Portabilidade fixo para Voip: você sabia que é possível?

Portabilidade fixo para voip

Sempre afirmamos aqui no blog da FaleMais sobre os benefícios da telefonia Voip para as empresas de todos os tamanhos e nichos de mercado.

Mas hoje vamos esclarecer uma dúvida que alguns leitores têm em relação à portabilidade fixo para Voip.

Será que se uma empresa sempre teve um número fixo e deseja migrar para o Voip, perderá o número? Imagina o trabalho de ter que refazer todos os materiais de divulgação da empresa, sem falar nos transtornos que podem gerar, o que inclui perder alguns clientes ou gerar reclamações.

Bom, já vamos responder a essa dúvida: sim, a portabilidade fixo para Voip é perfeitamente possível e até mesmo recomendada! Saiba todos os detalhes no post!

O que é portabilidade?

A portabilidade telefônica, também chamada de portabilidade numérica, está em vigor no país desde 2009, tanto para pessoas físicas quanto para empresas que desejam migrar um número de telefone de uma operadora para outra. É possível migrar de fixo para fixo e também de móvel para móvel.

Mas e quanto ao Voip? Como dissemos, também é possível efetuar a portabilidade fixo para Voip – desde que seja para números dentro de um mesmo DDD. Nesse caso, você pode migrar o número fixo para uma operadora convencional ou, ainda, para uma operadora que trabalhe exclusivamente com a telefonia Voip.

Mas por que migrar o fixo para a telefonia Voip?

Para você ter certeza de que é uma boa opção a portabilidade fixo para Voip, precisa entender o que é e quais são os recursos dessa modalidade de telefonia.

O Voip é uma das soluções de telefonia mais revolucionárias desse setor dos últimos anos. Da sigla Voice Over Internet Protocol, trata-se de um sistema que faz e recebe ligações utilizando a internet, bem diferente de uma linha telefônica analógica.

Na prática, você pode migrar o seu número fixo para que ele seja um número Voip, o que proporciona muita mobilidade, já que as ligações podem ser feitas pelos computadores e dispositivos móveis, ou, ainda, com adaptadores nos aparelhos de telefone da empresa.

Existem várias razões para você realizar a portabilidade fixo para Voip, mas podemos destacar os recursos que a sua empresa passa a ter, otimizando e profissionalizando ainda mais o atendimento telefônico – ainda mais quando você integra o Voip a um sistema de PABX Virtual.

Alguns exemplos de recursos são:

– URA: a Unidade de Resposta Audível é aquele recurso que você pode gravar um áudio com um atendimento personalizado, direcionando as chamadas para determinado ramal.

– Gravação de ligações: as ligações podem ser gravadas e armazenadas no sistema de forma simples e prática.

– Conferências: as reuniões entre as equipes podem ser facilitadas com o acesso a conferências e até videoconferências com um número ilimitado de participantes.

– Caixa postal: se os clientes ou fornecedores deixarem recados de voz na cada postal de cada ramal, as mensagens ficarão armazenadas no sistema e poderão ser baixadas facilmente no formato de mp3.

– Transferência de ligações: seja entre ramais no mesmo escritório ou para ramais fora dele.

Quais são as vantagens da telefonia Voip para as empresas?

Bom, para fechar com chave de ouro esse tema da portabilidade fixo para Voip, você já conheceu os principais recursos desse moderno sistema de telefonia – mas vamos falar sobre as vantagens sentidas na prática:

– Economia: fazer e receber chamadas pela internet elimina muitos custos na conta de telefone, principalmente em relação às chamadas de longa distância, sejam nacionais ou internacionais. As tarifas do Voip são bem mais baixas do que na telefonia convencional.

– Mobilidade: você passa a fazer e receber chamadas de seus clientes e fornecedores do escritório, em home office, durante uma viagem corporativa ou em qualquer lugar que tenha acesso à internet.

– Facilidade de comunicação entre filiais da empresa: se você lidera uma empresa que conta com outras filiais, saiba que com o Voip vocês podem se comunicar facilmente entre todos os ramais, estejam eles na sede ou nas filiais, facilitando a comunicação com todos os colaboradores e gestores.

– Escalabilidade: por falar em ramais, você pode ir acrescentando outros ramais de acordo com a sua necessidade e de modo muito simples.

– Número 0800 Virtual: com a telefonia Voip, você tem a possibilidade de profissionalizar ainda mais a sua empresa com um número 0800 Virtual, que também utiliza a mesma tecnologia via Internet. Saiba mais neste post aqui.

Bom, então é (tudo) isso: se você possui uma linha fixa convencional, experimente migrar para a telefonia Voip por meio da portabilidade. E tome o cuidado de não cancelar a sua linha fixa antes da portabilidade, pois se você cancelar, será impossível migrar para essa nova modalidade.

Para complementar esse assunto, separamos um post com os principais mitos e verdades sobre a qualidade da ligação Voip, para tirar de vez todas as suas dúvidas. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!