Como fazer a instalação de um PABX virtual?

instalaçao pabx virtual

Fazer a instalação PABX virtual é uma tarefa simples e que não requer grandes investimentos e nem mudanças na infraestrutura de telefonia da empresa.

Afinal de contas, o sistema é interligado à telefonia Voip, que utiliza a internet para fazer e receber ligações de forma simples e com muita qualidade. Aliás, nem é necessário ter aparelhos de telefone para que a central de PABX virtual funciona.

Portanto, entenda os detalhes no post de hoje.

O que é um PABX virtual?

PABX virtual é um software que funciona em nuvem (SaaS – Software as a Service) e cumpre a mesma função de um PABX físico: dividir uma única linha de telefone em vários ramais, formando uma central telefônica.

instalaçao pabx virtual

Isso é possível graças à telefonia Voip, que dispensa a linha analógica e torna possível fazer e receber chamadas totalmente via internet por meio da transmissão de dados por IPs. 

Nesse caso, portanto, a instalação PABX virtual já dispensa você de duas aquisições:

  1. de um aparelho físico de PABX;
  2. de aparelhos de telefone – embora seja possível você conectar seus telefones IP ou analógicos ao sistema em nuvem (no caso do telefone analógico, basta adquirir um ATA Voip).

Por que é necessária a instalação de um PABX virtual?

Porque a instalação PABX virtual transforma o departamento telefônico da sua empresa, mesmo se ela for de pequeno porte, em um mini call center. 

Nesse call center, você consegue prestar um atendimento mais eficiente e produtivo, já que com o PABX virtual e a telefonia Voip integrada, você tem a acesso a uma série de recursos profissionais, tais como:

  • gravação de chamadas;
  • URA;
  • transbordo de chamadas;
  • correio de voz;
  • espera com mensagem personalizada.

Além disso, o PABX virtual com a telefonia Voip diminuem os custos das ligações (os ramais, por exemplo, podem se comunicar gratuitamente, mesmo à longa distância). O minuto de cada chamada pode ser até 70% menor em comparação com a telefonia analógica.

Saiba mais: 5 motivos de por que utilizar Voip no call center

Itens necessários para a instalação PABX virtual

A instalação PABX virtual tem mais a ver com a própria instalação da telefonia Voip na empresa. Isso porque apenas depois de concluída a configuração do plano Voip, é possível integrar o PABX.

Nesse caso, eis os passos da instalação Voip em 4 passos simples:

Passo 1: Separe os equipamentos necessários

Para que o Voip funcione e você consiga fazer e receber ligações, separe os dispositivos que tenham acesso à internet, tais como:

  • computadores (desktops e notebooks) e headphones;
  • smartphones e/ou tablets;
  • telefones IP ou analógicos (se forem analógicos, tenha ATA Voip);

Passo 2: Certifique-se que a empresa tenha internet com boa velocidade

Nós aqui da FaleMais recomendamos que a sua internet tenha uma velocidade mínima entre 50 kbps e 80 kbps dedicados por cada ligação. Kpbs quer dizer quilobytes por segundo. Mas como medir isso?

Quer um exemplo?

Se a sua empresa tiver 10 pessoas conectadas ao Voip realizando chamadas ao mesmo tempo, então vamos fazer uma conta simples baseado na quantidade de 80 kpbs por ligação, que garante uma ótima qualidade de áudio sem picotes.

10 ligações x 80 kbps = 800 kpbs de velocidade utilizada em todas as chamadas simultâneas.

Então, se levarmos em conta que 1 MB (megabyte) de internet é o mesmo que 1.024 kb (quilobytes), uma regra simples de 3 nos leva ao resultado de 0,78 MB – ou seja, arredondando para 1 MB de tamanho, já seria a quantidade de internet suficiente para que as ligações Voip tenham qualidade.

Se levarmos em consideração que os atuais planos de internet possuem bem mais tamanho e velocidade, então vale a pena de verdade utilizar Voip e fazer instalação PABX virtual. 

Passo 3: adquira um softphone

Um softphone é um app (que, inclusive pode ser gratuito) ou um software para funcionar como a interface das teclas de telefone em seu dispositivo móvel, pelo qual as ligações Voip serão feitas. 

Conheça aqui dois exemplos de softphones indicados pela FaleMais e confira como instalá-los.

Passo 4: adquira um plano Voip que tenha um PABX virtual acessível

O último e importante passo tem a ver com a instalação PABX virtual. Adquira um plano Voip que já tenha o PABX virtual incluso, para que você economize ainda mais e tenha tudo integrado pela mesma operadora.

Aqui na FaleMais, o plano mais apropriado é o FaleMais PRO, que já inclui o PABX virtual com 5 ramais já integrados. É perfeito para você começar a estruturar a sua empresa. Além disso, você pode ir adquirindo mais ramais à medida que houve mais demanda, a um preço bem menor comparado à concorrência.

Depois de adquirido o plano, a operadora fornece a você todas as etapas da configuração do PABX, que é bem simples e intuitiva. 

Então, confira aqui as nossas opções de planos e todos os detalhes para você fazer a sua escolha.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!