Quer entender o que significa a telefonia IP e por que vale a pena contar com essa tecnologia na sua empresa? Entenda no post!
Em uma empresa, a telefonia IP pode ser a solução de parte dos problemas. Dúvida? A explicação é simples: ela permite melhorar o atendimento a partir da qualidade das chamadas e de outras vantagens. Ao mesmo tempo, também ajuda a reduzir custos e obter resultados melhores.
De que forma é possível alcançar esses benefícios? Dica: tudo passa pela internet. Para entender melhor, vamos explicar como funciona a telefonia IP. Que tal saber mais?
As diferentes formas de implementar a telefonia
Com a tecnologia, as empresas deixaram de ter um telefone simples, como o residencial, e passaram a contar com ferramentas completas. As mudanças iniciaram ainda na década de 1970.
Em pleno século 21, os principais sistemas a serem implementados são: telefonia IP e VoIP. Cada um deles tem suas características e servem para determinada finalidade.
O VoIP transforma os sinais de voz analógicos em digitais e os transmite pela internet. Para fazer esse processo, é preciso contar com:
– Adaptador Telefônico Analógico (ATA): é um aparelho com entradas para a internet e telefone fixo. O objetivo é garantir o procedimento do VoIP sem precisar de um computador;
– discador/aplicativo/softphone: é um software instalado no celular ou no computador. Por meio dele, é possível realizar chamadas por meio desses dispositivos;
– telefone IP: é a combinação entre o ATA e o aparelho convencional. Esse aparelho consegue se conectar à internet para fazer ligações de forma direta.
Como fica claro, a telefonia IP está dentro do VoIP. Por isso, há diferenças entre elas. Vamos entender melhor a seguir.
A telefonia IP e suas características
O telefone IP é um aparelho que conecta os usuários via protocolos de internet. Assim, os dados são transmitidos por voz, fax e outras formas de comunicação. Ao fazer isso, as chamadas são feitas sem ser necessária uma linha telefônica.
Dentro desse cenário, a telefonia IP é o sistema que converte os áudios analógicos em dados por meio do telefone IP. Por isso, ela fornece a infraestrutura necessária para o tráfego do VoIP.
A origem desse sistema, remonta aos anos 1970. No entanto, sua utilização no ambiente corporativo ocorreu a partir de 1990. Para transformar o áudio em dados digitais, a telefonia IP utiliza a informação binária. Em seguida, a transmissão ocorre via protocolo TCP/IP.
A transmissão dos dados pode ser executada de um computador para outro ou para um aparelho de telefone convencional. Para isso, é preciso contar com os equipamentos e softwares adequados.
Por sua vez, a conexão acontece via banda larga. Esse é o motivo pelo qual demorou mais de 20 anos para a telefonia IP se popularizar. Assim, os requisitos para essa tecnologia garantir uma comunicação interativa e sem falhas são:
– transmissão de voz em tempo real. O tempo de latência deve ficar abaixo de 300 ms;
– existência de processos de sinalização para estabelecer e controlar chamadas, e fornecer serviços extras, como chamada em espera, conferência, identificação de ligações;
– existência de interfaces com os sistemas públicos de telefonia móvel e comutada.
Apesar dessa explicação ser mais técnica, se torna importante para entender quando a telefonia IP é indicada. Essa tecnologia é interessante para empresas que querem:
– reduzir custos;
– direcionar as chamadas para um número fixo ou um celular externo;
– intercalar ligações;
– obter relatórios de chamadas;
unificar o sistema telefônico de duas ou mais unidades.
As vantagens da telefonia IP
Essa tecnologia está diretamente relacionada ao VoIP. Como vimos, ela fornece a infraestrutura exigida. Nesse processo, oferece algumas vantagens. Conheça as principais.
Mobilidade
As ligações podem ser redirecionadas para outros dispositivos e você mantém o mesmo número de telefone. Com isso, torna-se possível fazer e receber chamadas de qualquer lugar. Basta haver conexão com a internet.
Redução de custos
A tecnologia da telefonia IP permite reduzir custos de forma significativa. Um dos motivos são os planos diferenciados. Eles são possíveis porque o gasto é cerca de 1/4 menor do que no modelo convencional.
Por exemplo, se a rede tradicional tem 10 minutos de transmissão a cada 10 minutos de ligação, com uma taxa de 128 kbps, a da telefonia IP ocupa 64 kbps e somente 3,5 minutos de transmissão. Com isso, é possível fazer ligações simultâneas e manter a qualidade das chamadas.
Flexibilidade
Diretamente relacionada à mobilidade, a flexibilidade é vista também na possibilidade de transformar diferentes dispositivos em telefone quanto na possibilidade de instalar o VoIP. Em qualquer um dos casos, sua empresa tem benefícios.
Integração
A integração é outro benefício da telefonia IP. A tecnologia tem recursos para viabilizar o acesso a CRMs (sistemas de gestão do relacionamento com clientes) e ERPs (software de gerenciamento empresarial). Dessa forma, as soluções trabalham de forma convergente e facilitam o fluxo de informações.
Segurança
A telefonia IP é um sistema seguro e que evita o vazamento de dados. O objetivo é garantir que a sua empresa se mantenha competitiva e obtenha informações que resolvam os gargalos.
Qualidade
A qualidade de voz é excelente na telefonia IP. Além do bom funcionamento da internet, a tecnologia conta com HD Voice e CODECS de ampla potência para viabilizar chamadas sem ruídos. Com isso, as ligações são melhores que as chamadas tradicionais.
Para obter todas essas vantagens, é preciso que a tecnologia seja implementada por uma empresa de qualidade, transparente e sem burocracias. Assim é a FaleMais VoIP, que trabalha com VoIP e telefonia IP.
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