Softphone: o que é, como funciona e quais as opções?

o-que-e-softphone

Quem deseja investir na telefonia Voip para melhorar o atendimento da empresa também precisa saber o que é softphone.

Afinal de contas, estamos falando de um sistema que precisa ser instalado para que seja possível ligar e receber ligações a partir de dispositivos de acesso à internet – como computadores, tablets e smartphones.

Por isso, o artigo de hoje está bem completo. Você vai entender o que é um softphone, quais as vantagens e quais as melhores opções do mercado para você usufruir de um Voip de qualidade. 

O que é um softphone?

O softphone é um programa ou aplicativo que é instalado no dispositivo que fará as ligações Voip. Em outras palavras, será a interface do sistema, por onde os números serão digitados ou as chamadas (ou vídeo chamadas) serão atendidas.

  

Dois exemplos comuns de softphones é o Skype da Microsoft e o WhatsApp, pertencente ao Facebook – porém, eles são mais usados para comunicação gratuita entre usuários e não oferece recursos profissionais para empresas.

O uso de um softphone pode representar uma economia considerável em telefonia quando o seu uso abrange ligações para telefones fixos e celulares, e é especialmente interessante para empresas que buscam mobilidade entre os usuários, permitindo o fácil gerenciamento das comunicações e dos custos.

Como funciona um softphone?

Instalando um aplicativo próprio, o usuário pode ter acesso aos recursos de um softphone em poucos minutos a partir da telefonia IP. Em outras palavras, você estará usando um programa de computador que lhe dará as funcionalidades de um telefone, porém, com significativa redução de custos e muitos recursos agregados.

Muitos softphones podem ser obtidos gratuitamente na internet e seus recursos funcionam bem entre usuários do mesmo sistema, porém, limitados a esses internautas. 

Para expandir seu uso e explorar recursos extras – como ligações interurbanas e até mesmo transformar seu softphone em um PABX dentro da empresa com custo menor que a telefonia convencional –, é preciso ter um serviço Voip contratado.

Com o softphone, a transmissão de informações é realizada pela internet. É importante que você tenha um bom sinal de rede.

Alguns softphones permitem chamadas gratuitas entre usuários de softphones diferentes, bem como chamadas para telefones convencionais mediante o pagamento de taxas pré- estabelecidas.

Além disso, eles também funcionam através de números virtuais. Como? 

Pelo sistema Voip, sua empresa pode aderir a um número fixo virtual – um telefone fixo em outras cidades ou estados, sem instalações físicas, com um número acessível através de seu dispositivo móvel. É como se sua empresa tivesse uma filial, porém, você atende seu cliente de onde estiver.

Vantagens de usar um softphone

Como já mencionamos, uma das principais vantagens do uso de um softphone é a redução de custos com telefonia e até custo zero. 

Além disso, os recursos multimídias são uma grande vantagem, pois permitem ao usuário a troca de informações, dados, documentos e imagens durante a conversação, além de realizar videoconferências. Mas, logicamente, esses recursos variam em cada fornecedor.

Um softphone também permite o armazenamento de seus contatos atrelados a sua conta, ou seja, você passa a ter acesso e ser acessível onde quer que esteja que tenha acesso à internet. 

De fácil utilização, geralmente o softphone possui uma interface intuitiva, tornando seu uso de fácil compreensão. Enquanto você utiliza o softphone, pode tranquilamente utilizar outros programas em seu computador ou dispositivo, sem interferir no funcionamento do programa.

Além disso, grande parte dos softphones oferece recursos comuns ao da telefonia convencional, tais como: 

  • reencaminhamento de chamadas;
  • videoconferências;
  • troca de textos e mensagens;
  • melhora da qualidade do som. 

Desvantagens de usar um softphone

As desvantagens de um softphone giram em torno da conexão com a internet e sua vulnerabilidade. 

Como o softphone depende de uma conexão razoável com a internet para seu bom funcionamento, esse pode ser um impasse em algumas situações. 

Podemos ficar alguns minutos ou horas sem acesso a nossa caixa de e-mail, por exemplo. Mas quanto tempo conseguimos ficar sem telefone? Portanto, garantir uma boa conexão é fundamental!

Em computadores, um softphone também fica vulnerável a velocidade de processamento da máquina. Se o computador tiver pouca memória ou for lento, influenciará diretamente no funcionamento do softphone, e, consequentemente, na qualidade da chamada.

Outro ponto importante é que o uso de um softphone na empresa depende da energia elétrica, pois os computadores e roteadores precisam dela para funcionar. Um modo de driblar o inconveniente de uma interrupção de fornecimento de energia é o uso de um no-break.

Saiba mais: Como fazer ligação pelo computador com boa qualidade

Tipos de softphone

Existe uma grande variedade de softphones no mercado, muitos deles desenvolvidos para todos os sistemas operacionais e dispositivos móveis. Portanto, conhecê-los é importante para que você faça a escolha certa.

O softphone para computador, por exemplo, é instalado no desktop ou notebook do usuário, dando ao equipamento as mesmas funcionalidades de um telefone convencional, mas com recursos multimídia. 

Contudo, geralmente são aplicativos totalmente integrados e desenvolvidos para qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones. 

Os softphones para smartphones são aplicativos desenvolvidos pensando no público que faz uso de dispositivos móveis, proporcionando a eles as funcionalidades de um telefone convencional, mas com possibilidade de usar uma conta SIP de alguma operadora Voip, e assim ligar para fixos, celulares e outros usuários de uma mesma operadora Voip.

A maioria dos aplicativos estão disponíveis para download na internet de forma gratuita, tanto nos sites dos próprios desenvolvedores quanto nas lojas de aplicativos (como Google Play e Apple Store).

Observamos que com os avanços tecnológicos, embora haja uma diversidade de softphones disponíveis e desenvolvidos pensando em um sistema operacional específico, a grande maioria deles passa por revisões de layout constantes e funcionam bem nos mais diversos dispositivos e sistemas operacionais.

Leia também: Como funciona a integração entre o Voip FaleMais e o CRM Hubspot

Softphones que a FaleMais indica

Cuidamos em relacionar, entre as centenas de desenvolvedores de softphones, aqueles em que você pode seguramente confiar e que priorizam a adequação de seu sistema às necessidades do mercado.

São eles:

CounterPath

O softphone CounterPath promete dar adeus ao telefone convencional, oferecendo chamadas de áudio, vídeo e envio de mensagens instantâneas.

Você pode utilizar tanto em dispositivos móveis quanto em computadores. 

Zoiper 

Considerado um dos softphones de vídeo mais populares na atualidade e de fácil configuração, O Zoiper pode ser utilizado com fone de ouvido bluetooth, com sistema de áudio do carro e com código QR. Realiza chamadas em conferência e fornece estatísticas detalhadas.

É possível ter todos os contatos em uma única interface e as funcionalidades do aplicativo estão disponíveis para Windows / MAC, LDAP, XMPP, XCAP, Android e iOS. O download pode ser feito no site oficial.

VoipSwitch

Disponível para computadores e dispositivos móveis, o softphone VoipSwitch oferece comunicação unificada e segura através de chamadas de áudio e vídeo em HD. 

Ele também funciona em nuvem, sendo mais voltado a empresas que visam estender o serviço de comunicação para clientes e representantes. 

Além disso, o softphone suporta aplicativos listados entre os mais utilizados na atualidade, como o Whatsapp, Viber, Skype e outros. 

3cx

Ganhador de prêmios por seu design e usabilidade, o softphone 3cx está disponível para todos os sistemas operacionais de desktop e móveis (Windows, MAC OS, Android e iOS). Possui tanto a versão gratuita quanto a paga.

Seu diferencial é que ele pode ser transformado em todo um sistema de telefonia empresarial PABX. 

Projetado para ser compatível com a maioria dos equipamentos de telefone, seus designers optaram por manter a interface focada diretamente no teclado e as demais funções em ícones pequenos, abaixo dele. 

Linphone

O Linphone é um softphone compatível com todos os dispositivos móveis e sistemas operacionais, incluindo o Linux. 

De uso gratuito, ele é considerado mais eficiente apenas para chamadas em áudio.

MicroSIP

 

Também indicamos o MicroSIP, um softphone de código aberto que no sistema operacional Windows.

Uma vantagem desse softphone é que ele não requer muito espaço na memória RAM do computador, solicitando o máximo de 5 MB.

Com ele, é possível realizar chamadas em áudio e em vídeo com alta qualidade em conformidade com os padrões SIP. Inclusive, permitindo que, atendentes com deficiência visual consigam utilizá-lo com um software de leitor de tela (como o NVDA).

Afinal, um softphone é interessante para sua empresa?

No mundo altamente tecnológico em que nos encontramos hoje, os recursos disponíveis para agilizar os processos de uma empresa devem se tornar bons aliados. 

O softphone, em conjunto com um sistema Voip confiável e seguro, proporciona ganho de tempo e economia financeira ao empresário.

Nosso intuito com este artigo foi lhe apresentar os principais desenvolvedores e softphones utilizados, para que você possa definir qual deles melhor se aplica na realidade do seu negócio – seja ele de pequeno, médio ou grande porte.  

Portanto, agora é hora da dica de ouro: antes de definir o seu softphone, que tal experimentar a qualidade da nossa telefonia Voip aqui da FaleMais?

Teste gratuitamente o nosso Voip agora mesmo, sem compromisso – depois, nós ajudamos você a escolher os planos e softphones que mais se encaixam em sua estrutura. 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!