Aprenda a ter uma comunicação eficiente no seu negócio!

Desenho gráfico de um homem feliz, sentado trabalhando com seu notebook e diversos ícones de mensagens em sua volta, representando a comunicação eficiente.

Ter uma comunicação eficiente em seu negócio, seja interna ou externa, é essencial para garantir bons resultados e um alto desempenho da equipe nas atividades diárias. 

Apesar de parecer simples, é necessário ter processos definidos para se comunicar de forma correta.

A comunicação interna é o ato de ter um bom relacionamento com os colaboradores. Seja de forma presencial ou digital, é um ótimo meio de manter a equipe sempre engajada e se conectar com o propósito organizacional.

Já a comunicação externa, se baseia em falar com seu público-alvo e fornecedores, conseguindo se posicionar e consolidar o nome da sua empresa no mercado de atuação. 

Contudo, é essencial um bom planejamento estratégico da comunicação e contar com as ferramentas corretas.

Benefícios de uma comunicação eficiente

Ao adotar uma comunicação apropriada para a sua empresa, é possível contar com diversas vantagens que impactam diretamente no engajamento da equipe e, em casos extremos, até na redução de custos. Algum dos benefícios são:

Diminuição de conflitos

Com uma padronização de processos, os colaboradores se engajam em transmitir as informações de forma mais completa e com maior riqueza de detalhes. 

Dessa forma, é possível evitar ruídos e “disse me disse” dentro de um departamento, ou até para a empresa toda.

Assertividade nas decisões

A partir do momento que não há mais ruídos e que os times conseguem se comunicar de forma eficiente, as informações são registradas de forma padronizada e podem ser utilizadas para tomar decisões que impactam diretamente no sucesso organizacional.

Engajamento da equipe

Os trabalhadores se sentem mais satisfeitos em trabalhar em um ambiente onde enxergam transparência, uma comunicação empática e conseguem ser escutados, sentindo a liberdade para colaborar de forma ativa com os projetos em que estão inseridos.

5 dicas para implementar uma comunicação eficiente

Para conseguir ter sucesso na implementação de uma comunicação, interna ou externa, é essencial seguir alguns passos e definir um processo a ser seguido. A seguir, listamos dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

Defina um fluxo de informação

É imprescindível que as pessoas recebam as informações em momentos corretos e somente quando estão envolvidas no projeto. Portanto, definir o fluxo de informação é decidir como e quando esse processo irá ocorrer.

Contudo, todos que receberem informações, independentemente da forma que isso ocorrer, devem se sentir confortáveis. Por isso, é importante ter cuidado com o volume de e-mails, por exemplo, para não ser algo exagerado, mas que também não sejam informações picadas e incompletas.

Adote diferentes estratégias

Atualmente, é possível se comunicar de diferentes formas e é preciso que os colaboradores e clientes da sua empresa se sintam confortáveis em utilizar o meio que foi definido para a comunicação.

É importante realizar testes, para conseguir determinar quais pessoas se adaptam melhor ao e-mail, telefone, reuniões ou mensagens, por exemplo. Assim, você garante melhor performance e respostas mais rápidas.

Utilize meios de comunicação

Gerenciador de tarefas, telefones corporativos, aplicativos de comunicação interna e workflows compartilháveis, são ferramentas que podem facilitar a integração do seu time e, consequentemente, entregas mais alinhadas.

Aqui, é importante que o meio de comunicação, que não precisa ser apenas um, represente e esteja dentro do perfil de colaboradores e clientes do seu negócio, a fim de garantir melhores resultados e respostas mais eficientes.

Faça um acompanhamento frequente

É essencial que todos os processos organizacionais sejam acompanhados de forma contínua por gestores. Só assim, será possível garantir que as tarefas estejam sendo entregues no prazo correto e dentro do padrão de qualidade.

Conte com a tecnologia a seu favor para uma comunicação eficiente

Hoje em dia, há diversas opções de ferramentas tecnológicas que você pode adotar para facilitar o dia a dia, otimizar tempo e custos. 

Plataformas para gerenciar tarefas, armazenamento em nuvem e aplicativos para comunicação instantânea, são exemplos que podem significar melhorias na comunicação da sua empresa.

Agora que você já entendeu o que é uma comunicação eficiente e quais os benefícios dela, é importante que sua empresa contrate bons serviços, que gerem valor e bons resultados para o negócio.

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Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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