O que é Voip: entenda o significado e por que ter um

O que é VOIP: na imagem tem um funda azul escuro como se fosse uma parede de tijolinhos, e na frente disso há a palavra voip dentro de uma nuvem com um símbolo de telefone, esses elementos estão em azul claro, quase um neon.

A telefonia já passou por diversas mudanças desde quando surgiu em 1875, sendo um dos marcos responsáveis por, nas últimas décadas, revolucionar a forma com que os seres humanos se comunicam — principalmente após a popularização do universo virtual. 

Nesse cenário, surge a tecnologia Voice Over Internet Protocol (Voip), que nada mais é do que a comunicação de voz por meio da internet.

E já que o atendimento telefônico continua tendo sua importância, assim como o uso do ciberespaço, nada melhor do que unir esses dois mundos para estruturar uma telefonia de qualidade digital e cheia de recursos profissionais.

Por isso, quem tem uma empresa, independentemente do tamanho ou do segmento, precisa entender o que é Voip e sua importância.

Neste artigo, você descobrirá o significado dessa ferramenta, o que a diferencia da telefonia tradicional, quais são suas principais vantagens e como aplicá-la no seu negócio.

Vamos lá? Pegue uma xícara de chá ou café e boa leitura!

Voice Over Internet Protocol: o que é Voip?

Voz sobre Protocolo de Internet. Esta é a tradução da sigla Voip. Trata-se de uma tecnologia que possibilita a realização e o recebimento de ligações via rede mundial de computadores interligados, sem a necessidade de uma linha analógica.

Isso é possível porque os sinais de áudio são transformados em dados digitais, exatamente como ocorrem em chamadas de áudio via WhatsApp Business e Skype. Aliás, esses dois aplicativos são exemplos de Voip.

Bom, sabendo disso, você talvez pode se perguntar: “Se eu posso fazer chamadas de áudio e vídeo gratuitamente via Skype, que é um exemplo de Voip, por que pagar por um plano?”.

A resposta é simples: quando você faz uma ligação por Skype, a outra pessoa também precisa ter o mesmo aplicativo instalado, o que dificulta a comunicação da empresa com seus clientes.

Quando você adquire um plano de Voip, seus colaboradores podem ligar e receber chamadas a partir de computadores, celulares e telefones fixos. Sem contar com a possibilidade de contratar um PABX (central telefônica) para distribuir a linha em ramais.

Curiosidade sobre o Voip

A tecnologia Voip não é tão nova assim. Ela surgiu nos anos 90, mas como naquela época ainda não existia uma internet com velocidade suficiente, a ferramenta acabou ficando um tempo esquecida. 

Nesse cenário, a responsável pelo seu ressurgimento foi a banda larga que, junto às conexões Wi-Fi, tornou a tecnologia acessível a todas as empresas.

Qual a diferença entre o Voip e a telefonia tradicional?

A principal diferença entre o Voip e a telefonia tradicional está na flexibilidade. Por conta da tecnologia analógica, o telefone convencional se prende a números fixos que dependem de cabos ligados a aparelhos telefônicos e não permitem muita mobilidade.

Já o Voice Over Internet Protocol possibilita o trabalho com números receptivos fixos e remotos em vários DDDs, o que aumenta a estrutura de comunicação das empresas e reduz custos.

Como funciona o Voip?

Agora que você já sabe o que é Voip e qual a sua principal diferença em comparação à telefonia tradicional, é hora de entender como essa tecnologia funciona de fato. 

Antes de mais nada, vale destacar as duas possibilidades de usar o Voice Over Internet Protocol:

ligações de computador para computador (ou outros dispositivos móveis que têm acesso à internet, como tablets e smartphones);

ligações de PCs para telefones fixos.

A boa notícia é que para instalar um atendimento telefônico via Voip na empresa, não é necessário investir uma grande quantidade de dinheiro. Os itens necessários são:

internet com boa velocidade (entre 50 e 80 Mbps dedicados por ligação);

— dispositivos conectados à rede para fazer e receber as chamadas;

headsets, caso a comunicação seja feita exclusivamente via computadores;

aparelho para Voip;

adaptador ATA, caso você prefira continuar utilizando os aparelhos fixos para as ligações;

número Voip;

— aplicativo ou software instalado para ser o discador;

— plano Voip configurado.

Vale lembrar que se você precisar de ramais para a comunicação interna, basta adquirir um PABX virtual, que funciona totalmente em nuvem. Aliás, as ligações entre os ramais são totalmente gratuitas.

Quais as vantagens de utilizar Voip na empresa?

Depois de conhecer um pouco mais sobre o Voip e como ele funciona, você ainda pode questionar se vale a pena investir nessa tecnologia. 

Abaixo, confira as 6 principais vantagens que comprovam porque ter um Voice Over Internet Protocol!

1. Diminui gastos

Com o Voip, a tarifa do minuto das chamadas é única, independentemente do horário, do DDD e da operadora do número. Além disso, a ligação entre os ramais é gratuita, mesmo que eles estejam localizados fora da sede da empresa.

Sem falar no controle que esse sistema oferece, é possível visualizar em tempo real quantas ligações está realizando e quanto está pagando por elas.

2. Garante a mobilidade da equipe

Como a ligação Voip é feita totalmente via internet, celulares e smartphones conectados passam a utilizar a tecnologia. 

Isso é perfeito para empresas que têm colaboradores em home office, filiais em outras localidades ou vendedores externos. A comunicação interna da sua empresa agradece.

3. Possibilita integração com outros serviços

Por ser um sistema que tem como base o ambiente virtual, o Voip possibilita de maneira simples a integração com softwares e extensões para melhorar a experiência dos seus clientes. Alguns exemplos são os aplicativos para gravar e armazenar conversas, além dos programas de automatização do atendimento.

4. É flexível e versátil

Como falamos no início do artigo, um dos grandes diferenciais da tecnologia Voip é sua versatilidade. Isso porque, ela cria um sistema que não restringe sua empresa a realizar contatos apenas por meio de um canal, mas sim por vários, como: smartphones, computadores, tablets e muito mais!

5. Promove mais segurança

Sabe aqueles números de chamadas que atrapalham o dia a dia da sua equipe? Com a tecnologia Voice Over Internet Protocol você consegue bloquear esses contatos. 

Além disso, assim como outros serviços conectados à internet, o Voip tem sua segurança garantida por meio da encriptação das ligações que permite também a criação de sistemas personalizados.

6. Oferece recursos profissionais

Menu automático de atendimento, saudação personalizada, fila de espera, transferências de chamadas, gravação de ligações, correio de voz… São muitos recursos que antes eram acessíveis apenas a grandes empresas, mas que hoje estão disponíveis a pequenas empresas que utilizam Voip.

Com todas essas informações, fica fácil perceber o quanto o Voip pode revolucionar a telefonia da sua empresa, não é mesmo? E se você está em busca de uma parceria para te ajudar com todos os detalhes do processo de implementação e suporte dessa tecnologia, a FaleMais pode te ajudar.

Somos uma operadora de telefonia diferente que oferece os melhores planos, tarifas e serviços sem burocracia e com um excelente atendimento multicanal.

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