Número DID: o que é e quais os benefícios para os negócios

numero did

A sua empresa precisa efetuar várias ligações para outras regiões com DDD local diferente ao de sua sede? E, por conta disso, a conta de telefone é um dos itens que mais assusta todos os meses? Então você precisa saber o que é o chamado número DID.

Apesar dele já estar presente pelo Brasil afora, muitas empresas ainda não se beneficiaram desse tipo de número, que pode diminuir consideravelmente os custos das ligações. Portanto, entenda todos os detalhes neste post!

O que é o Número DID e como ele funciona na prática?

Também chamado de Número Virtual DID ou Número Nacional DID, o número DID significa Direct Inward Dialing, o que, numa tradução livre, quer dizer “discagem direta para dentro”.

Bom, na prática, o número DID é um número virtual que você pode comprar e atribuir a outro número já existente, não sendo, portanto, atribuído a um local específico.

O número DID desmistifica aquela ideia de que todos os números de telefone com um determinado código de área são associados apenas a um determinado estado – até eram tempos atrás. Por exemplo, o código de área 21 é logo associado à cidade do Rio de Janeiro, e o 31 a Belo Horizonte.

Mas quando uma pessoa compra um número virtual DID, significa que ela pode comprar um número com um código postal de outra área, mesmo que ela esteja em uma região diferente.

Quer um exemplo?

A sua empresa se localiza em Belo Horizonte, mas sempre se comunica com outras filiais ou clientes de outras regiões, como São Paulo, por exemplo.

Em vez de você realizar as ligações do seu número tradicional (e, portanto, de linha), você pode adquirir um número virtual com DDD 11, atribuí-lo ao seu número já existente para que, quando precisar fazer ou receber chamadas dessa região, você pague apenas pelo custo de uma chamada local.

Por serem virtuais, os números DID utilizam a tecnologia VoIP, que, como já explicamos neste post aqui, é um sistema que usa a internet para enviar e receber ligações, sem a necessidade de cabos de telefone.

Na prática, você pode receber essas chamadas através de aplicativos em dispositivos móveis (como tablets e smartphones), e, ainda, por meio de telefones IP, computadores com Softphone ou, ainda, em aparelhos convencionais com adaptadores ATA. Tudo isso porque, como diz o nome, o número DID é virtual, e não faz parte de uma linha convencional.

Quais são os benefícios do número DID para empresas?

Podemos destacar várias vantagens do número DID nas empresas de modo geral. Além de ser um número que não necessita de contrato de fidelidade, ele ainda pode ser vinculado ao seu PABX Virtual, aumentando ainda mais os recursos de comunicação do seu negócio.

Outros benefícios são:

– Custos de chamadas menores: essa é uma das principais vantagens do número DID virtual. As ligações passam a custar o valor de uma chamada local, beneficiando não somente os colaboradores que ficam no escritório, mas também os que trabalham de forma remota ou em viagens corporativas.

– Melhora na comunicação do cliente com a empresa: se a sua empresa estiver em Minas Gerais e ter muitos clientes em São Paulo, basta adquirir um número DID com o prefixo de lá para que os seus clientes também possam ligar para você pagando pelo preço de uma chamada local. Isso é ótimo para melhorar a comunicação entre vocês.

– O número DID aumenta a mobilidade: você não precisará mais ficar no escritório esperando aquela ligação. Com um número DID virtual, as chamadas de fixos são facilmente redirecionadas para um número de celular, dando a você e a sua equipe maior mobilidade.

– O call center contará com mais recursos: quando vinculado a um PABX Virtual, o número DID virtual conta com uma série de recursos que profissionalizam e equipam ainda mais o call center da empresa, como, por exemplo, URA e gravação de chamadas.

E então, o que achou das vantagens que um número DID por trazer ao seu negócio? Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema, você pode clicar aqui e entrar em contato conosco.

Aproveite, também, para conhecer outras soluções de telefonia para pequenas e médias empresas. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!