Gestão financeira na crise: dicas essenciais para sua empresa sair do vermelho
A gestão financeira na crise precisa ser ainda mais reforçada nas empresas. Afinal, se estamos falando de eventos econômicos negativos, significa que de uma forma ou de outra, a renda de parte da população pode ficar comprometida por um tempo.
Por isso, é importante arregaçar as mangas e partir para um plano de ação que tenha pelo menos dois objetivos:
- Diminuir os gastos da empresa;
- Aumentar a receita.
Saiba que mesmo em meio à atual crise que estamos atravessando por conta da pandemia de Covid-19, ainda assim várias empresas estão se reinventando e colocando em prática várias medidas para sair do vermelho.
Confira algumas dicas essenciais no post de hoje.
1. Antes de tudo, analise o cenário
Analisar o cenário micro e macroeconômicos ajudam a ter uma dimensão melhor de como a sua empresa está posicionada no momento em que a crise acontece e quais elementos são positivos e negativos para o negócio.
Na prática, a matriz SWOT é uma ferramenta importante para ajudar nessa avaliação e na tomada de decisões, já que é possível fazer um levantamento interno e externo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa corre em meio à crise.
2. Avalie os atuais recursos/custos que a empresa tem
Calcule todas as despesas fixas e variáveis da empresa e também uma estimativa de faturamento durante a crise.
Com isso, ficará mais fácil saber tomar decisões orientadas a renegociar valores e prazos com fornecedores e também estipular novas metas de vendas – metas dentro da realidade de uma gestão financeira na crise.
Caso a empresa tenha dívidas, avalie a possibilidade de renegociar valores, juros e prazos de pagamento. Dessa maneira, o negócio não precisará dispor do capital de giro e/ou do dinheiro de eventuais emergências enquanto passa pela crise.
Leia também: 5 técnicas de cobrança por telefone.
3. Estude como aumentar o faturamento da empresa
A crise é, de fato, desafiadora, mas nem por isso deve ser desanimadora. Afinal, ela faz parte de toda a vida dos empreendedores, independentemente do tamanho da empresa e do tempo de atividade.
Portanto, também faz parte da gestão financeira na crise a criação de estratégias para estimular as vendas, tais como:
- aumentar o mix de produtos e serviços;
- realizar promoções para girar o estoque;
- personalizar ofertas;
- diversificar formas de pagamento.
Nessas horas, a prática do cross selling e do up selling também ajudam a aumentar o ticket médio de vendas dos produtos e serviços.
4. Invista em marketing
Na crise, muitas empresas decidem cortar os investimentos em marketing, mas é o justamente o contrário que precisa ser feito. Afinal, o marketing é um conjunto de estratégias que atraem o público-alvo até sua empresa.
Ou seja, o marketing é o que vai fazer com que os seus potenciais clientes cheguem até você – e não ao seu concorrente.
Por isso, vale a pena criar várias estratégias digitais e também locais, de forma segmentada, para atrair as pessoas certas.
Saiba mais: Marketing para pequenas empresas: 6 dicas para dar o pontapé inicial.
5. Fortaleça o atendimento ao cliente (mas utilize ferramentas mais econômicas)
Para uma gestão financeira na crise, sair do vermelho também significa fortalecer a comunicação com seus clientes.
Somente ouvindo o que eles têm a dizer fica mais claro de entender o momento em que estão e descobrir os motivos de queda nas vendas e também as oportunidades para a retomada do crescimento.
Por isso, já que será preciso ampliar o atendimento ao cliente, é importante investir em ferramentas econômicas para não desequilibrar as contas.
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Juntos, vamos vencer esta crise!