Você provavelmente já tenha ouvido falar ou até utiliza a telefonia em nuvem com frequência. Uma simples chamada de voz via WhatsApp é um exemplo disso.
Mas você sabia que a telefonia em nuvem é a melhor solução para otimizar o atendimento interno e externo das empresas? Entenda agora os motivos!
O que é telefonia em nuvem?
A telefonia em nuvem é uma tecnologia que utiliza a voz sobre o endereço IP dos dispositivos de acesso à internet. Ou seja, trata-se da tecnologia Voip, que tanto falamos aqui em nossos posts do blog.
Por isso, na telefonia em nuvem, todas as ligações são feitas e recebidas pela internet – e não mais de forma analógica, como na telefonia tradicional.
Como funciona a telefonia em nuvem?
Na prática, o sistema Voip funciona de maneira simples e nem é preciso instalar aparelhos de telefone na empresa – mas se ela já tiver investido na compra deles, também não tem problema: basta adquirir adaptadores ATA para que o sinal analógico seja convertido em digital.
Bom, como dissemos, a telefonia em nuvem funciona pela internet. Para isso, a empresa precisa da seguinte estrutura:
- Internet com uma velocidade mínima de 30 a 80 kbps (quilobytes por segundo) dedicados por ligação (veja um exemplo logo abaixo);
- Aparelhos que tenham acesso à internet (computadores, tablets e smartphones);
- Um software (chamado de softphone) baixado nos aparelhos, que servirá para ser o painel de controle da telefonia em nuvem;
- Um plano Voip ativo.
Sobre o tamanho de internet a ser investido pela empresa, vamos a um exemplo prático: se a sua empresa tem 20 funcionários conectados à telefonia em nuvem realizando chamadas ao mesmo tempo, cada uma dessas ligações utilizará uma velocidade máxima de 80 kbps.
20 ligações x 80 kpbs = 1.600 kbps de velocidade sendo utilizados em todas as ligações.
Considerando que 1 MB (megabyte) = 1.024 kb (quilobytes), então a empresa precisa ter, no mínimo, uma internet de 2 MB. Viu que não é nada caro?
O funcionamento da telefonia em nuvem ocorre da mesma maneira que a telefonia convencional: basta digitar os números de telefone ou ramais via softphone para fazer as ligações.
Quais as vantagens da telefonia em nuvem para as empresas?
- A telefonia em nuvem é mais barata do que a telefonia analógica. Em alguns casos, o custo do minuto das ligações pode ser até 80% menor. Além disso, a economia também se traduz em investimento pequeno para montar uma estrutura, e, ainda, a ligação entre os ramais da empresa ser gratuita.
- A telefonia em nuvem garante mais mobilidade à empresa, já que seus funcionários que trabalham fora da sede ou em filiais podem ter seus ramais nos smartphones, o que otimiza a comunicação interna da empresa.
- A telefonia em nuvem facilita a gestão da empresa, já que os recursos proporcionam a geração de relatórios sobre as ligações em tempo real, facilitando a tomada de decisão e o melhor planejamento financeiro.
- A telefonia em nuvem também proporcionou que as empresas de pequeno e médio porte tivessem acesso a outras modalidades de números empresariais, como o número 0800 e o número DID (que torna as ligações para outros DDD com o mesmo valor de chamadas locais).
- Dependendo do plano Voip escolhido pela empresa, a telefonia em nuvem também conta com um sistema de PABX em nuvem, que além de integrar todos os ramais, também oferece vários recursos, tais como: gravação de chamadas, fila de espera personalizada, menu automático de atendimento, etc.
Viu como é possível investir e realmente ter bons resultados com a telefonia em nuvem na empresa? São tantos recursos e vantagens que é até difícil entender como um sistema assim funciona de maneira simples e econômica, não é mesmo?
Então, mãos à obra: conheça os valores das tarifas Voip dos planos aqui da FaleMais e comprove a economia!