Conheça os tipos de PABX e escolha o melhor para sua empresa

Foto de um PABX com a frase "Tipos de PABX".

Você está aumentando o atendimento telefônico em sua empresa, quer dividir a sua linha de telefone em vários ramais e se depara com diferentes tipos de PABX. E agora?

 

Bom, antes de mais nada, saiba que é justamente este o papel de um PABX. Trata-se de um aparelho físico (ou um software em nuvem) que permite a comunicação interna e externa por meio de ramais. 

 

Além de economizar muito – pois os ramais impedem que você precise contratar várias linhas de telefone e a ligação entre eles é gratuita –, você ainda conta com alguns recursos profissionais que dão ao seu atendimento mais qualidade e agilidade. 

 

Portanto, vamos explicar a seguir quais são os tipos de PABX disponíveis no mercado e dar algumas pistas sobre qual deles é o melhor para o seu negócio. 

1. PABX Analógico

O PABX analógico é um dos tipos de PABX mais antigos que existem. Ele é projetado para receber linhas convencionais através de operadores de telefonia fixa

 

São centrais telefônicas complexas, geralmente utilizadas por empresas que possuem uma capacidade maior de investimento, pois esse aparelho exige manutenção preventiva, bem como um suporte técnico especializado.

 

Um PABX analógico é capaz de proporcionar recursos profissionais de telefonia, mas pelos seus altos custos de implementação, é mais acessível para empresas maiores. Embora já existam modelos com um custo mais acessível, mesmo assim ele exige mão de obra técnica para manutenção e instalação adequada.

2. PABX Digital

Essa versão é um dos tipos de PABX que está à frente da versão analógica, pois melhora a qualidade das ligações e elimina ruídos. 

 

O PABX Digital também é um aparelho fixo que divide uma linha de telefone em ramais, mas que permite outros recursos, como aumentar o volume do áudio, o DDR (Discagem Direta Ramal) e o entroncamento E1 (tronco digital).

 

Em outras palavras, um PABX Digital possui basicamente todos os recursos avançados do PABX analógico, entretanto está mais adequado a receber as linhas digitais oferecidas por algumas das maiores operadoras.

 

A desvantagem é que por ser complexo, esse aparelho também exige mão de obra especializada e geralmente tem altos custos.

3. PABX Híbrido

Este é um dos tipos de PABX que já é mais adaptado aos novos tempos de telefonia. 

 

O PABX Híbrido é uma espécie de junção das tecnologias analógica, digital e de Voip – a telefonia Voip é aquela em que as ligações são realizadas totalmente pela internet, sem a necessidade de linhas fixas ou móveis.

 

Esse tipo de PABX agrega alguns dos recursos de cada uma e impõe uma boa redução nos cursos através da configuração das escolhas de rotas para ligações dependendo do tipo de chamada a ser realizada. 

 

Portanto, ele é o mais indicado para empresas que possuem linhas de telefone analógicas mas que querem usufruir da economia que a tecnologia Voip pode proporcionar.

4. PABX Virtual

Por fim, temos o PABX Virtual. De todos os tipos de PABX, ele é o mais moderno porque simplesmente não precisa de nenhum aparelho ou instalação física para funcionar. 

 

Trata-se de um sistema que funciona totalmente em nuvem (Software as a Service) e que traz diversas vantagens para as empresas, incluindo aquelas que estão iniciando suas atividades e que precisam contar com uma central telefônica de qualidade e preço justo.

 

O PABX Virtual funciona integrado à telefonia Voip – mas ele pode integrar ligações de todos os tipos por meio de adaptadores. 

 

Ele utiliza ramais virtuais dos dispositivos que possuem conexão ativa com a grande rede de computadores. Ele funciona de forma online, por isso, a redução de custos é um outro ponto positivo, já que essa tecnologia permite fazer ligações gratuitas entre os ramais do seu negócio. 

 

Altamente adaptável, ele roda como um software, potencializando a eficiência da linha e agindo como um conversor digital intuitivo, dispensando a instalação de uma infraestrutura complicada, além de possuir uma interface simples para gerenciamento de todas as funcionalidades.

 

O PABX Virtual pode ser utilizado para ligações de todos os tipos, com custos muito reduzidos — ou até de graça para escritórios cujas filiais têm conexão com os sistemas telefônicos. É um dos modelos mais completos, que oferece uma gama de recursos avançados e acessíveis inclusive para pequenas empresas. 

 

Exemplos de recursos de um PABX Virtual:

 

Conclusão: de todos os tipos de PABX, qual escolher?

São muitas tecnologias distintas, mas definitivamente todos os tipos de PABX podem contribuir para a qualidade do seu negócio.

 

Mas, se quiser uma uma dica, opte por um modelo que seja adaptado para receber todos os tipos de linhas telefônicas e que seja fácil de manter e de instalar.

 

Já sabe de qual estamos falando? Sim, do PABX Virtual!

 

No próximo post, você vai entender melhor como ele funciona e como ocorre a instalação do PABX Virtual na empresa. Você vai se surpreender de como a tecnologia é simples e acessível a todos os negócios!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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