornada com mais chances de sucesso.

Mas para isso, é necessário que a empresa adote uma política de transparência no relacionamento com os colaboradores. Se a crise estoura nas redes sociais, dentro da empresa é preciso reunir a equipe para mantê-los a par sobre isso – aliás, é preciso deixar a equipe a par tanto de notícias ruins quanto boas, para que a confiança e o comprometimento aumentem.

Portanto, avise sempre aos seus funcionários em primeira mão sobre mudanças e notícias que impactarão suas rotinas de trabalho. É preciso alinhar como será a postura de cada um e reafirmar os objetivos do negócio.

Ouça os seus colaboradores

Já falamos neste post aqui sobre a importância da cultura do feedback positivo na empresa, e, para que ele seja ainda mais eficiente, a empresa pode adotar uma postura de ouvir também o lado do colaborador.

Afinal de contas, quem trabalha para sua empresa pode ter muito a dizer, em relação a opiniões, ideias de projetos e sugestões de melhorias dos processos internos. Ouça, considere e reconheça essas opiniões, encorajando cada colaborador, que passará a se sentir mais valorizado e pertencente à empresa.

Na prática, abra canais de comunicação, como as pesquisas internas de opinião para receber essas opiniões.

Diversifique os canais para aprimorar a comunicação estratégica da empresa

Diversificar os canais de comunicação interna não quer dizer utilizar todos os que existem, pois isso pode gerar até mais ruídos de comunicação.

Nesse caso, uma dica é escolher meios tradicionais, eventos presenciais e também canais digitais para se comunicar com seus colaboradores. A escolha dependerá das diferentes abordagens que a comunicação em sua empresa envolve.

Exemplos de ferramentas:

– E-mails para comunicados oficiais e informações que o colaborador pode ler em momento oportuno;

– Videoconferência para anúncios e rápidas reuniões (utilize o PABX Virtual para baratear os custos);

– Reuniões presenciais para feedbacks.

Você também consegue otimizar a comunicação estratégia fazendo uso de softwares que integram departamentos, como o de vendas e o de marketing, para alinhar ao máximo as metas de faturamento.

Bom, para finalizar essas dicas de comunicação estratégica para reduzir o ruído entre os times, segue a dica final: invista na telefonia Voip. Essa tecnologia reúne as melhores ferramentas de comunicação interna para equipes internas e também as que trabalham fora da sede da empresa.

Neste post aqui a gente explica como o Voip otimiza a sua comunicação interna na prática. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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