Estratégia de comunicação: 7 passos para definir a ideal!

Estratégia de comunicação: imagem em vetor mostra ilustração de um homem e uma mulher com elementos de comunicação ao redor.

A comunicação corporativa, seja ela interna ou externa, é uma das ferramentas mais eficazes para a consolidação e crescimento de uma organização. Para isso, é importante haver uma estratégia eficaz e que contemple o modelo de negócios e os objetivos a curto, médio e longo prazo.

De forma geral, a implementação correta de processos comunicacionais e canais, por exemplo, pode significar a geração de mais oportunidades e, consequentemente, a explanação de uma empresa. Para entender o que é essa estratégia, para que ela serve e quais os passos devem ser seguidos, continue a leitura!

Entenda o que é a estratégia de comunicação

A comunicação é responsável pela forma como uma empresa se comporta em seu mercado de atuação, contato com o público-alvo e relacionamento interno de seus colaboradores. É importante definir quais são os canais adequados e as necessidades que devem ser supridas.

Para isso serve uma estratégia de comunicação, pois é possível realizar um diagnóstico completo da empresa e, então, seguir com a execução e implementação das ideias traçadas. Para um sistema de comunicação eficaz, é essencial seguir os seguintes passos:

1. Faça um estudo sobre a sua empresa

O primeiro passo é entender a fundo o funcionamento da sua empresa, isso envolve analisar a quantidade de colaboradores, quais as soluções disponíveis no mercado, qual o volume de vendas e quais as atividades serão afetadas pelo plano que está sendo traçado.

Além disso, é importante montar um diagnóstico sobre a concorrência e quais os meios de publicidade utilizados, e atestar se eles são eficientes ou não. Essas informações servirão para nortear todos os processo e ações a serem tomadas ao longo da execução.

2. Defina o público-alvo das ações

Após um diagnóstico completo, deve-se identificar qual é o público que será atingido com o plano de comunicação. É fundamental que a estratégia seja pensada para os colaboradores, com a comunicação interna, para o público externo ou ser mista (conhecida como comunicação institucional).

Definir o público é uma etapa importantíssima, pois apenas assim é possível verificar quais serão os recursos necessários e quais os meios adequados para colocar o plano em prática.

3. Estruture os objetivos

Nesse momento, é imprescindível entender quais os objetivos devem ser alcançados. Alguns exemplos, são: aumentar o engajamento da equipe interna, melhorar a régua de clientes e atingir novos públicos caso o volume de vendas esteja abaixo do esperado. Para cada necessidade, há um modo diferente de trabalhar.

4. Escolha os canais adequados

De acordo com o público definido no início da estratégia, realize pesquisas e testes para entender qual é o canal de comunicação que mais fará efeito. Podem ser escolhidos e-mails, chats, aplicativos ou ligações. Utilizar a tecnologia a favor do seu negócio faz toda a diferença.

5. Mapeie os recursos necessários

É muito importante que os recursos necessários sejam mapeados, isso serve para não haver desperdícios e nem perda de rentabilidade. Nessa etapa, atente-se aos gastos envolvidos, tempo necessário e quantidade de colaboradores que estarão inclusos. Assim, é possível fazer um balanço e compreender o quanto deve ser investido.

6. Coloque em prática

Após realizar todas as etapas anteriores, é o momento de colocar em ação a estratégia de comunicação pensada e estruturada. Tudo deve ser seguido à risca, de acordo com o planejamento, pois só assim é possível alcançar os objetivos traçados no primeiro momento.

7. Realize o acompanhamento

Após realizar a implantação da estratégia, é imprescindível que sejam definidos indicadores de qualidade e resultados das atividades desenvolvidas. O acompanhamento deve ser realizado de forma assídua e periódica, pois só assim dará para identificar quais ações estão dando resultados, a fim de continuar executando-as e quais estão precisam ser melhoradas ao longo do tempo.

Vantagens de uma boa comunicação

Agora que você já entendeu como estruturar uma estratégia de comunicação eficiente que dê resultados, é bom entender quais são os benefícios que estão atrelados a essa prática, como: aumento de resultados, otimização de tempo, custos e melhoria nos processos internos.

E se você deseja entender como melhorar o relacionamento com o seu cliente e como a comunicação te ajuda nesse processo, é só acessar este link. Boa leitura e até a próxima!

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