Quais os benefícios do PABX para a empresa e como implementar?

pabx para empresas

Será que o PABX para a empresa é um investimento que realmente vale a pena? Será que ele é necessário a todos os empreendimentos?

Bom, como um PABX é um sistema que pega uma única linha de telefone e a distribui em ramais, então a resposta da segunda pergunta já pode ser respondida agora: se a sua empresa precisa ter mais que um aparelho de telefone, ou seja, ter ramais para os setores ou até para montar um mini call center, então sim, é para você.

Dito isto, será que é um investimento que vale pena? Sim, vale muito a pena.

Aqui vão alguns motivos:

1. O PABX para a empresa possui baixo custo de implementação

Aqui estamos falando especificamente sobre a opção mais moderna de PABX, que é o chamado PABX virtual.

Como ele funciona por meio da telefonia Voip, que utiliza a internet para fazer e receber ligações, então o PABX virtual funciona também de forma on-line. 

Na prática, você não precisa adquirir nenhum equipamento físico – aliás, com o Voip, você pode montar o seu call center com dispositivos móveis e com computadores que acessam à internet. 

2. O PABX para a empresa ajuda a reduzir custos operacionais

Quando você tem um PABX, você não precisa adquirir várias linhas de telefone para atender a demanda de vários departamentos. 

Ele centraliza uma única linha e a distribui em ramais, os quais podem se comunicar gratuitamente e também podem fazer e receber ligações. Quando a empresa investe em uma linha Voip, a economia é ainda maior: o custo do minuto das chamadas pode ser até 70% mais barato em comparação à linhas analógicas.

Com o PABX – especificamente o virtual – a empresa também economiza com manutenções e atualizações, já que essas são rotinas da própria operadora que disponibiliza o sistema. Isso sem falar na economia de espaço e na diminuição da quantidade de fios que centrais telefônicas costumam ter.

3. O PABX para a empresa otimiza o atendimento ao cliente

Está começando agora o seu negócio ou, ainda, já está na hora de crescer? Então invista em atendimento! Sem dúvida, essa área tem sido uma das que mais fazem as empresas continuarem disputando mercado.

Na prática, o PABX te ajuda a proporcionar um atendimento mais eficiente e profissional. Ele libera várias funcionalidades para isso, como, por exemplo, a URA, que é aquela gravação no início da ligação oferecendo opções de menu. Isso pode agilizar bastante o atendimento, aumentando a satisfação do cliente.

4. O PABX para a empresa reduz os custos com treinamentos

Bom, é preciso dizer que o PABX não exclui o treinamento que os colaboradores precisam ter para aperfeiçoarem o atendimento ao cliente. Mas ele ajuda bastante até mesmo no próprio treinamento.

O recurso da gravação de chamadas, por exemplo, pode ser aproveitado justamente para essa finalidade: treinar a equipe a prestar um atendimento excelente com base em exemplos reais vividos por ela própria. 

  • O que fazer quando o cliente está de mau humor? 
  • Quando ele quer cancelar a compra? 
  • Como oferecer mais produtos a ele durante o atendimento? 
  • Como colher informações para pesquisas?
  • Como cobrar dívidas?

Certamente com a ajuda do PABX que tenha esse recurso, o treinamento será mais completo e sua equipe melhor preparada para diversas situações. 

5. O PABX para a empresa fornece um crescimento sustentável

Ainda falando em economia financeira, o PABX (na modalidade virtual) proporciona uma escalabilidade sustentável à telefonia da sua empresa.

Isso porque você vai adquirindo os ramais à medida que precisar. Se você só precisar de 2 ramais, por exemplo, você paga apenas por eles. Se precisar de mais 10, você adquire a quantidade exata, sem desperdícios. 

Aliás, vale lembrar que como estamos falando de ligações pela internet, no PABX virtual, a possibilidade de adicionar ramais é infinita.

E então, o que achou de saber que o PABX para a empresa vale a pena? Já que falamos tanto sobre o modelo de Voip, então no próximo post vamos explicar detalhes sobre como funciona o PABX virtual e como você pode implementá-lo na empresa

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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