Serviços de telefonia: como escolher o ideal para sua empresa?

Serviços de telefonia: imagem fechada mostra uma mão segurando telefone digitando os números

Entre as diferentes opções de serviços de telefonia, é importante analisar aquela com melhor custo-benefício. A empresa parceira também deve ter qualidade.

Talvez você não pense muito sobre isso, mas existem diferentes serviços de telefonia para empresas. O problema é que, ainda que você ignore essas questões, elas interferem no seu negócio — e mais do que você pode imaginar.

Para ter uma ideia, a consultoria IDC fez um estudo em que apontou o crescimento de 10,8% no tráfego de dados em redes fixas e de 29,2% nas redes móveis. Mas, ainda tem mais. A possibilidade de atender o seu cliente de qualquer lugar do mundo por meio da internet melhora a experiência do usuário.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem os serviços de telefonia serem importantes para o seu negócio. Neste post vamos explicar outros motivos, além de trazer os principais exemplos e como você pode escolher o melhor. Continue lendo e saiba mais!

A importância de contar com uma empresa telefônica

Um bom serviço de telefonia traz um relacionamento com o cliente eficiente e ágil. Esses são os benefícios imediatos da prática, que garantem uma proximidade maior entre sua empresa e os consumidores.

Nesse momento, você pode estar pensando: não é suficiente apenas estar na internet com site e redes sociais? Na verdade, não. Mesmo que você invista em ferramentas de inovação, ainda é necessário ter soluções para o atendimento telefônico.

Isso porque esse é o desejo dos consumidores. Uma pesquisa indicou que 43% deles optam por entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por telefone. Um dos motivos é a preferência por uma assistência humanizada.

Ao fazer esse movimento em direção aos serviços de telefonia, várias vantagens são conquistadas. Entre as principais estão:

-ganho de agilidade e eficiência;

-redução de custos;

-aumento da produtividade;

-melhoria da credibilidade do negócio;

-integração da equipe.

Os tipos de serviços de telefonia existentes

Os serviços de telefonia existem há muitos anos. No entanto, eles foram se desenvolvendo com o passar do tempo. Como consequência, a diversidade de opções aumentou e fez com que determinada alternativa fosse mais adequada para o seu negócio do que outra.

Então, quais tipos de serviços de telefonia existem? A seguir, explicamos os principais.

Telefonia fixa

A transmissão ocorre por um aparelho ligado a outro telefone ou a uma central de condutores metálicos. É o modelo mais tradicional. Apesar de trazer bons resultados, a falta de mobilidade é um problema para empresas com colaboradores em home office, que viajam ou precisam compartilhar informações de qualquer lugar.

Telefonia móvel

É colocada em prática pelo celular e outros dispositivos. É uma evolução do serviço anterior, em que o sistema tem uma arquitetura celular e conexão com a rede telefônica fixa. A mobilidade é permitida pela comunicação wireless vinculada a uma central de controle.

Telefonia por satélite

Permite a conexão por meio de voz e dados. O aparelho tem uma interface intuitiva e diferenciada, o que torna sua comunicação mais eficiente. O telefone é portátil e funciona em qualquer área externa. Por isso, é uma tecnologia muito usada por transportadoras para identificar onde está o caminhão em caso de imprevisto.

Telefonia VoIP

É o sistema mais atual, que funciona por voz sobre protocolo de internet. Na prática, a voz é transmitida pela rede via internet. Garante acesso em qualquer lugar do mundo, o que traz ampla acessibilidade e mobilidade. De quebra, é possível reduzir custos em até 90% com a empresa de telefonia certa.

Serviços 0800

Consiste em um modelo contratado com operadoras de telefonia. Por isso, é mais usado por companhias de grande porte, especialmente para SAC. O contato é feito por um número 0800, que permite aos usuários fazer chamadas gratuitas. A depender do plano, o valor pago pela empresa depende da quantidade de ligações recebidas. Ou seja, ele varia.

PABX

É uma tecnologia que possibilita a troca automática de ramais privados. Em outras palavras, é criada uma central telefônica. Ela controla as ligações feitas por cada telefone corporativo, o que permite fazer chamadas sem custos por meio de números internos. Para entrar em contato com telefones externos, é preciso discar uma tecla específica.

O PABX tem três versões. Ele pode ser:

analógico: é um serviço mais barato e utilizado em empresas de pequeno e médio porte. No entanto, é limitado devido à qualidade média de sinal e à baixa segurança;

-digital: é mais amplo. Oferece todas as opções do analógico e ainda acrescenta URA, personalização de áudios, ausência de ruídos, transferências nas chamadas e mais. Possibilita que a companhia controle seu consumo;

híbrido: combina os modelos anteriores para trazer mais benefícios do que o modelo analógico.

URA

Consiste em uma Unidade de Resposta Audível, que permite inserir as mensagens para orientar o cliente a digitar 0, 1, 2 etc. A vantagem é o melhor aproveitamento do tempo para solucionar problemas. É recomendado para empresas com volume de ligações elevado. 

Dicas para escolher o melhor serviço de telefonia

Para escolher entre os diversos serviços de telefonia existentes, é preciso avaliar a necessidade da sua empresa. Provavelmente, serão feitos investimentos. Por isso, eles precisam ser os mais adequados para as demandas atuais e futuras.

Nesse sentido, um bom pacote de serviço de telefonia deve trazer o melhor retorno possível. Para isso, o pacote deve:

-ajudar a empresa a se organizar financeiramente pelo envio de faturas únicas;

-contribuir com o alcance de mais flexibilidade e escalabilidade;

  • reduzir custos

Como alcançar esses objetivos? Algumas dicas que ajudam a chegar lá são:

analise o passado para saber quais são suas demandas, qual é a média de gasto e mais;

projete o futuro para prever as necessidades a longo prazo. Isso pode ser feito conversando com gestores e fazendo a análise de dados;

defina o melhor perfil para cada linha, a fim de saber qual é a mais importante, qual deve receber mais investimento etc.;

analise as ofertas do mercado para saber quais oferecem mais benefícios. Lembre-se de focar o custo-benefício, não apenas o preço;

converse com a equipe para mostrar as propostas e avaliar em conjunto qual delas é a melhor.

Nesse cenário, você precisa ter uma empresa parceira de confiança. A FaleMais VoIP trabalha com diferentes serviços de telefonia para garantir redução de custos, flexibilidade e atendimento às demandas da sua empresa.

Com planos que vão do pré-pago àquele voltado para alto tráfego, você encontra o melhor para sua empresa. Basta verificar as características da sua empresa e escolher a alternativa mais apropriada. Assim, é possível ter os melhores serviços de telefonia sem grandes custos.

E você, quer conhecer a melhor solução para você? Acesse o site da Fale Mais VoIP e encontre o serviço que sua empresa precisa!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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