Você sabia que a prospecção de clientes via Voip é perfeitamente possível? Seja a sua empresa B2B (cujos clientes são outras empresas) ou B2C (cujo cliente é o consumidor final), a telefonia ainda pode gerar ótimos resultados.
No entanto, para que essa tarefa realmente seja eficiente, precisamos entender alguns pontos importantes:
- O que é e quem realmente deve fazer a prospecção de cliente;
- O que é a telefonia Voip;
- Por que fazer a prospecção de clientes via Voip?
Vamos lá!
O que é prospecção de clientes e quem é o responsável por essa tarefa?
Prospecção de clientes é uma etapa que faz parte da chamada pré-venda. Trata-se do trabalho de encontrar consumidores que têm potencial para comprar da sua empresa.
Ou seja, antes de oferecer o produto ou serviço, é preciso encontrar consumidores que façam parte do seu público-alvo. Evite desperdício de tempo e dinheiro na aquisição de novos clientes e aumentando a chance de fechar negócio.
A prospecção de clientes pode ser feita de várias maneiras, mas as mais comuns são:
- feita por meio de pesquisas;
- prospecção por indicação de pessoas;
- por um cadastro realizado tanto em meios físicos quanto digitais.
Mas quem é o responsável por essa etapa de vendas?
É aí que muita gente se confunde. Não são os vendedores os responsáveis pela prospecção de clientes via Voip – essa tarefa é de uma pessoa que assume a função de SDR (Sales Development Representative), que atua no pré-vendas criando novas oportunidades aos vendedores.
Aliás, essa tarefa também precisa contar com a equipe de marketing da empresa, já que a função dela também é a de atrair potenciais clientes com estratégias que fazem com que o próprio consumidor entre em contato com a empresa.
Caso a sua empresa ainda seja pequena e não conte com esses times estruturados, vale a pena então dividir a tarefa de prospecção entre os vendedores. Por exemplo: a parte da manhã pode ser separada apenas para essa etapa, enquanto a parte da tarde pode ser reservada para as vendas propriamente ditas.
Saiba mais: Funil de vendas e ligação telefônica: saiba a hora certa de abordar.
O que é a telefonia Voip?
Antes de entendermos por que fazer a prospecção de clientes via Voip, vamos relembrar o que é a telefonia Voip.
Voip é a sigla de Voice Over Internet Protocol – e isso quer dizer que você pode ligar e receber ligações totalmente pela internet, sem a necessidade de uma linha telefônica.
O Skype e o WhatsApp são exemplos de Voip que podem ser utilizados gratuitamente – mas para a telefonia empresarial, o ideal é sempre investir em um plano Voip, que conta com uma série de recursos que profissionalizam o atendimento (como o PABX virtual, por exemplo).
Uma vantagem da telefonia Voip é que você não precisa realizar instalações físicas para que o sistema funcione. Se não quiser adquirir telefones IP para a empresa, é possível fazer e receber chamadas a partir dos dispositivos conectados à internet, como computadores, tablets e smartphones.
Leia também: Por que utilizar PABX e Voip de forma integrada?
Por que fazer a prospecção de clientes via Voip?
Fazer prospecção de clientes via Voip, ou seja, utilizando a telefonia Voip, pode ser feita de acordo com o perfil do seu público.
Em estratégias de empresas B2B, por exemplo, o telefone é uma ferramenta importante, pois gestores e diretores de empresas geralmente recebem muitos e-mails e mensagens de texto diariamente – e o seu contato muitas vezes pode cair no spam.
Quando você prospecta por telefone, essa tarefa é cumprida de maneira mais objetiva e prática, e, dependendo do script adotado, pode até mesmo significar o fechamento do negócio de maneira mais rápida.
Mas por que fazer a prospecção de clientes via Voip? Eis alguns motivos:
- Com a telefonia Voip, você consegue economizar até 60% nos custos das ligações para fixos e celulares.
- O sistema pode ser integrado ao CRM da empresa – o Voip aqui da FaleMais, por exemplo, recentemente foi integrado ao sistema da HubSpot.
- A prospecção de clientes via Voip também garante a mobilidade do time de pré-vendas, já que ele pode ligar e receber ligações via Voip a partir de seus dispositivos móveis.
- O sistema Voip possui uma interface simples e o histórico completo de chamadas, fazendo com que você consiga gerir melhor a telefonia e entender em que fase do funil de vendas o potencial cliente está.
Gostou das dicas? Lembre-se que a prospecção de clientes via Voip deve ser feita após um planejamento estratégico bem alinhado e depois de levantar qual é o perfil do público-alvo, combinado?
Agora vamos avançar mais um pouco e conferir 5 motivos para você contratar um plano Voip ainda hoje para aumentar as suas vendas e melhorar a experiência do seu cliente.
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