Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Softphone: o que é, como funciona e quais as opções?

Softphone: o que é, como funciona e quais as opções?

A tecnologia avança a passos largos causando impactos econômicos importantes e grandes mudanças na gestão dos negócios. Segundo o Correio Braziliense, esses avanços determinarão o ritmo do trabalho e a maioria das profissões terão que se adaptar às novas exigências de consumo e as necessidades de mercado.

O telefone e a internet são recursos indispensáveis para qualquer empresa ou empresário atual e fazem parte do roll tecnológico que avança sem parar. O custo desses recursos, no entanto, pode assustar o bolso do empresário.  Afinal, como você pode tornar a telefonia uma aliada aos negócios e às finanças?

Pensando na necessidade crescente da telefonia e no quanto ela é essencial aos negócios, empresas desenvolveram um software que pode ser utilizado a partir de um computador de mesa, notebook ou smartphone, em conjunto com a tecnologia VoIP – o Softphone.

 

O que é um Softphone?

É um programa multimídia que via VoIP, pode ser utilizado para realizar chamadas telefônicas e vídeo chamadas através da internet, sem a necessidade de um aparelho telefônico convencional ou móvel, fazendo uso de recursos como fone de ouvido, webcam, caixa de som, alto-falante e similares, a partir de um computador ou dispositivo móvel.

Um exemplo bastante usual de um softphone é o Skype da Microsoft e mais recentemente, porém, em sua maioria utilizado em dispositivos móveis, o Whatsapp, entretanto esses softphones são mais usados para comunicação gratuita entre usuários.

O uso de um softphone pode representar uma economia considerável em telefonia quando o seu uso abrange ligações para telefones Fixos e Celulares, e é especialmente interessante para empresas que buscam mobilidade entre os usuários, permitindo o fácil gerenciamento das comunicações e de custos.

 

Como funciona um softphone?

Instalando um aplicativo próprio, o usuário pode ter acesso aos recursos de um softphone em poucos minutos a partir da telefonia IP. Em outras palavras, você estará usando um programa de computador que lhe dará as funcionalidades de um telefone, porém, com significativa redução de custos e muitos recursos agregados.

Muitos softphones podem ser obtidos gratuitamente na internet e seus recursos funcionam bem entre usuários do mesmo sistema, porém, limitados a esses internautas. Para expandir seu uso e explorar recursos extras, como ligações interurbanas e até mesmo transformar seu softphone em um PABX dentro da empresa com custo menor que a telefonia convencional, é preciso ter um serviço VoIP contratado.

A transmissão de informações é realizada pela internet - é importante que você tenha um bom sinal de rede – e é semelhante a troca de e-mails, exceto pelo fato de que você estará transmitindo dados em voz, não em palavras.

Alguns softphones permitem chamadas gratuitas entre usuários de softphones diferentes, bem como chamadas para telefones convencionais mediante o pagamento de taxas pré estabelecidas, geralmente menores do que as de empresas de telefonia convencionais, através da telefonia VoIP.

Através de números virtuais, você fica acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Como? Pelo sistema VoIP, sua empresa pode aderir a um número virtual, um telefone fixo em outras cidades ou estados, sem instalações físicas, com um número acessível através de seu dispositivo móvel. É como se sua empresa tivesse uma filial, porém, você atende seu cliente de onde estiver.

 

Vantagens de usar um softphone

Como já mencionamos, uma das principais vantagens do uso de um softphone é a redução de custos com telefonia e até custo zero. Além disso, os recursos multimídia são uma grande vantagem, pois permitem ao usuário a troca de informações, dados, documentos e imagens durante a conversação, além de realizar vídeo-conferências. Mas logicamente, esses recursos variam em cada fornecedor.

Um softphone também permite o armazenamento de seus contatos atrelados a sua conta, ou seja, você passa a ter acesso e ser acessível onde quer que esteja, ainda que seja do outro lado do mundo!

De fácil utilização, geralmente possuem uma interface intuitiva, tornando seu uso de fácil compreensão. Enquanto você utiliza o softphone, pode tranquilamente continuar utilizando outros programas em seu computador ou dispositivo, sem interferir no funcionamento do programa.

Grande parte dos softphones oferece recursos comuns ao da telefonia convencional, tais como: reencaminhamento de chamadas, vídeo-conferências, troca de textos e mensagens, etc. Alguns também oferecem recursos adicionais, como melhora da qualidade do som. E uma das principais vantagens é que existem inúmeros softphones gratuitos.

 

Desvantagens ao utilizar um softphone

As desvantagens giram em torno da conexão com a internet e sua vulnerabilidade. Como o softphone depende de uma conexão razoável com a internet para seu bom funcionamento, esse pode ser um impasse em algumas situações. Podemos ficar alguns minutos ou horas sem acesso a nossa caixa de e-mail, por exemplo. Mas quanto tempo conseguimos ficar sem telefone? Por tanto, garantir uma boa conexão é fundamental!

Em computadores um softphone fica vulnerável a velocidade de processamento da máquina. Se o computador tiver pouca memória ou for lento, influenciará diretamente no softphone e logicamente na qualidade da chamada.

Outro ponto importante é que o uso de um softphone na empresa depende da energia elétrica, pois os computadores e roteadores precisam dela para funcionar. Um modo de driblar o inconveniente de uma interrupção de fornecimento de energia é o uso de um no-break.

 

Tipos de Softphone

O site B2C – BUSINESS 2 COMMUNITY – cita os softphones como um recurso para alavancar o poder das tecnologias de VoIP, mostrando que o softphone pode estar disponível em nossos dispositivos em poucos minutos, a partir de aplicativos específicos. Mas, como escolher o mais adequado à sua necessidade?

Existem uma grande variedade de softphones, muitos deles desenvolvidos para todos os sistemas operacionais e dispositivos móveis, outros mais voltados para um sistema específico. Portanto, conhecê-los é importante para que você faça a escolha certa.

O softphone para desktop é instalado no computador do usuário, geralmente de mesa, dando ao equipamento as mesmas funcionalidades de um telefone convencional, mas com recursos multimídia. Contudo, geralmente são aplicativos totalmente integrados e desenvolvidos para qualquer dispositivo (computador, tablet, notebook e smartphone).

Os softphones para smartphones, websoftphone e os Apps/SIPClient são desenvolvidos pensando no público que faz uso de dispositivos móveis, proporcionando que esses dispositivos tenham as funcionalidades de um telefone convencional, com os mesmos recursos que o softphone oferece a um computador de mesa, mas com possibilidade de usar uma conta SIP de alguma operadora voip, e assim ligar para fixos e celulares ou outros usuários de uma mesma operadora voip.

A maioria dos Apps estão disponíveis para download na internet de forma gratuita, nos sites dos próprios desenvolvedores, Play Store, Apple Store e sites de download que você encontrará abaixo.

Observamos que com os avanços tecnológicos, embora haja uma diversidade de softphones disponíveis e desenvolvidos pensando em um sistema operacional específico, a grande maioria deles passa por revisões de layout constantes e funciona bem nos mais diversos dispositivos e sistemas operacionais, cabendo ao usuário escolher entre as opções disponíveis, aquela que melhor atende as suas necessidades.

 

Principais Desenvolvedores de softphone

Cuidamos em relacionar entre as centenas de desenvolvedores de softphones, aqueles em que você pode seguramente confiar e que priorizam a adequação de seu sistema às necessidades do mercado, buscando constantes atualizações e aperfeiçoamento das funcionalidades de seu sistema, sendo inclusive premiados pelo design e aplicabilidade de seus recursos. Conheça alguns dos principais desenvolvedores.

 

CounterPath

Promete dar adeus ao telefone convencional, oferecendo chamadas de áudio e vídeo e envio de mensagens instantâneas através de aplicativos disponíveis para celulares, smartphones, tablets, computadores de mesa e notebooks. É possível realizar o download desse softphone para a plataforma Windows e Mac em http://www.counterpath.com/x-lite-download/, bem como para dispositivos móveis.

 

Zoiper

Considerado um dos softphones de vídeo mais populares na atualidade e de fácil configuração, pode ser utilizado com fone de ouvido bluetooth ou sistema de áudio do carro. Também pode ser utilizado com código QR. Realiza chamadas em conferência e fornece estatísticas detalhadas.

É possível ter todos os contatos em uma única interface e as funcionalidades do aplicativo estão disponíveis para Windows / MAC, LDAP, XMPP, XCAP, Android e iOS. Pode ser encontrado no endereço http://www.zoiper.com/en/voip-softphone/download/zoiper3, disponível para diversas plataformas.

 

VoipSwitch

Disponível para smartphones e PC / MAC, oferece comunicação unificada e segura através de chamadas de áudio e vídeo em HD. Também oferecido na nuvem, é mais voltado para versões pagas e empresas que visam estender o serviço de comunicação para clientes e representantes. Suporta aplicativos listados entre os mais utilizados na atualidade, como o Whatsapp, Viber, Skype e outros. Você encontra mais informações sobre este softphone e opções para download em http://www.voipswitch.com/download/.

 

Media5 –Fone

Entre os mais populares para usuários iOS e Android, está disponível também para o Wndows. Tem fácil personalização e pode trabalhar com uma grande variedade de provedores SIP, de forma que o usuário não precise fazer alterações nas configurações já existentes. Permite a comunicação utilizando 3G e WiFi, chamadas por vídeo, chat, além de compartilhamento de imagens e arquivos.

Pode ser baixado no https://itunes.apple.com/br/app/media5-fone-sip-voip-softphone/id353988698?mt=8, porém, é necessário antes baixar o iTunes no seu dispositivo ou computador. O download é gratuito.

 

3cx

Ganhador de prêmios por seu design e usabilidade, está disponível para todos os sistemas operacionais de desktop e móveis (Windows, MAC OS, Android e iOS). Possui tanto a versão gratuita quanto a paga.

Seu diferencial é que ele pode ser transformado em todo um sistema de telefonia empresarial PABX. Projetado para ser compatível com a maioria dos equipamentos de telefone, seus designers optaram por manter a interface focada diretamente no teclado e as demais funções em ícones pequenos, abaixo dele. Seu download pode ser feito em http://www.3cx.com.br/voip-telefone/softphone/.

 

Softphone para Windows

A maioria, senão todos os softphones podem ser executados no sistema Windows, sistema operacional que pertence a Microsoft. Por bastante tempo, o Skype, que foi comprado pela mesma empresa, foi o softphone mais utilizado pelos clientes VoIP. Na verdade, ele ainda é referencial para usuários VoIP hoje em dia. O Skype funciona também em Linux, mas não é a única opção para os usuários desse sistema operacional.

Os softphones criados pelos desenvolvedores acima citados, em sua maioria, funcionam no sistema operacional Windows.

A Intelbrás também desenvolveu um aplicativo, o Softphone IP, que de acordo com informações disponíveis no site da empresa, oferece redução de custos nas ligações, através de telefonia VoIP e pode ser instalado em qualquer computador. O aplicativo pode ser baixado em http://www.intelbras.com.br/empresarial/telefonia/aplicativos/softphone-ip, onde também são disponibilizados manuais em português.

 

Softphone para MAC

O iSoftPhone foi projetado inicialmente para o sistema operacional MAC, e mais tarde reprogramado para outros sistemas operacionais, porém, não foi bem aceito pelos usuários dos demais sistemas. A iSoftPhone tem trabalhado para evitar esse tipo de erro de design. Esse softphone pode ser encontrado em http://www.call4mac.com/isoftphone/home.html. No entanto, outros softphones são adaptáveis ao MAC, como o Zoiper, 3cx, entre outros.

              

Softphone para Linux

Assim como nos demais casos, a maioria dos softphones funciona na plataforma Linux tão bem quanto funcionam nas demais, como é o caso do Skype, por exemplo. Mas existem outras opções para os usuários Linux que desejam testar alternativas.

Linphone é outro softphone para a plataforma Linux com boas funcionalidades e de uso gratuito. Tem recursos semelhantes ao Ekiga, porém, considerado mais eficaz apenas para chamadas em áudio, pois o recurso de vídeo não funciona perfeitamente. Disponível para download em http://www.linphone.org/.

O Yate também é softphone disponível para Linux, com alguns diferenciais. Permite realizar chamadas com recursos VoIP para Facebook, Google Talk, Messenger e possui uma interface simples e fácil de usar. A ressalva é que em alguns equipamentos o áudio precisa de configurações específicas para ser executado perfeitamente. O download pode ser realizado no http://yateclient.yate.ro/.

Há ainda o SLFPhone, um softphone com basicamente as mesmas funcionalidades dos demais, onde você pode inserir um número de correio de voz para as chamadas não atendidas. Você pode encontrar este softphone em http://linux.softpedia.com/get/Communications/Telephony/SFLphone-2550.shtml.

 

Softphone para Smartphone (iOS e Android)

Os softphones atuais foram desenvolvidos para atenderem de forma responsiva a dispositivos móveis, ou seja, quando realizar o download, o software tende a reconhecer seu dispositivo e baixar uma versão adequada a ele, ou lhe dará a opção de escolher o formato adequado.

Os principais fabricantes aqui citados, CounterPath, Zoiper, VoipSwitch, Media5, 3cx, desevolveram softphones que se adéquam tanto ao Desktop, como a Smartphones e outros dispositivos móveis e o caminho para download pode ser encontrado nos links dos desenvolvedores e softphones logo acima mencionados.

 

Um Softphone é Interessante para Seus Negócios?

No mundo atual, o telefone está entre os primeiros lugares no ranking de recursos utilizados nas negociações. Ele pode lhe abrir portas para conquistar clientes, como pode fazer com que os perca, muitas vezes, para sempre. Mas não é isso o que você quer!

Sob esse ponto de vista, é fundamental investir em recursos de telefonia que melhorem a qualidade do atendimento prestado por telefone. E que tal investir com redução de custos? É possível?

Foi pensando nessa necessidade que os desenvolvedores dos softphones existentes hoje se empenharam. Aliados aos avanços tecnológicos, encontramos uma gama muito diversa de sistemas disponíveis, com promessas de agilizar os processos de telefonia, reduzir custos e agregar serviços em um único aplicativo. Mas você pode confiar em todos?

Diz o ditado que “canja de galinha e cautela não faz mal a ninguém”. É importante conhecer os softphones disponíveis no mercado, sua reputação e o cumprimento das funcionalidades à que eles se propõe. É possível investir na melhoria da qualidade de telefonia da sua empresa e reduzir custos, sim, contando com softphones, mas também serviços VoIP de qualidade.

No mundo altamente tecnológico em que nos encontramos hoje, os recursos disponíveis para agilizar os processos de uma empresa devem se tornar bons aliados. O softphone, em conjunto com um sistema VoIP confiável e seguro, proporciona ganho de tempo e economia financeira ao empresário.

Objetivamos nesse artigo, demonstrar a você que deseja investir na telefonia de sua empresa, buscando caminhos alternativos e baratos, que existe muito no mercado tecnológico que pode ser utilizado ao seu favor, com baixo investimento e excelente retorno e desempenho.

Nosso intuito foi lhe apresentar os principais desenvolvedores e softphones utilizados, para que você possa definir o que melhor se aplica a realidade do seu negócio. E se você acha que esse é um recurso viável apenas para médias e grandes empresas, saiba que o uso de softphones é eficiente inclusive para pequenas empresas.

Explore os recursos disponíveis para que você e sua empresa economizem com telefonia, de forma descomplicada, sem limitações e com as melhores tarifas para fixo ou celular do Brasil, agregando a isso recursos multimídia. E aproveite, pois na FaleMais Voip o softphone é oferecido ao cliente de forma gratuita.

Que tal fazer um teste grátis, sem compromissos?

Post publicado por Equipe FaleMais em 15/02/2016 | Telefonia Voip

Não deixe de ler também...

Fazer ligação pela internet: o passo-a-passo completo

Fazer ligação pela internet: o passo-a-passo completo

Parece ser algo complicado, mas fazer ligação pela internet é be...

Voip no Brasil: Como fazer funcionar corretamente?

Voip no Brasil: Como fazer funcionar corretamente?

Nosso país é atrasado em tudo! Garanto que você já ouviu e...

Como a telefonia voip pode ajudar sua empresa

Como a telefonia voip pode ajudar sua empresa

A telefonia voip permite que empresas de todos os tamanhos possam se beneficiar de re...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis