Entenda a diferença entre SAC e ouvidoria!

Diferença entre sac e ouvidoria: na ilustração há um headset gigante bem ao meio da imagem e entre esse fone tem um notebook, ao lado desses aparelhos tem uma mulher segurando um símbolo de positivo, e do outro lado um rapaz na escada. Ao fundo temos balões que simbolizão avaliações de pessoas.

Independente do segmento de atuação da sua empresa, o público sempre é o responsável pela consolidação da marca no mercado. 

O sucesso do negócio depende da relação que é estabelecida entre a organização e os clientes. Por isso, é essencial entender a importância e diferença entre SAC e ouvidoria.

Seja em diferentes canais ou por plataformas digitais, escutar o que os clientes têm a dizer é imprescindível para a boa comunicação institucional da sua empresa. Quer entender quais as principais características de cada modelo? Continue a leitura!

SAC x Ouvidoria? Entenda o que é cada um

Não é mentira que ambos os canais de atendimento são destinados para o atendimento ao cliente, porém há alguns aspectos e objetivos individuais que são responsáveis por diferenciar e direcionar públicos específicos para cada.

O SAC é o principal canal para suporte e esclarecimento de dúvidas, geralmente sendo realizado através de telefonia. 

Já a ouvidoria, é o canal responsável pela coleta de feedbacks de um negócio, sendo responsável por categorizar e encaminhar reclamações, elogios e demais mensagens para o setor responsável.

A seguir, confira quais são os principais aspectos de cada tipo de atendimento!

SAC — Serviço de atendimento ao cliente

Como dito anteriormente, esse é o canal ideal para o cliente conseguir contatar a empresa e esclarecer suas dúvidas, além disso, através do SAC é possível conseguir suporte técnico, por exemplo, para eletrônicos.

Regulamentado pelo decreto nº 6.523/2008, há alguns serviços que as empresas são obrigadas a oferecer, o serviço de atendimento é um exemplo dessa obrigatoriedade em casos de:

— empresas de eletrônicos;

— planos de saúde;

— telefonia móvel e fixa;

— internet;

— bancos;

— seguradoras.

Não há uma regra, mas todos esses serviços têm algo em comum: recorrência. Por se tratarem de contratos que perduram por um tempo determinado — podendo ser curto, médio ou longo prazo — é comum que pessoas precisem entrar em contato para solucionar problemas e sanar dúvidas.

Ademais, todas as organizações que dispuserem de um serviço de SAC para seus clientes, devem seguir algumas determinações, como: funcionamento 24 horas durante toda a semana e o atendimento deve ser gratuito para o cliente.

Por esses quesitos, isso pode gerar altos custos para a empresa, por isso vale a pena investir na telefonia digital, assim é possível reduzir custos e otimizar tempo.

Qual a importância do SAC?

A principal importância do SAC é facilitar e melhorar a experiência do cliente, já que através desse canal ele conseguirá ser escutado e ter o seu problema resolvido sem grandes dores de cabeça. 

Além disso, é possível conhecer o público da sua empresa através do que é passado, enxergar oportunidades de melhorias e replicar o que está dando certo.

Ouvidoria

É comum que devido a experiências de contato anteriores, os clientes se tornem mais exigentes. Em contrapartida, é recorrente haver um número maior de problemas que não são resolvidos no primeiro contato com a empresa.

De forma prática, a ouvidoria é o meio de comunicação responsável por assumir a responsabilidade em casos que não foram solucionados nos primeiros contatos. Por isso, demandam uma atenção mais rigorosa da empresa. 

Além disso, a ouvidoria serve como um canal para:

— reivindicações;

— sugestões;

— reclamações;

— elogios.

Como benefício, a ouvidoria pode ser uma forte fonte para coleta de informações e, posteriormente, melhoria de processos e serviços da empresa, já que é possível enxergar padrões nas reclamações e sugestões, por exemplo.

Qual a importância da ouvidoria?

A ouvidoria se consolida como uma área importante para empresas de diferentes atuações, isso porque ela garante a resolução de problemas críticos e, consequentemente, a satisfação do consumidor final. 

Outro ponto é que ela pode servir como um controle de qualidade do trabalho oferecido pelos colaboradores da empresa, o que pode ajudar na melhoria de processos internos e externos.

Conte com a FaleMais

Agora que você entendeu a diferença entre SAC e ouvidoria, é importante saber como otimizar os processos de atendimento da sua empresa. 

Uma das opções mais adotadas atualmente, é o atendimento automatizado. Quer entender melhor sobre ele e outras soluções? A FaleMais pode te ajudar!Oferecendo soluções de telefonia Voip para todo o Brasil, a FaleMais possui serviços que vão desde planos 4G até números 0800. Ficou curioso? Confira mais das nossas soluções clicando neste link. Aguardamos seu contato!

Share on facebook
Share
Share on twitter
Tweet
Share on pinterest
Pin it
Share on google
Share
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!