Telefonia para empresa: 5 tendências que você precisa conhecer

Telefonia para empresa: imagem mostra lateral de costas de mulher com fone de ouvido, de frente para o computador, prestando atendimento telefônico

Quer melhorar o serviço de telefonia para empresa? Neste post apresentamos 5 tendências que você precisa conhecer.

Se a telefonia para empresa é uma preocupação para você, saiba que está na hora de melhorar ou implementar o serviço em sua organização. Caso contrário, há grandes riscos de perder clientes devido ao mau atendimento.

A crise sanitária decorrente da pandemia do coronavírus evidenciou a necessidade das empresas fazerem atendimento remoto

Ainda assim, é preciso ir além. Um levantamento da Trendhunter mostrou que o marketing personalizado é uma das tendências de 2021. Como colocar em prática no seu negócio?

Algumas respostas estão nas tendências dos serviços de telefonia para empresas. Por isso, citamos as 5 principais neste post para você acompanhar e valorizar o setor no seu negócio.

A importância de um serviço de qualidade de telefonia para empresa 

O serviço de telefonia para empresa é importante para melhorar a comunicação interna e externa. Ou seja, ajuda tanto no relacionamento com os potenciais clientes quanto com os colaboradores. Isso acontece quando o sistema é eficiente.

Ao implementar um sistema moderno, é possível otimizar o atendimento, controlar o serviço feito pelos colaboradores e diminuir os custos. Além disso, fica mais fácil identificar gargalos, como:

– processos que necessitam de melhoria;

– performance dos operadores;

– percepção dos consumidores sobre o atendimento etc.

Como resultado, o seu negócio conquista vantagem competitiva. Na prática, você tem um cenário completo do que acontece na sua empresa e consegue fazer melhorias mais direcionadas, que realmente trarão resultados.

As novas tendências de telefonia para empresa

Para implementar um serviço de qualidade no seu negócio, é preciso conhecer as diferentes opções de telefonia para empresa. Há várias tendências no mercado que ajudam a tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Quer saber quais são as principais? Veja as alternativas a seguir.

1. Monitoramento de ligações

Um sistema completo de telefonia para empresa deve permitir o acompanhamento dos resultados de cada operador e das equipes. Com o monitoramento de chamadas, existem diferentes vantagens, por exemplo:

– aumento do nível de satisfação do cliente;

– agilidade no atendimento;

– diminuição dos erros operacionais;

– obtenção de feedbacks constantes.

Assim, você descobre como está o atendimento na sua empresa e pode melhorar a qualidade oferecida aos clientes. Isso pode levar ao aumento da satisfação e da fidelização dos consumidores.

2. URA

As Unidades de Resposta Audíveis (URAs) são ferramentas de automação do atendimento. Por isso, agilizam os processos internos e aumentam a qualidade do atendimento prestado.

Como isso acontece? Por meio de mensagens de áudio automáticas e outros recursos que direcionam os clientes. Assim, eles são encaminhados ao setor adequado e deixam de perder tempo nas chamadas.

Da mesma forma, os operadores perdem menos tempo na resolução de problemas e atendem às demandas com mais rapidez. Desse modo, há mais agilidade no atendimento.

3. Telefonia em nuvem

O também chamado cloud computing é um sistema que armazena informações na nuvem. Com isso, é possível obter vários benefícios, por exemplo: 

– mobilidade;

– redução de custos;

– escalabilidade;

– integração com sistemas;

– facilidade de implementação;

– personalização. 

As vantagens são conquistadas devido aos recursos disponibilizados. Um deles é a gestão de tarifação. Além disso, o armazenamento de informações e dados é feito na nuvem e permite o acesso a partir de qualquer dispositivo com internet.

4. Gestão do uso e tarifação

O plano de telefonia para empresa que foi contratado nem sempre é o mais adequado. O pacote pode deixar de suprir as necessidades ou, pelo contrário, ficar muito caro e sobrarem muitos recursos desnecessários para o negócio.

Por meio de um serviço de gestão do uso e tarifação, é possível analisar os gastos e verificar as verdadeiras necessidades da empresa. Vale a pena destacar que esse recurso está incluído em outras tecnologias, como no VoIP.

5. VoIP

É um sistema em que as ligações em voz são executadas pela internet. Mais do que isso, oferece vários recursos de interação do usuário por meio das URAs e oferece a possibilidade de ter ramais remotos.

Na prática, isso significa que você pode atender todas as chamadas de clientes de qualquer lugar que esteja. Isso porque há mobilidade devido ao espelhamento de ramal. Assim, as ligações são redirecionadas a outros telefones sem compartilhamento do número particular.

Além desse benefício, uma das principais vantagens também é a redução de custos, devido ao uso da conexão com a internet e a adoção de tarifas simplificadas.

Você também não precisa assinar contratos e nem lidar com a fidelidade. Em caso de acúmulo de créditos, eles podem ser utilizados no mês seguinte e vários relatórios estão disponíveis com o histórico de ligações, financeiro e outros dados.

Por isso, é uma tendência de telefonia para empresa que vale a pena conhecer e implementar, mesmo nos pequenos negócios. 

Afinal, você melhora o atendimento e aumenta a satisfação do cliente sem ter maiores gastos. Ou seja, garante um ótimo custo-benefício.

Agora você já entendeu que essas tendências de telefonia para empresa ajudam a adotar um serviço de qualidade. Como consequência, há mais chance de atrair, reter e fidelizar clientes. Tudo isso impactará positivamente o seu negócio, inclusive no quesito financeiro.

E você, quer saber mais sobre como economizar com esse serviço? Veja 6 passos para reduzir os custos com telefonia na empresa.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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