Número VoIP: entenda o que é e como aderir

Número Voip: Imagem gráfica de elementos tecnológicos sendo projetados em cima de uma mão

A tecnologia do número VOIP — Voz sobre Protocolo de Internet, se baseia na possibilidade de colaboradores de diferentes organizações poderem se comunicar de forma ilimitada e com custos mais vantajosos que as telefônicas convencionais, bastando apenas uma conexão de internet.

Se quer entender mais sobre essa tecnologia, que está ganhando cada vez mais destaque no mercado, continue a leitura deste artigo!

Aplicações do número VoIP

De forma bem simples, para utilizar e aplicar o Número VoIP em sua empresa, seja de forma remota ou presencial no escritório, basta apenas ter acesso a uma boa conexão de internet e ter os aparelhos necessários. É possível utilizar esse serviço, através de:

Computador

Nesse caso, é necessário que o equipamento tenha um software instalado. Há opções gratuitas e pagas. Além disso, é necessário que haja saídas de som ou que a pessoa que esteja utilizando conte com fones de ouvido e microfone embutido, para conseguir se comunicar.

Aparelhos Fixos

Para conseguir utilizar esse serviço em telefones fixos, é necessário a instalação do Adaptador de Telefone Analógico  —  ATA, pois ele permite a conversão dos dados analógicos em digitais.

Telefone IP

O Telefone IP é caracterizado por oferecer a possibilidade das pessoas se conectarem por protocolos de internet  — os famosos ramais. No caso dele, não é necessário a instalação do ATA, já que ele conta com entrada para o cabo de internet, igual aos computadores.

Celular

De forma bem simples, basta apenas o aparelho estar conectado a uma rede 3G/4G ou Wi-fi. Após isso, é necessária a instalação de um aplicativo que irá permitir a conversão dos dados analógicos para o digital e, consequentemente, a transmissão.

Vantagens de contar com o número VoIP

São diversas as vantagens alcançadas ao aderir o número VoIP para a sua organização, a começar pelos custos que são reduzidos. Outro ponto muito importante, é o tempo de ligação, que deixa de ser um problema com essa tecnologia.

Outras vantagens agregadas a esse serviço, são:

Diminuição das taxas

Por haver a conversão dos dados analógicos para os digitais, não há categorização das chamadas por localização, como as interurbanas, interestaduais e internacionais. Isso porque tudo é realizado pela internet. Ou seja, não há taxação desses serviços como na telefonia convencional.

Mobilidade

Diferentemente dos telefones fixos, os números que utilizam a tecnologia VoIP, não estão conectados a um lugar específico e sim a um aparelho. Portanto, onde tiver internet, esse aparelho poderá ser utilizado, recebendo e fazendo ligações.

Entenda a necessidade do seu negócio

É importante que, antes de adquirir essa tecnologia, você observe se a sua empresa ou prática profissional, realmente precisa dela. Isso porque, apesar de todas as vantagens, é necessário a conexão em tempo integral com uma internet de boa qualidade.

Por exemplo, em casos de tarefas externas, é possível que o sinal de internet sofra oscilações e interfira na qualidade das chamadas.

Entretanto, há critérios que podem ser decisivos para decidir se o número VoIP é ou não válido para você, que são:

– entender se durante as rotinas da organização, duas ou mais pessoas precisam estar em contato simultaneamente;

– ou se há negociações que são feitas pelo telefone, precisando de um tempo mais extenso na linha.

Nesses dois casos, o número VoIP pode significar a diferença e ajudar no aumento da produtividade do time e das entregas para o cliente.

Como aderir a tecnologia voip

Contar com essa tecnologia no seu negócio, é bem simples e prático, para isso você deve verificar se a internet do seu escritório ou da casa do seu colaborador, que atua home office é suficiente e estável. Depois, basta escolher como ela será utilizada, tendo a oportunidade de ser através dos aparelhos citados acima.

Conte com a FaleMais

Autoridade no ramo de telefonia, a FaleMais oferece serviços de telefonia e tecnologia VoIP, através das opções de PABX Virtual, Planos 4G e ilimitados e números 0800. Se você deseja contratar esses serviços, conte com nossas soluções!

Agora que você já entendeu tudo sobre o número VoIP, aproveite para ler sobre o Whatsapp business e número fixo voip: como o voip otimiza o atendimento pelo app. Fique ligado nas atualizações do nosso blog!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!