Veja como fidelizar clientes e economizar na sua empresa!

Como fidelizar clientes: na imagem tem uma mão do lado esquuerdo entregando o símbolo com uma carinha feliz para a outra mão que está do lado direito. O fundo da foto é azul.

O que custa mais caro, conquistar novos consumidores ou fidelizar os já existentes? Para responder essa pergunta, imagine a seguinte situação: sua empresa realiza um bom atendimento a um cliente que, satisfeito com seu produto, o indica para outras pessoas.

Nesse cenário, fica claro que essa indicação teve um custo muito menor, não é mesmo? Por isso, descobrir como fidelizar seus clientes se torna um diferencial que pode aumentar significativamente os lucros do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, pegue uma xícara de café ou chá e boa leitura!

Vantagens de investir na fidelização de clientes

Antes de descobrir como fidelizar seus clientes, é importante ter certeza da importância dessa ação para sua empresa. 

Além de impulsionar o número de indicações do seu serviço, como dissemos anteriormente, investir nessa estratégia promove vantagens como:

criação de provas sociais (depoimentos de clientes, histórias de sucesso e quadros de avaliações, por exemplo);

— redução de custos com marketing;

aumento da percepção de valor do seu público-alvo com sua marca no mercado;

melhora na recorrência de vendas e previsibilidade de receita;

desenvolvimento de um diferencial competitivo frente à concorrência.

5 dicas de como fidelizar clientes

Agora que você entende a importância da retenção do público para o seu negócio, é hora de entender de fato como fidelizar seus clientes. Abaixo, confira 5 dicas que vão alavancar o sucesso da sua empresa!

1. Crie ações promocionais e programas de fidelidade

Como o próprio nome diz, uma ação promocional (assim como um programa de fidelidade) promove e fortalece a relação da sua marca com seus clientes. Existem inúmeras possibilidades de utilizar essa estratégia, algumas delas são:

oferecer desconto em datas comemorativas, por exemplo, aniversário;

ter um programa de pontos com vantagens exclusivas que se acumulam ao longo do tempo;

realizar promoções-relâmpago para clientes inativos;

enviar amostras grátis de novos produtos ou serviços oferecidos;

desenvolver brindes relevantes de acordo com o propósito da sua marca.

2. Resolva conflitos de maneira ágil e transparente

Que atire a primeira pedra a empresa que nunca teve um conflito com um cliente. Mas, você sabe o segredo das organizações de sucesso quando esse é o assunto? Isso mesmo, agilidade! 

As pessoas sabem que as marcas não são perfeitas, mas esperam que elas sejam transparentes e em caso de erros ou problemas, tenham um tempo de resposta rápido.

Assim, tenha uma equipe pronta e especializada na resolução de conflitos e forneça canais de contato como SAC e Ouvidoria.

3. Colete feedbacks com frequência

A jornada dos clientes dentro das empresas pode ser influenciada por fatores internos (dificuldades em usar o serviço ou produto contratado, problemas de comunicação com colaboradores, etc) e externos (crise econômica, internalização de serviços, entre outros). 

A melhor forma de ter conhecimento dessas questões e dores do seu público é por meio da coleta frequente de feedbacks.

Dessa forma, além de demonstrar o interesse constante em melhorar seu atendimento, você consegue prever problemas que podem levar ao término da relação com seu consumidor, como a quebra de expectativas em relação à entrega de resultados prometidos.

A dica aqui é aplicar uma pesquisa de satisfação do cliente pelo menos uma vez a cada mês ou trimestre.

4. Invista no pós-venda

É fato que, normalmente, o principal objetivo das empresas é a realização de vendas. Mas, o relacionamento com o público não termina quando o produto ou serviço é vendido. O pós-venda é uma etapa indispensável para fidelizar clientes e aumentar os lucros do seu negócio.

Afinal, um consumidor satisfeito não só volta a comprar da sua marca como também indica amigos e conhecidos. Ainda, como dissemos no início deste artigo, reter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo.

5. Ofereça um atendimento humanizado

Como última dica, temos o principal pilar de como fidelizar clientes: o atendimento humanizado. Sem esse fator, todos os outros passos se tornam incompletos, já que é por meio dele que seu público se sentirá compreendido, conectado e ouvido por sua empresa.

Por isso, invista em ferramentas para potencializar a experiência dos seus clientes com sua marca, como: suporte técnico especializado, atendimento telefônico empático, amplie as redes de canais de atendimento e muito mais.

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Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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