5 soluções em telefonia voip para melhorar o atendimento nas empresas

soluções em telefonia

Com o passar do tempo e a revoluções tecnológicas, certas soluções em telefonia foram se modernizando e hoje chegamos à época em que não precisamos mais de grandes estruturas analógicas para poder se comunicar com clientes e fornecedores.

A telefonia Voip foi uma quebra de paradigmas e proporcionou que hoje tanto grandes quanto pequenas empresas – e empreendedores individuais – consigam estruturar seus atendimentos telefônicos com todos os recursos que antes eram praticamente inacessíveis para quem estava começando seus negócios.

Sobre esse tema, hoje você vai conhecer 5 soluções em telefonia Voip que você pode implementar hoje mesmo para aprimorar e otimizar o atendimento em sua empresa.

1- PABX virtual

O PABX Virtual é uma das principais soluções em telefonia Voip para as empresas. Aliás, essa sigla significa Private Automatic Branch Exchange e é uma versão mais moderna daquele aparelho de PABX tradicional, pois o funcionamento dele se dá pela internet, assim como o Voip.

Na prática, isso quer dizer que o software desse PABX utiliza a internet e ele pode funcionar de duas formas: tanto independente dos aparelhos de telefone (pelos computadores e dispositivos móveis) ou de forma integrada a eles por meio de adaptadores.

Ou seja, se a empresa ainda não tem aparelhos de telefone, não tem problema, basta utilizar a telefonia Voip nos computadores; e caso ela já tenha investido, basta adquirir adaptadores para que o sistema funcione normalmente. Isso dá muito mais liberdade e mobilidade à equipe, que pode se comunicar com seus clientes livremente, desde que haja conexão com a internet.

O PABX virtual também apresenta outros recursos bem profissionais, tais como:

– Menus de atendimento automático;

– Gravação de voz nas ligações;

– Espera de chamada personalizada;

– Capacidade de acrescentar ramais à medida que a empresa cresce;

– Integração com os recursos da empresa, incluindo aqui softwares como o CRM, o que faz com que os dados fiquem centralizados e as métricas sejam acompanhadas com mais facilidade.

2- PABX híbrido

Muita gente não sabe, mas também existe o chamado PABX híbrido, que é uma das soluções em telefonia que une os sistemas analógico, digital e de Voip. Ou seja, ele agrega alguns dos recursos de cada um desse sistemas, reduzindo os custos das centrais telefônicas das empresas.

Geralmente o PABX híbrido é indicado para empresas que já possuem suas linhas de telefone analógicas instaladas e em operação e não querem abrir mão desse sistema, mas que também querem utilizar a telefonia Voip para usufruir de seus recursos avançados e de suas tarifas mais baixas.

3- Telefone IP

Como dissemos, a telefonia Voip dispensa o uso de aparelhos de telefone convencionais na empresa; mas, se houver a necessidade de tê-los, então o telefone IP é uma das melhores soluções em telefonia, caso a empresa ainda não tenha adquirido nenhum aparelho ou quer investir na troca deles por modelos mais modernos.

O telefone IP se conecta à rede automaticamente sem ser necessário nenhum sistema periférico. Outra vantagem é que ele em determinados modelos, eles podem realizar chamadas em vídeo, o que potencializa ainda mais os recursos de comunicação interna e externa da empresa.

4- Número 0800 virtual

O número 0800 virtual tornou possível que empresas de todos os tamanhos, inclusive as iniciantes, consigam disponibilizar essa forma de contato para seus clientes, que podem entrar em contato de forma gratuita. Nesse caso, é a empresa que paga pelas tarifas, por meio de um pacote mensal de minutos.

O número 0800 virtual é bem mais barato que o convencional justamente por utilizar a telefonia Voip, pois as ligações são recebidas pela internet. Outra vantagem é que as chamadas podem ser direcionadas para qualquer telefone celular ou fixo de sua preferência, o que garante a mobilidade que o sistema Voip permite.

Eis alguns exemplos de recursos de um número 0800 virtual:

– Correio de voz (as ligações não atendidas são entregues diretamente no e-mail em formato de áudio);

– Mensagem de boas-vindas personalizada;

– Menu de autoatendimento, para que o cliente seja encaminhado diretamente ao setor correto.

5- Número virtual

O número virtual também é chamado de número DID (Direct Inward Dialing) e é quando a empresa já tem um número (com seu respectivo DDD) e quer atribuí-lo a outro local específico.

Por exemplo: uma empresa de São Paulo, cujo DDD é 11, precisa rotineiramente se comunicar com clientes, fornecedores ou outras filiais em Belo Horizonte, cujo DDD é 31.

Não seria ótimo se essa empresa pudesse efetuar normalmente essas ligações de longa distância, mas pagando o custo de uma chamada local? Pois isso é possível com o número virtual.

Na prática, ela compra um número virtual com esse DDD 31 e esse número será atribuído ao número normal da empresa. Então os custos das chamadas entre essas duas localidades serão o de uma chamada local – e isso faz uma enorme diferença na conta de telefone. Isso é possível graças a telefonia Voip.

Bom, essas foram algumas soluções em telefonia que realmente podem fazer toda a diferença na rotina das empresas, tanto em relação aos custos quanto em relação à produtividade dos colaboradores e do próprio atendimento telefônico.

Então, o que está esperando para modernizar a telefonia em sua empresa? Mesmo que ela utilize apenas um único número ou aparelho, todas essas soluções são igualmente eficazes e farão diferença.

E por falar em fazer a diferença, saiba agora como a tecnologia Voip pode fazer você vender mais e melhor. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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