O futuro da tecnologia VoIP nas empresas

tecnologia voip

Em 2012, para enfatizarmos o crescimento da tecnologia Voip, nós escrevemos uma postagem com o seguinte título: “O acesso à internet pelo celular deverá superar o acesso pelo computador”.

Interessante como em pouco tempo – um espaço de menos de 1 década – já podemos dizer com todas as letras que o futuro já chegou e estamos vivendo uma verdadeira transformação digital nesse sentido.

Mas o que será que todas essas transformações reservam para a tecnologia Voip? Será que ela continuará atendendo às empresas e às pessoas físicas de modo geral?

Venha conversar sobre isso neste artigo!

O que é transformação digital?

Bom, não tem como falar sobre tecnologia Voip sem falarmos da transformação digital. Mas o que é isso?

Trata-se do processo em que as empresas passam a utilizar ferramentas tecnológicas para terem melhores resultados – o que inclui o aumento da produtividade, do desempenho da equipe e do alcance de seus serviços.

É mais do que inserir a telefonia Voip, ter página em redes sociais, colocar notebooks nas mãos dos funcionários e instalar um CRM para o registro dos clientes.

A transformação digital promove uma mudança radical na cultura da empresa como um todo.

Ela só foi possível em larga escala por conta do surgimento da internet, principalmente depois da internet banda larga, que barateou e popularizou o acesso de pessoas físicas e empresas.

Com a internet mais acessível, hoje temos à disposição uma variada oferta de produtos e serviços que unem a tecnologia ao ambiente digital: um cenário ideal para que as empresas se desenvolvam, inovem e cresçam com mais substância.

Mas o que a tecnologia Voip tem a ver com a transformação digital?

Absolutamente tudo!

Em primeiro lugar, a tecnologia Voip utiliza a própria internet para fazer e receber ligações.

Em segundo lugar, com o Voip a empresa ganhou a mobilidade que ela precisa. Não é mais necessário ter aparelhos de telefone fixo. E isso está diretamente proporcional a era do mobile a qual estamos vivendo.

Com o próprio computador ou dispositivo móvel (tablet e smartphone), você faz e recebe chamadas de telefones móveis e também de fixos com uma tecnologia completamente digital.

Na postagem de 2012 nós nos baseamos em um estudo da empresa Mobilepedia que afirmava que o futuro da internet estava no celular, justamente por causa da mobilidade e graças à tendência de crescimento da internet móvel com a chegada das redes 3G, e, futuramente, 4G.

E hoje, em pleno 2019? Bom, já podemos atualizar essa pesquisa, não é mesmo?

Além de estarmos caminhando para a era da internet 5G, aqui no Brasil, desde 2018, nós já utilizamos mais os smartphones para se comunicar do que computadores.

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a internet nos meses de abril, maio e junho de 2018, 49% o fizeram pelo celular.

E se pudermos eleger um terceiro argumento que explica a ligação entre a transformação digital e a tecnologia Voip, podemos dizer que esse sistema de telefonia utiliza a modernidade dos recursos profissionais que a empresa pode ter com um sistema de armazenamento de dados em nuvem.

É simples entender isso: quando você adquire uma conta Voip integrada a um PABX em nuvem, você tem acesso a uma variedade de recursos que profissionalizam ainda mais o seu atendimento telefônico – sem precisar reservar nenhum espaço físico para isso!

Quer exemplos de recursos?

– Gravação de chamadas;

– Menu automático;

– Chamada em espera personalizada;

– Registro completo do histórico de ligações;

– Possibilidade de integrar o PABX a outros softwares de gestão da empresa;

– Acompanhamento de KPIs para melhorar a performance da equipe;

– Ligação gratuita entre os ramais – mesmo que eles não estejam no mesmo espaço físico;

– Realização de videochamadas com seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Interessante, não é mesmo? Com a transformação digital, você passa a ter acesso a uma infraestrutura em nuvem, bem como a uma telefonia em nuvem por conta da tecnologia Voip.

Qual será o futuro da tecnologia Voip?

Como a tecnologia Voip faz parte da transformação digital, podemos afirmar que ela está crescendo – aliás, desde o seu início lá anos 1990, esse tipo de telefonia avançou assustadoramente em termos de qualidade.

Bom, quanto ao futuro, há quem acredite, inclusive, que a tecnologia Voip substituirá por completo a telefonia analógica. Mas, enquanto isso não ocorre – e mesmo que isso não ocorra, podemos eleger duas possibilidades futuras para o Voip:

A combinação de Voip com Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial já está sendo utilizada por algumas empresas e a sua expansão para negócios menores é apenas questão de tempo.

Uma tendência futura é a combinação dessa tecnologia com o Voip no mesmo sentido que os chatbots atuam no presente por meio de chats de mensagens.

Imagine, então, uma IA completamente personalizada e automatizada para atender aos seus clientes por meio de voz? Aguardemos os próximos capítulos – afinal, a tecnologia só serve se vier acompanhada de uma excelente experiência do consumidor.

A combinação de Voip com Reconhecimento de voz

A procura de informações em motores de busca (como o Google) por meio do comando de voz está crescendo pelo mundo, bem como os assistentes de voz dos sistemas operacionais.

Mas o que isso tem a ver com a tecnologia Voip? Bom, o reconhecimento de voz pode ser aplicado na prática no sistema de telefonia por meio da URA – Unidade de Resposta Audível.

A URA nada mais é do que aquele menu automático que aparece no início das ligações de algumas empresas e apresenta diversas opções aos clientes, otimizando o atendimento telefônico.

Esse sistema, então, pode se desenvolver ao ponto de reconhecer termos e palavras nas chamadas, de acordo com uma linguagem e regras gramaticais predefinidas, direcionando o atendimento e agilizando as ligações. Incrível, não é mesmo?

Bom, como você viu, de 2012 para cá muita coisa mudou e a tecnologia Voip há tempos é uma grande aliada das empresas que precisam acompanhar as transformações digitais para não ficarem para trás.

Então, aproveite e confira agora como a telefonia Voip pode hoje mesmo contribuir para melhores resultados em seu call center. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!