PABX virtual: o segredo para otimizar a comunicação na empresa

Pabx virtual

Se você está à frente de uma empresa e precisa melhorar a comunicação interna e externa, então o PABX virtual é o segredo para cumprir essa missão.

Afinal, essa é realmente uma missão, não é mesmo? Eliminar ruídos de comunicação entre a equipe (incluindo a que trabalha em filiais e em home office), bem como aperfeiçoar a experiência do cliente no atendimento telefônico é uma tarefa desafiadora.

No post de hoje, portanto, você vai entender de uma vez por todas como um simples PABX em nuvem (que é diferente do PABX analógico) pode automatizar alguns processos e melhorar a gestão da telefonia em sua empresa.

Se depois de ler você ficar com alguma dúvida, basta entrar em contato conosco através do link no final do post, combinado?

O que é um PABX virtual?

Bom, para você entender o que é um PABX virtual, vamos voltar no tempo rapidamente para falar sobre o PABX analógico.

Em primeiro lugar, PABX é a abreviação de Private Automatic Branch Exchange, que, traduzido livremente quer dizer “troca automática de ramais privados”.

No modelo analógico – o primeiro que surgiu no mercado de telefonia – o PABX consiste em um aparelho que distribui linhas de telefone para diversos ramais, ou seja, ele liga diferentes aparelhos de telefone a uma mesma linha externa.

Os ramais diminuem os custos da central telefônica da empresa porque ela não precisa mais adquirir várias linhas de telefone para que todos os colaboradores consigam utilizá-lo. E além dessa conexão entre ramais de uma mesma linha, o PABX também conta com uma série de recursos que profissionalizam o atendimento.

Bom, mas de forma analógica, além do espaço físico que um PABX demanda, os custos de implementação costumam ser altos. Mas graças à revolução tecnológica e o surgimento da internet banda larga – que popularizou a telefonia Voip, que não mais necessita de um sistema analógico, hoje temos acesso ao chamado PABX virtual.

O PABX virtual (também chamado de PABX Cloud) não é mais um aparelho físico, mas um software como serviço (SaaS) que realiza as mesmas funções de um PABX analógico.

Ele conta com mais recursos e traz uma enorme mobilidade à empresa, já que a telefonia Voip utiliza a internet, e, portanto, você consegue ter recursos profissionais nos próprios computadores e dispositivos móveis da empresa.

Além disso, se a empresa já investiu em aparelhos de telefone convencionais, esse valor não se perde caso você queira modernizar a central telefônica. Basta utilizar adaptadores para que as linhas se transformem em linhas digitais e o sistema Voip seja utilizado normalmente, junto com o PABX em nuvem.

Quais são as vantagens de um PABX virtual?

– Economia: o investimento em um PABX virtual é muito baixo se comparado aos outros sistemas. Paga-se apenas por uma assinatura mensal e a inclusão de novos ramais, se for o caso. Além disso, os ramais se comunicam gratuitamente entre si (independentemente de onde eles estejam).

– Recursos profissionais: gravação de voz, menus de atendimento automático, espera personalizada durante a ligação, integração com CRM e outros softwares similares são apenas alguns exemplos de recursos.

– Escalabilidade: à medida que a empresa vai crescendo e necessitando de novos ramais, basta adquiri-los de acordo com a demanda, de forma simples e barata.

– Mobilidade: o atendimento telefônico passa a ser feito normalmente (e sem perder o profissionalismo) por meio de desktops, notebooks, smartphones e tablets. Isso facilita a mobilidade da empresa, principalmente se ela conta com colaboradores que trabalham fora do escritório ou de forma remota.

– 0800 virtual: do mesmo modo que o PABX virtual é extremamente econômico, a empresa também consegue investir facilmente em um atendimento de SAC, oferecendo aos seus clientes um número 0800 virtual e com muitos recursos.

– Número virtual: com a tecnologia Voip integrada ao PABX virtual, a empresa também pode investir em um número virtual (em alguns pacotes da FaleMais ele já vem incluso). Com ele, você consegue atribuir o número da empresa a um DDD de outra localidade brasileira e passa a pagar o custo de uma chamada local. É perfeito para a empresa crescer sem pagar caro por isso.

Para complementar essas vantagens, leia neste post aqui o quanto a sua empresa pode economizar com um PABX virtual.

Como o PABX virtual potencializa comunicação na empresa?

Bom, não adiantaria muita coisa se você investisse em um PABX em nuvem e ele cumprisse apenas requisitos técnicos no atendimento telefônica da empresa. Mas esse sistema vai além.

Com o PABX virtual aplicado na rotina da empresa, tanto a comunicação interna (entre os diretores e colaboradores) quanto a comunicação externa (com fornecedores e clientes) se aperfeiçoa, resultado, inclusive, no aumento do faturamento do negócio.

Como assim? Eis todos os benefícios colhidos com a otimização de processos telefônicos com o PABX virtual:

– Aumenta a produtividade da equipe, já que os recursos de URA (menu automático) agilizam o atendimento telefônico, e, em alguns casos, até dispensa a necessidade de se falar com um atendente;

– Diminui o tempo do próprio atendimento, já que é possível direcionar a ligação para a pessoa certa, evitando, ainda, problemas com clientes e fornecedores;

– Facilita a comunicação com os colaboradores que trabalham fora do escritório ou em filiais;

– Possibilita a realização de reuniões por meio de videochamadas;

– Ajuda a integrar as equipes de marketing e de vendas para que, juntas, o foco seja mantido no aumento do faturamento da empresa;

– A interface do pabx virtual é bem simples de entender, e, nela, é possível acompanhar algumas métricas importantes para medir o desempenho da equipe de atendimento;

– É possível, ainda, inserir uma rápida pesquisa de satisfação do cliente no final do atendimento – o que ajuda muito na hora de melhorar o atendimento;

– Ajuda a reduzir o ciclo de vendas por telefone, pois com o PABX virtual é possível mapear os pontos de lentidão dessas etapas, integrar o sistema ao CRM, e, entregar soluções mais personalizadas ao cliente.

E então? Conseguiu imaginar a sua empresa com uma comunicação realmente otimizada e sem ruídos? Conte com o PABX virtual – e a telefonia Voip – como seus grandes aliados.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como o PABX virtual pode auxiliar em sua empresa especificamente, entre em contato conosco através deste link.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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