Você já ouviu falar em mobile Voip? Mesmo que esse termo não seja familiar, saiba que ele é muito presente na rotina de pessoas e empresas em geral.
O avanço da internet proporcionou o surgimento de várias tecnologias de comunicação e atendimento ao cliente – com destaque para o Voip, cujas ligações são feitas pela internet.
A diferença é que com o mobile Voip, as empresas têm ainda mais autonomia e liberdade para se comunicar, o que é uma grande vantagem para negócios que contam com colaboradores em home office.
Por isso, entenda mais sobre essa tecnologia e como implementá-la em sua empresa!
O que é mobile Voip?
Mobile Voip significa fazer e receber ligações telefônicas totalmente pela internet – e a partir de dispositivos móveis.
Para você entender melhor, vamos dividir as palavras Voip e Mobile.
Voip (Voice Over Internet Protocol) é a tecnologia que permite ligações 100% online, sem a necessidade de linhas analógicas de telefone. É ela que permite que as pessoas se comuniquem por voz ou vídeo por computadores, por exemplo.
Já a palavra inglesa mobile é traduzida como “móvel”, que não necessita de fios, que permite a mobilidade da pessoa.
Portanto, ao fazer ligações por meio do mobile Voip, é possível utilizar dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks – desde que tenham acesso à internet.
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Quais as vantagens de usar mobile Voip no home office?
Além da mobilidade que a equipe terá para se comunicar internamente e externamente, o mobile Voip também conta com recursos que profissionalizam o atendimento.
Com um bom plano Voip, a empresa economiza dinheiro, espaço e infraestrutura – em comparação ao sistema convencional de telefonia, que requer o uso de aparelhos físicos e fios. No Voip, tudo funciona na nuvem. Aliás, é por isso que essa tecnologia também é chamada de telefonia em nuvem.
Outra vantagem do mobile Voip para home office são os recursos oferecidos pelo PABX Virtual, que também funciona em nuvem e pode ser acessado através dos dispositivos móveis.
Algumas funcionalidades são:
- ligações gratuitas entre ramais (como eles operam na nuvem, os colaboradores em home office podem ter seus próprios ramais);
- gravação de chamadas;
- URA (Unidade de Resposta Audível, que é aquele menu de autoatendimento);
- integração com sistemas de gestão, como o CRM;
- siga-me;
- relatórios de ligações;
- espera telefônica personalizada;
- sala de videoconferência.
Leia também | Home office e Voip: por que adotar essa tecnologia?
Como usar mobile Voip?
Para ter acesso ao sistema de mobile Voip, a empresa precisa de apenas 4 itens. São eles:
1. Provedor de serviços Voip
Um provedor de serviços Voip é uma empresa que disponibiliza planos Voip, permitindo as ligações pela internet.
A FaleMais, por exemplo, é uma das melhores operadoras Voip do país e conta com os preços mais acessíveis do mercado, sem perder a qualidade na transmissão dos dados e voz e vídeo.
2. Dispositivos móveis
De maneira geral, qualquer smartphone ou tablet moderno com Android ou iOS funcionará bem com a tecnologia mobile Voip. Notebooks, que também são considerados dispositivos móveis, estão incluídos nessa lista.
Aliás, eis uma dúvida comum que precisamos esclarecer: também é possível fazer e receber ligações Voip em aparelhos de telefone – tanto telefones IP, que contam com a tecnologia digital, quanto telefones analógicos. No caso dos analógicos, será necessário investir em um adaptador chamado ATA.
3. Boa conexão de internet
Para garantir uma ligação Voip de alta qualidade, é preciso investir em uma conexão de internet de alta velocidade – seja no wi-fi ou na internet do celular.
Aqui na FaleMais, recomendamos uma velocidade entre 50 e 80 kbps dedicados por ligação para uma boa qualidade das chamadas. Ou seja, uma internet que tenha entre 2 e 5 MBs já é o suficiente, dependendo da quantidade de dispositivos.
Leia também | Como escolher corretamente a velocidade da internet para usar Voip?
4. Softphone
Por fim, para o funcionamento do mobile Voip, será preciso ter um softphone, que é um software em nuvem ou aplicativo a ser baixado nos dispositivos móveis.
Ele será a interface do sistema de ligação, onde aparecerá o discador, os relatórios e todas as funcionalidades do PABX.
Cada operadora Voip pode indicar um softphone de acordo com as características de seus planos Voip.
E por falar em planos Voip, conheça o Plano Voip ilimitado para celular e fixo lançado pela FaleMais. Trata-se do melhor custo-benefício do mercado.