Telefonia digital: 5 motivos para prestar atenção nessa tendência

Telefonia digital: imagem lateral mostra mulher mexendo no computador e com celular na mão

Pensou em implantar a telefonia digital na sua empresa? Explicamos por que vale a pena considerar essa opção. Confira! 

A indústria 4.0 e a transformação digital impacta todos os setores de atuação. Esse cenário já é uma realidade e exige que as empresas façam investimentos para se destacarem, inclusive em recursos mais tradicionais. É o que a telefonia digital pode fazer.

Ao mudar o processo de transmissão de voz e usar a internet como base, torna-se possível obter vários benefícios. Eles se traduzem em motivos para aderir a essa tecnologia.

Então, que tal entender melhor o que é a telefonia digital e quais são as justificativas para seu uso?

O que é telefonia digital

A telefonia digital é a tecnologia que transmite a voz pela internet. Na prática, o áudio analógico é transformado em dados digitais; assim podem ser realizadas chamadas de áudio e vídeo. Além disso, o usuário tem mais mobilidade.

Para uma empresa, essa característica faz toda a diferença. Há menos chance de perder ligações de clientes, fornecedores e parceiros. Isso tende a elevar a vantagem competitiva do negócio, já que o bom atendimento é um aspecto relevante.

Tanto é que um estudo mostrou que esse é o segundo principal atributo para os brasileiros. Ele foi avaliado como fundamental para 94% dos entrevistados. A telefonia digital também contribui para a agilidade dos processos, fator citado como relevante para o bom atendimento por 91,3% dos respondentes.

5 motivos para aderir à telefonia digital

A mudança no formato de transmissão da voz traz várias vantagens; todas elas são motivos para adotar a tecnologia digital para o sistema de telefonia da sua empresa. Entenda melhor quais são os motivos para fazer essa adesão.

1. Economia de gastos

A telefonia digital é mais barata. Por usar a internet para fazer as ligações, os planos são diferentes e não há cobranças extras por fazer uma chamada interurbana, por exemplo.

Ao mesmo tempo, as ligações locais também são mais econômicas. Afinal, a qualidade do áudio e a redução de ruídos e silêncios diminuem o consumo de dados. Outro fator relevante é que as chamadas internas são gratuitas.

Ainda há redução de custos na instalação da telefonia digital. Caso sua empresa precise de um sistema robusto, os gastos são menores e apresentam maior custo-benefício.

2. Facilidade nos processos

Uma das vantagens do sistema digital de telefonia é a facilidade nas transferências de chamadas. Esse benefício é válido tanto para chamadas internas quanto externas.

Para começar, essa vantagem é derivada da interface mais intuitiva e completa do sistema. Assim, é possível encontrar o destinatário sem consultar uma lista de ramais.

Ainda existe a possibilidade de: 

  • realizar um encaminhamento dinâmico quando a chamada ficar sem atendimento ou se a linha estiver ocupada;
  • redirecionar a chamada para um telefone externo, que pode ser até mesmo um celular. Desse modo, há menor chance de perda de oportunidades.

3. Autenticação

Esse é outro motivo para usar a telefonia digital. Os aparelhos dessa tecnologia têm um IP (Protocolo de Internet) próprio.

Isso significa que, se o colaborador sair da sala, ele pode levar o equipamento e conectá-lo à rede para haver a autenticação automática. Na prática, a chamada continua sem problemas e o número de ramal permanece igual.

4. Variedade de recursos

O sistema digital tem um número grande de funcionalidades, algo bem diferente do que acontece com a telefonia tradicional. Os principais recursos disponíveis são: 

  • compatibilidade com diferentes dispositivos: é possível fazer e receber ligações a partir de computadores, tablets, celulares, telefones IP ou aparelhos tradicionais com Adaptador Telefônico Analógico (ATA);
  • chamadas em grupo: permite conectar várias pessoas em uma mesma ligação. Isso facilita o trabalho remoto e o atendimento de clientes;
  • gravação de voz automática e facilitada: é possível registrar as chamadas realizadas. Isso pode ser válido para treinamentos, monitoramento de padrões de qualidade e outras situações;
  • integração com outros sistemas de comunicação: o sistema pode ser integrado com facilidade a outros meios; entre eles, e-mails e mensagens de texto. Assim, as chamadas também podem ser armazenadas em arquivos digitais;
  • identificação de chamadas: é um serviço gratuito e mais moderno do que a bina existente no sistema tradicional. Agora, além do número que ligou, um ramal ou número externo pode ser relacionado a quem faz a chamada;
  • configurações de recursos facilitadas: a internet facilita a inserção de outras funcionalidades, como monitoramento e controle de chamadas, serviços de atendimento automático e secretárias eletrônicas.

5. Infraestrutura

A implantação do sistema de telefonia digital requer aparelhos que aceitem ligações via internet. Esse dispositivo pode usar um ATA, quando for um telefone convencional, ou já ser um telefone IP.

Além disso, é necessário ter um softphone. Esse é um programa instalado que permite fazer as ligações pela internet. Isso já é o suficiente para começar a usar esse sistema e obter seus benefícios.

Como o VoIP é necessário para a telefonia digital?

Para viabilizar a operação da telefonia digital, é preciso contar com o VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet. A partir dela, você pode estar em qualquer lugar do mundo e fazer as chamadas. Assim, alcança todos os benefícios listados, como o baixo custo, os serviços agregados e a mobilidade.

Assim, a telefonia digital precisa do VoIP para ser colocada em prática. Para garantir o sucesso da implantação, basta contar com uma empresa especializada, como a FaleMais VoIP. Com isso, você tem a chance de economizar, ter mais recursos à sua disposição e ainda obter bons resultados.

Achou interessante e quer entender melhor como a telefonia digital pode ser viabilizada? Conheça as soluções da FaleMais VoIP.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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