O que é Mobile Voip e por que ele é importante para o home office?

mobile voip

Você já ouviu falar em mobile Voip? Mesmo que esse termo não seja familiar, saiba que ele é muito presente na rotina de pessoas e empresas em geral.

O avanço da internet proporcionou o surgimento de várias tecnologias de comunicação e atendimento ao cliente – com destaque para o Voip, cujas ligações são feitas pela internet.

A diferença é que com o mobile Voip, as empresas têm ainda mais autonomia e liberdade para se comunicar, o que é uma grande vantagem para negócios que contam com colaboradores em home office.

Por isso, entenda mais sobre essa tecnologia e como implementá-la em sua empresa!

O que é mobile Voip?

Mobile Voip significa fazer e receber ligações telefônicas totalmente pela internet – e a partir de dispositivos móveis.

Para você entender melhor, vamos dividir as palavras Voip e Mobile.

Voip (Voice Over Internet Protocol) é a tecnologia que permite ligações 100% online, sem a necessidade de linhas analógicas de telefone. É ela que permite que as pessoas se comuniquem por voz ou vídeo por computadores, por exemplo.

Já a palavra inglesa mobile é traduzida como “móvel”, que não necessita de fios, que permite a mobilidade da pessoa.

Portanto, ao fazer ligações por meio do mobile Voip, é possível utilizar dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks – desde que tenham acesso à internet.

Leia também | Ligações ilimitadas: por que o Voip é a melhor solução para economizar?

Quais as vantagens de usar mobile Voip no home office?

Além da mobilidade que a equipe terá para se comunicar internamente e externamente, o mobile Voip também conta com recursos que profissionalizam o atendimento.

Com um bom plano Voip, a empresa economiza dinheiro, espaço e infraestrutura – em comparação ao sistema convencional de telefonia, que requer o uso de aparelhos físicos e fios. No Voip, tudo funciona na nuvem. Aliás, é por isso que essa tecnologia também é chamada de telefonia em nuvem.

Outra vantagem do mobile Voip para home office são os recursos oferecidos pelo PABX Virtual, que também funciona em nuvem e pode ser acessado através dos dispositivos móveis.

Algumas funcionalidades são:

  • ligações gratuitas entre ramais (como eles operam na nuvem, os colaboradores em home office podem ter seus próprios ramais);
  • gravação de chamadas;
  • URA (Unidade de Resposta Audível, que é aquele menu de autoatendimento);
  • integração com sistemas de gestão, como o CRM;
  • siga-me;
  • relatórios de ligações;
  • espera telefônica personalizada;
  • sala de videoconferência.  

Leia também | Home office e Voip: por que adotar essa tecnologia?

Como usar mobile Voip?

Para ter acesso ao sistema de mobile Voip, a empresa precisa de apenas 4 itens. São eles:

1. Provedor de serviços Voip

Um provedor de serviços Voip é uma empresa que disponibiliza planos Voip, permitindo as ligações pela internet.

A FaleMais, por exemplo, é uma das melhores operadoras Voip do país e conta com os preços mais acessíveis do mercado, sem perder a qualidade na transmissão dos dados e voz e vídeo. 

2. Dispositivos móveis

De maneira geral, qualquer smartphone ou tablet moderno com Android ou iOS funcionará bem com a tecnologia mobile Voip. Notebooks, que também são considerados dispositivos móveis, estão incluídos nessa lista.

Aliás, eis uma dúvida comum que precisamos esclarecer: também é possível fazer e receber ligações Voip em aparelhos de telefone – tanto telefones IP, que contam com a tecnologia digital, quanto telefones analógicos. No caso dos analógicos, será necessário investir em um adaptador chamado ATA

3. Boa conexão de internet

Para garantir uma ligação Voip de alta qualidade, é preciso investir em uma conexão de internet de alta velocidade – seja no wi-fi ou na internet do celular.

Aqui na FaleMais, recomendamos uma velocidade entre 50 e 80 kbps dedicados por ligação para uma boa qualidade das chamadas. Ou seja, uma internet que tenha entre 2 e 5 MBs já é o suficiente, dependendo da quantidade de dispositivos.

Leia também | Como escolher corretamente a velocidade da internet para usar Voip?

4. Softphone

Por fim, para o funcionamento do mobile Voip, será preciso ter um softphone, que é um software em nuvem ou aplicativo a ser baixado nos dispositivos móveis.

Ele será a interface do sistema de ligação, onde aparecerá o discador, os relatórios e todas as funcionalidades do PABX. 

Cada operadora Voip pode indicar um softphone de acordo com as características de seus planos Voip. 

E por falar em planos Voip, conheça o Plano Voip ilimitado para celular e fixo lançado pela FaleMais. Trata-se do melhor custo-benefício do mercado. 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!