Marketing digital para pequenas e médias empresas: 4 dicas para começar!

Marketing digital para pequenas e médias empresas

No post anterior, falamos sobre como você pode dar o pontapé inicial para construir um bom planejamento de marketing.

Hoje, vamos falar sobre o marketing digital para pequenas e médias empresas e já adiantamos: funciona! Afinal de contas, a internet é um terreno fértil e que tem uma infinidade de pessoas que têm necessidades e interesses em produtos e serviços.

Nesse sentido, o marketing digital é uma excelente estratégia, pois é possível personalizar ao máximo as ações e calcular exatamente o retorno sob o investimento. Então, quer crescer com sustentabilidade e a um baixo custo? Confira algumas dicas de marketing digital para começar:

1- Defina a sua persona

Esse é o ponto de partida para todas as suas estratégias de marketing, sejam elas digitais ou não. E existe uma diferença entre persona e público-alvo: enquanto este último é resumido e mais generalista, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.

Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha uma loja de roupas femininas. O seu público-alvo pode ser: Mulheres entre 20 e 55 anos, integrantes das classes econômicas A e B, moradoras de Belo Horizonte (MG), que compram roupas ao menos três vezes por ano.

Já a persona pode ser definida assim:

Luiza, 36 anos, moradora de Belo Horizonte, casada, mãe de 1 filho, executiva de uma empresa conhecida da região. Ela tem o dia bem corrido, pois participa de muitas reuniões, almoços e viagens corporativas. Quando chega os finais de semana, tenta ao máximo passar um tempo com a família.

Luiza gosta de se vestir bem e prefere usar roupas que tenham tecidos de qualidade e devidamente preparados para imprevistos. Ela prefere consumir marcas de luxo que se adaptam às suas expectativas e à sua realidade profissional e econômica.

Luiza está sempre em dia com as notícias. Consome muito conteúdo de moda e acessa redes sociais (Facebook, e, principalmente, Instagram). Quer sempre saber das últimas tendências e se gostar, ela compra para usar.

O seu maior objetivo de vida é construir um bom patrimônio para sua família e formar o filho em uma boa faculdade. Ela se preocupa pelo excesso de trabalho e se culpa muito por não estar tão presente na rotina familiar – aliás, ela gostaria de ter mais um filho.

E então? Não acharia bem mais fácil construir uma estratégia baseada na Luiza? Você conseguiria direcionar suas ações de marketing e todo o seu conteúdo com base nas expectativas, necessidades, desejos e preocupações dessa persona.

Mas como se chegar a essa quantidade de informações? Com pesquisa. Construa um questionário objetivo, que deverá ser respondido pelos seus clientes e construa a sua persona (ou mais de uma, se for o caso) com base na média das respostas.

Isso realmente fará toda a diferença no marketing digital para pequenas e médias empresas. Afinal, você precisa saber com quem está falando.

2- Defina o objetivo de conversão

No marketing digital, as estratégias são construídas com base em 4 objetivos: atração, monitoramento, conversão e análise dos resultados.

Mas falando especificamente em conversão, saiba que esse é o objetivo da sua estratégia, o que te fará gerar faturamento.

O que você quer que a Luiza faça quando ela entrar em contato com a sua empresa? A conversão pode ser, por exemplo:

– Fechar uma venda;

– Preencher um cadastro;

– Efetivar uma assinatura;

– Marcar uma consulta;

– Solicitar um orçamento (para depois a equipe de vendas entrar em ação).

Vamos supor que você definiu que a Luiza precisa fechar uma venda. Então:

– Na fase de atração, ela precisa saber que a sua loja existe e se interessar por ela;

– Na fase de monitoramento, a sua equipe vai monitorando os passos dela em seu site e nas redes sociais (existem ferramentas de análise e monitoramento desses dados);

– A fase de conversão é a fase em que a venda ocorreu;

– Na fase de análise, você verifica o que deu certo e o que não deu (a Luiza pode ter desistido da compra, por exemplo). É a fase de aparar as arestas.

Mas então, eis a dúvida: como atrair a Luiza até a sua empresa utilizando o marketing digital?

3- Atraia a sua persona e construa um relacionamento para convertê-la em cliente

No marketing digital para pequenas e médias empresas, existem duas formas de atrair a sua persona: a atração paga e a atração orgânica. As duas maneiras devem existir, mas a orgânica deve concentrar seus esforços, pois é ela que vai gerar leads (potenciais clientes) de mais qualidade.

Enquanto na atração paga você faz por meio do patrocínio de postagens e de anúncios de sua empresa pela internet e redes sociais, na atração orgânica você faz a sua persona se interessar pelo seu negócio por conta do conteúdo de qualidade que você oferece. Você passa a ser, então, referência de autoridade no mercado em que atua.

Então, uma boa dica para começar é criar um calendário de planejamento de postagens em seu site e nas redes sociais do seu negócio, com base em temas que a sua persona se interessaria e em diversos formatos: artigos, gifs nas redes sociais, vídeos de unboxing dos produtos que vende, stories, infográficos, etc.

4- No marketing digital para pequenas e médias empresas, é preciso ter ferramentas para se comunicar com a sua persona

Para finalizar, outra dica importante é: tenha as ferramentas certas para se comunicar com a sua persona. Se ela foi atraída pelas estratégias, cabe a você oferecer um suporte de qualidade e eficiente para ela tirar todas as dúvidas e construir uma boa relação com a sua marca.

Foque na construção de:

– Um site que tenha blog (o site é o coração da estratégia de marketing digital para pequenas e médias empresas);

– Redes sociais;

– Lista de e-mail dos clientes e potenciais clientes;

– Central de atendimento telefônico (considere utilizar Voip com PABX Virtual).

 

Bom, essas foram as principais dicas para você começar uma estratégia de marketing digital para pequenas e médias empresas. Se for preciso, contrate ou terceirize uma equipe especializada para te ajudar a dar esses primeiros passos e colher os resultados.

Aproveite e saiba agora como você pode impulsionar as suas vendas utilizando a tecnologia Voip. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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