Telefonia ip e voip: Imagem fechada mostra fone de ouvido, estilo telemarketing, colocado sobre teclado de notebook

Entendendo as diferenças entre VoIP e telefonia IP

VoIP e telefonia IP são semelhantes, mas um é mais amplo do que o outro. Entender as diferenças é crucial para escolher o melhor para seu negócio.

Provavelmente, você já ouviu falar de VoIP e telefonia IP. No entanto, saber exatamente os conceitos pode ser bastante difícil. Isso porque existe uma grande confusão entre eles — e é importante conhecer as diferenças para escolher a melhor para o seu negócio.

Basicamente, ambas as tecnologias utilizam o Internet Protocol (IP), um padrão adotado em redes de dados. Por outro lado, existem diferenças cruciais de funcionamento. Elas tornam as soluções mais adequadas para determinado tipo de objetivo.

Então, como saber qual é a melhor? Neste post, vamos apresentar qual a diferença entre VoIP e telefonia IP, além das características das duas tecnologias. Acompanhe!

O que é a tecnologia VoIP?

A sigla VoIP se refere a Voice Over Internet Protocol, ou seja, transmissão de voz por protocolo de internet. Devido a suas características, é possível fazer chamadas telefônicas pela internet.

Com a ajuda de um microfone, fones ou caixa de som e um software, você pode fazer chamadas para telefones convencionais por meio do seu computador. As chamadas podem ser nacionais ou internacionais e costumam ter tarifas mais baixas do que as cobradas pelas operadoras.

A tecnologia também contribui para o PABX. Nesse caso, o ramal telefônico é centralizado na internet e a empresa tem menos gastos com as centrais.

O que é telefonia IP?

Por sua vez, a telefonia IP consiste no uso do sistema de telefonia pelo IP. Com isso, o áudio analógico é transformado em dados e pode ser transmitido pela rede. De maneira simples, essa tecnologia garante a infraestrutura necessária à navegação do VoIP.

Esse processo é realizado por meio de aparelhos específicos. A rede é plana, diferente do que acontece no sistema tradicional. Com isso, os terminais são inteligentes. O resultado é o processamento e a realização de ligações em diferentes equipamentos, que podem estar localizados em qualquer lugar.

Apesar de parecer difícil de entender, vale a pena saber que a telefonia IP é mais ampla do que a VoIP. Ela é como a base para a execução da outra. Por isso, está mais vinculada a equipamentos e estrutura de rede.

Quais são as semelhanças entre VoIP e telefonia IP?

Como você pôde perceber, a explicação dos dois conceitos é relativamente parecida. Isso significa que existem várias semelhanças entre as tecnologias. Entenda quais são elas.

Mobilidade

Com qualquer uma das tecnologias, você tem o mesmo número em qualquer lugar do mundo. Assim, os clientes entram em contato sempre que necessário. Ao mesmo tempo, você deixa de se preocupar com a experiência do usuário.

Economia

Com qualquer uma das tecnologias, você reduz custos para sua empresa. Basicamente, a comunicação é executada pela internet. Por isso, você consegue economizar até 90% na conta de telefone. Isso acontece devido ao contrato estabelecido, que é feito com a operadora de internet, em vez de ser com a de telefonia tradicional. 

Implementação

A implementação das duas tecnologias é simplificada. Em alguns casos, o cliente pode usar adaptadores, em vez de aparelhos próprios. Desse modo, é desnecessário realizar grandes modificações na estrutura da sua rede.

Produtividade

O tempo de trabalho dos colaboradores é otimizado com VoIP e telefonia IP. As chamadas se tornam mais eficientes. Com isso, a equipe pode focar no que é estratégico e tende a trazer mais lucro para o negócio.

Qual a diferença entre VoIP e telefonia IP?

Depois de entender as semelhanças, também é importante saber qual é a diferença entre VoIP e telefonia IP. Há várias delas, que podem ser resumidas da seguinte forma:

-a telefonia IP aborda equipamentos e tecnologias de rede que usam o protocolo de internet e o roteamento de pacotes para encaminhamento da voz. O VoIP consiste no roteamento da conversa pela internet. Portanto, ele é a voz;

-a telefonia IP exige aparelhos específicos. O VoIP requer a instalação de um software;

-a telefonia IP tem uma estrutura similar à de uma linha telefônica comum. Por outro lado, a tecnologia que executa a atividade é igual à do VoIP;

-a telefonia IP consiste no aparato técnico — isto é, a estrutura tecnológica — que proporcionará o resultado final do processo comunicativo, ou seja, o VoIP;

-geralmente, a telefonia IP é usada como um sistema convencional, enquanto o VoIP costuma ser utilizado de computador para computador.

Entendeu o que difere VoIP e telefonia IP? Em qualquer um dos casos, você precisa de uma empresa parceira para garantir a máxima utilização do serviço. Aqui, entra a FaleMais VoIP.

Para facilitar a implantação, é utilizada a internet já disponível na sua empresa para oferecer o serviço e economizar até 90% em comparação com a telefonia tradicional. Ainda existem outros benefícios, como:sem fidelidade ou contratos;

-tarifas simplificadas, que incluem todas as operadoras;

-acúmulo de recargas e créditos, no caso de planos mensais;

-qualidade de áudio HD nas chamadas;

-atendimento eficiente e rápido;

-extratos e conta online.

Por tudo isso, a FaleMais VoIP é a melhor alternativa de soluções tecnológicas para sua empresa. Com isso, você nem precisa se preocupar com as diferenças entre VoIP e telefonia IP.

Então, quer conhecer melhor o serviço da FaleMais VoIP? Entre em contato pelo site no “Fale Conosco” e conheça nossas opções!

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Share on google
Share
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidades
error: Content is protected !!