Gestão financeira na crise: como sair do vermelho

Gestão financeira na crise: como sair do vermelho

Gestão financeira na crise: dicas essenciais para sua empresa sair do vermelho

 

A gestão financeira na crise precisa ser ainda mais reforçada nas empresas. Afinal, se estamos falando de eventos econômicos negativos, significa que de uma forma ou de outra, a renda de parte da população pode ficar comprometida por um tempo.

 

Por isso, é importante arregaçar as mangas e partir para um plano de ação que tenha pelo menos dois objetivos:

 

 

Saiba que mesmo em meio à atual crise que estamos atravessando por conta da pandemia de Covid-19, ainda assim várias empresas estão se reinventando e colocando em prática várias medidas para sair do vermelho.

 

Confira algumas dicas essenciais no post de hoje.

1. Antes de tudo, analise o cenário 

Analisar o cenário micro e macroeconômicos ajudam a ter uma dimensão melhor de como a sua empresa está posicionada no momento em que a crise acontece e quais elementos são positivos e negativos para o negócio.

 

Na prática, a matriz SWOT é uma ferramenta importante para ajudar nessa avaliação e na tomada de decisões, já que é possível fazer um levantamento interno e externo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa corre em meio à crise.

 

2. Avalie os atuais recursos/custos que a empresa tem 

Calcule todas as despesas fixas e variáveis da empresa e também uma estimativa de faturamento durante a crise. 

 

Com isso, ficará mais fácil saber tomar decisões orientadas a renegociar valores e prazos com fornecedores e também estipular novas metas de vendas – metas dentro da realidade de uma gestão financeira na crise. 

 

Caso a empresa tenha dívidas, avalie a possibilidade de renegociar valores, juros e prazos de pagamento. Dessa maneira, o negócio não precisará dispor do capital de giro e/ou do dinheiro de eventuais emergências enquanto passa pela crise. 

 

Leia também: 5 técnicas de cobrança por telefone

3. Estude como aumentar o faturamento da empresa

A crise é, de fato, desafiadora, mas nem por isso deve ser desanimadora. Afinal, ela faz parte de toda a vida dos empreendedores, independentemente do tamanho da empresa e do tempo de atividade.

 

Portanto, também faz parte da gestão financeira na crise a criação de estratégias para estimular as vendas, tais como:

 

  • aumentar o mix de produtos e serviços;
  • realizar promoções para girar o estoque;
  • personalizar ofertas;
  • diversificar formas de pagamento. 

 

Nessas horas, a prática do cross selling e do up selling também ajudam a aumentar o ticket médio de vendas dos produtos e serviços. 

4. Invista em marketing 

Na crise, muitas empresas decidem cortar os investimentos em marketing, mas é o justamente o contrário que precisa ser feito. Afinal, o marketing é um conjunto de estratégias que atraem o público-alvo até sua empresa. 

 

Ou seja, o marketing é o que vai fazer com que os seus potenciais clientes cheguem até você – e não ao seu concorrente. 

 

Por isso, vale a pena criar várias estratégias digitais e também locais, de forma segmentada, para atrair as pessoas certas. 

 

Saiba mais: Marketing para pequenas empresas: 6 dicas para dar o pontapé inicial

5. Fortaleça o atendimento ao cliente (mas utilize ferramentas mais econômicas)

Para uma gestão financeira na crise, sair do vermelho também significa fortalecer a comunicação com seus clientes. 

 

Somente ouvindo o que eles têm a dizer fica mais claro de entender o momento em que estão e descobrir os motivos de queda nas vendas e também as oportunidades para a retomada do crescimento.

 

Por isso, já que será preciso ampliar o atendimento ao cliente, é importante investir em ferramentas econômicas para não desequilibrar as contas.

 

Na prática, a tecnologia Voip ajuda muito a sua empresa a economizar até 60% na conta de telefone, sem falar nos recursos profissionais proporcionados pelo PABX em nuvem – como o gerenciamento de toda a telefonia da empresa.

 

 

Quer saber mais sobre como a tecnologia Voip é fundamental para a sua gestão financeira na crise? Então conheça 5 sinais de que está na hora de investir nessa ferramenta

 

Juntos, vamos vencer esta crise!

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Share on google
Share
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!