Tipos de telefonia VoIP: escolha o ideal | Guia completo

Foto de um atendente de suporte técnico ajudando um cliente.

Precisa renovar e modernizar o setor de telefonia empresarial do seu negócio? Então saiba que existem duas opções que são as que trazem o maior custo-benefício do mercado: o telefone Voip e o telefone IP.

Aliás, muitas pessoas acreditam que esses dois produtos se tratam da mesma coisa, mas existem diferenças essenciais entre eles. Então, qual dos dois escolher para o seu negócio?

É o que você vai descobrir neste post!

O que é telefonia empresarial?

Antes de tudo, vamos definir o conceito de telefonia empresarial. Como o nome diz, se trata do tipo de telefonia específico para ser usado pelas empresas.

Nos planos de telefonia empresarial, o empreendimento conta com uma série de funcionalidades que a telefonia pessoal não oferece. Afinal de contas, são várias pessoas precisando utilizar o mesmo número de telefone simultaneamente. 

Por isso, uma das principais características da telefonia empresarial são os recursos profissionais. Deles, podemos destacar, por exemplo, o uso do PABX

O PABX transforma o mesmo número de telefone em uma central telefônica para as empresas. Ele divide essa linha em diversos ramais, que podem ficar espalhados pelos setores e também na formação de um call center.

Além disso, planos de telefonia empresarial também apresentam outras possibilidades, como um número 0800, URA (menu de autoatendimento), gravação de chamadas, etc. 

Confira também: O que é o Código 0303 exigido para empresas que fazem telemarketing?  

Quais os tipos de telefonia empresarial?

Existem vários tipos de telefonia que as empresas podem investir, desde a analógica passando pelas mais modernas, como a telefonia Voip e IP.

Vejamos os principais:

Telefonia analógica

É a conhecida telefonia fixa, pois ela utiliza cabos da Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) para fazer as ligações por meio de uma operadora.

Telefonia móvel

A telefonia móvel é a evolução da telefonia fixa, pois é utilizada em dispositivos móveis (como tablets e smartphones) e a comunicação com a rede de telefonia é wireless (sem fio).

Telefonia por satélite

A telefonia por satélite é muito utilizada por empresas que fazem trabalhos externos, como o transporte rodoviário, por exemplo, já que as chamadas podem ser feitas até mesmo de locais remotos.

Telefonia IP

A telefonia IP é um aparelho de telefone comum, mas que tem a tecnologia digital, permitindo ligações feitas pela internet por meio do protocolo IP. É uma evolução das telefonias anteriores. 

Telefonia Voip

É o mais moderno tipo de telefonia empresarial. As ligações ocorrem totalmente pela internet, sem a necessidade de linhas analógicas ou de aparelhos convencionais de telefone. O sistema é todo em nuvem, permitindo mais mobilidade e qualidade nas ligações.

Bom, agora vamos focar nos dois últimos tipos de telefonia empresarial: Voip e IP. Como tem aumentando a adesão das empresas nesses dois tipos de sistemas, algumas dúvidas costumam surgir.

Vamos lá!

O que é um telefone Voip?

Voip significa Voice Over Internet Protocol, e, na prática, trata-se de uma solução de telefonia que usa a internet para efetuar ou receber ligações. 

Isso elimina praticamente todos os custos com chamadas de longa distância, sejam elas nacionais ou internacionais, reduzindo consideravelmente a conta de telefone. As tarifas são mais baixas do que na telefonia convencional.

Por ser feita pela internet, as ligações por meio de Voip não precisam da instalação de um aparelho de telefone, pois elas podem ser feitas pelos computadores e dispositivos móveis da empresa. Como dissemos, a interface do sistema é toda construída na nuvem. 

Mesmo assim, caso prefira, você também pode instalar o Voip nos aparelhos de telefone convencionais da empresa; nesse caso, é preciso utilizar um adaptador chamado ATA, que transforma o sinal analógico em digital. Outra possibilidade é utilizar o telefone IP, que já é plenamente adaptado ao sistema Voip – que veremos a seguir.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Voip para empresas

O que é um telefone IP?

Bom, como dito acima, o telefone IP é mesmo um aparelho de telefone que utiliza a telefonia Voip para fazer e receber ligações. Ele é um sistema bem mais moderno se comparado ao ATA.

Na prática, o telefone IP se conecta à rede de forma automática e sem a necessidade de utilização de nenhum sistema periférico. Aliás, no telefone IP pode-se receber muito mais que ligações por voz. Dependendo do modelo do aparelho, também é possível fazer e receber chamadas em vídeo, potencializando ainda mais os recursos de comunicação da empresa.

Existem 4 tipos de telefone IP no mercado, cuja escolha depende do tamanho da empresa e de suas necessidades de comunicação:

  • – Modelo básico: como o nome diz, esse modelo de telefone IP oferece recursos básicos e geralmente é utilizado em pequenas empresas que não precisam de tantos aparatos de comunicação, mas que não querem deixar de investir na telefonia Voip.
  • – Modelo de call center: possuem recursos integrados e automatizados para gerar produtividade à equipe, como, por exemplo, a gravação de chamadas, o gerenciamento da fila de espera, URA, recebimento de mensagens, etc.
  • – Modelo de gerente: o telefone IP desse modelo possui recursos adicionais, tais como toques de chamada, interfaces no estilo tablet e suporte de vídeo.
  • – Modelo executivo: esse é o modelo mais avançado de telefone IP, que inclui diversos suportes de mídia, áudio em alta definição de banda larga, tela a cores e outras funções para facilitar o trabalho dos executivos das empresas.

A diferença entre telefone Voip e telefone IP

Já deu para perceber a principal diferença entre o sistema de telefonia Voip e o telefone IP, não é mesmo?

Bom, podemos reforçar que enquanto o Voip é o sistema que transforma a voz em dados digitais, possibilitando as ligações via internet, o telefone IP é o aparelho que pode ser utilizado para potencializar o Voip.

Ou seja, para que o telefone IP seja útil, ele depende do telefone Voip, e o sistema Voip em si pode ser utilizado sem o telefone IP.

Confira também: 4 formas de fazer ligações pelo computador. 

As vantagens da telefonia Voip para empresas

  • – Redução de custos nas chamadas;
  • – Possibilidade de ter um número 0800 Virtual exclusivo para a empresa;
  • – Fácil instalação;
  • – Possibilita a mobilidade da equipe, que pode fazer e receber as chamadas de dispositivos móveis;
  • – Integração da comunicação interna com a instalação de ramais;
  • – Geração de informações que ajudam na gestão do atendimento telefônico e na criação de métricas de acompanhamento de resultados;
  • – Segurança, por permitir o fácil bloqueio de chamadas indesejadas e a gravação das chamadas;
  • – Planos facilitados e que acompanham o crescimento da empresa, evitando gastos desnecessários.

Como investir na telefonia empresarial Voip?

É possível utilizar todos os recursos do Voip em sua telefonia empresarial, esteja você à frente de um negócio individual, pequeno, médio ou grande.

A FaleMais é uma operadora que oferece planos Voip que cabem em todos os orçamentos – e o melhor: sem plano de fidelidade para que você tenha a liberdade de permanecer (ou não) com a gente.

Acesse agora mesmo os nossos planos de telefonia empresarial e fale com a nossa equipe!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!