Descubra como funciona a comunicação integrada para empresas

Roda de pessoas em volta de uma mesa, desenhando juntas diversas soluções e ideias, exemplificando assim, como funciona a comunicação integrada.

Ouviu falar em comunicação integrada e tem dúvidas de como aplicar esse conceito na sua empresa? Saiba mais sobre essa estratégia para ter bons resultados.

Sua empresa estabelece uma comunicação integrada eficaz? Se você tem dúvidas quanto à resposta, saiba que precisa rever as ações implementadas.

Afinal, a comunicação eficaz é imprescindível para os bons resultados de qualquer organização. Por meio dela, é possível transmitir a mensagem desejada, reforçar a reputação do negócio e atrair mais clientes.

Isso porque os conteúdos são mais bem direcionados ao público-alvo. Ao mesmo tempo, suas estratégias também são bem pensadas, inclusive, com o uso de diferentes ferramentas para alcançar o objetivo esperado.

Dentro desse cenário, como a comunicação integrada contribui com os objetivos de negócio? Neste post vamos explicar melhor. Acompanhe!

Os problemas de uma comunicação desconexa

A comunicação corporativa deve ser direcionada a clientes e colaboradores. Os conteúdos divulgados são diferentes, mas ambos são relevantes para manter a empresa em um patamar diferenciado.

Nesse sentido, existem quatro critérios a se considerar na hora de falar com um desses públicos. São eles:

consistência, para que os conteúdos tenham sempre a mesma linguagem e sentido igual;

coerência, para que as mensagens se relacionem entre si, qualquer que seja o canal de transmissão;

continuidade, para garantir uma sequência temporal aos conteúdos, que ajudem o cliente a percorrer o funil de vendas;

complementaridade, para que as mensagens se completem e criem uma mensagem completa.

Quando esses aspectos são ignorados, problemas tendem a surgir. Isso acontece porque há prejuízo no fluxo de processos e até mesmo mensagens conflitantes.

Para a empresa, isso representa perigo. Afinal, um comunicado indevido, por exemplo, pode gerar danos para a reputação do negócio.

O funcionamento da comunicação integrada

A comunicação integrada é aquela em que todos os canais de contato com clientes e colaboradores estão interligados. Mais do que isso, é feito um planejamento das melhores estratégias a serem adotadas, a fim de oferecer uma experiência agradável aos usuários.

Consistência, coerência, continuidade e complementaridade são os objetivos da comunicação integrada. Para isso, todo o processo comunicacional da organização deve estar integrado e considerar o ponto de vista de quem receberá a mensagem.

Uma boa forma de orientar todas as ações é elaborar uma política de comunicação integrada. Esse documento indicará a história da empresa, o posicionamento a ser adotado em todas as situações e como é o relacionamento com os interessados, ou seja, os stakeholders.

Nesse processo, todos os recursos e esforços disponíveis são otimizados. Isso sem deixar de lado as orientações de conduta, os valores organizacionais e os objetivos comunicacionais.

Além do mais, são implementados os indicadores de desempenho. Eles são fundamentais para saber se suas ações trazem os resultados esperados ou se é preciso fazer algum ajuste.

Por fim, vale a pena designar os padrões de identidade visual. Eles garantem que todos os materiais estejam alinhados para que o cliente e o colaborador sempre identifiquem a empresa.

As vantagens da comunicação integrada

A comunicação integrada oferece conteúdos de mais impacto, quando comparado a mensagens fragmentadas e até aleatórias. Com isso, é possível alcançar vários benefícios, como:

fortalecimento da identidade da marca, com reforço da personalidade organizacional e da missão, visão e valores;

eficiência das estratégias comunicacionais, para garantir a consistência das ações de marketing;

integração do trabalho das equipes, a fim de solidificar a cultura organizacional e enraizá-la. Assim, todos os que trabalham na empresa “falam a mesma língua”;

redução de custos, devido à melhoria da conversão e do alcance;

aumento das vendas, devido à melhoria do relacionamento com os clientes e da reputação do negócio.

A partir dessas informações, fica claro que a comunicação integrada é fundamental para o negócio conversar com clientes e colaboradores de forma prática e eficiente. Para isso, é preciso adotar as estratégias certas.

Uma delas é ter um sistema telefônico de qualidade. Ao adotá-lo, você está sempre disponível ao usuário e ainda tem acesso aos indicadores de desempenho por meio de relatórios especializados.

Assim, a comunicação integrada da sua empresa é efetivada e todos os benefícios citados são alcançados. A consequência é a melhoria dos resultados.

Quer ver outras ideias para sua empresa? Veja dicas práticas e saiba como vender mais pelo telefone.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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