PABX com atendimento automático: como funciona?

desenho de um homem carregando um celular gigante nos braços

Ter um PABX com atendimento automático na empresa pode facilitar muito a rotina dos colaboradores, já que a produtividade aumenta.

E ao contrário do que se imagina, hoje em dia trata-se de um investimento plenamente acessível a todos os tamanhos de empresa por conta da tecnologia Voip, que barateou o acesso a um sistema de telefonia com recursos profissionais. 

Então, vamos entender tudo sobre esse assunto no post de hoje!

O que é PABX com atendimento automático e quais as vantagens?

Um PABX com atendimento automático é um sistema PABX que oferece, entre outros recursos, a função de URA.

URA significa Unidade de Resposta Audível que, em outras palavras, significa a função de menu automático de atendimento ou de atendente eletrônico.  

Esse recurso é muito popular nas empresas: você liga para uma central de atendimento e se depara com a mensagem automática que vai indicando para você uma série de opções: teclar 9, para falar com atendente, digitar o número do CPF, etc.

Dependendo de como você automatiza a URA, alguns clientes já conseguem resolver suas pendências e dúvidas ali mesmo, sem precisar falar com um operador humano. E isso gera mais eficiência e mais produtividade para todos. 

Um PABX com atendimento automático, portanto, consegue tirar dúvidas, reconhecer dígitos (e até voz em alguns casos), transferir chamadas, finalizar o atendimento, realizar pesquisa de satisfação ao final do atendimento, etc. 

Imagine tudo isso sendo oferecido pelo seu negócio?

Eis algumas vantagens adicionais:

  • aumento da satisfação do cliente;
  • otimização do Tempo Médio de Atendimento (que é um KPI importante);
  • padronização do atendimento que a sua empresa oferece;
  • proporciona que os seus clientes possam ter um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana para solucionar demandas que possam ser resolvidas no autoatendimento;
  • redução de custos da empresa.

Como funciona um PABX com atendimento automático?

Dentro de um sistema de PABX com atendimento automático, existem diversas possibilidades para formar a URA. 

Aliás, esse recurso também foi evoluindo com o tempo. Se antes ele funcionava apenas com a digitação ou discagem de teclas numéricas, hoje em dia o sistema pode reconhecer a voz do usuário, identificando o número ou a palavra-chave que ele fala. 

Mas, voltemos ao PABX, que disponibiliza esse recurso. Trata-se de um equipamento físico ou um software em nuvem (no caso do PABX virtual) que centraliza o atendimento telefônico das empresas. Na prática, basta ter uma única linha de telefone para o que o sistema divida-a em vários ramais, que podem ser espalhados pelos departamentos. 

Por isso, ter um PABX com atendimento automático promove uma grande transformação na empresa. A sua comunicação é unificada, otimizada, e, com a URA, o próprio cliente também sente essa automatização que se traduz em eficiência. Quanto menos tempo ele precisar ficar no telefone para resolver uma demanda com sua empresa, melhor será para o seu negócio. 

Confira neste post aqui mais detalhes e características sobre o funcionamento da URA.

Quais são as melhores práticas na utilização do URA?

  • Antes de adequar a URA, conheça bem o seu público para saber exatamente quais funcionalidades disponibilizará no autoatendimento.
  • Caso você identifique um aumento de solicitação de determinada informação, grave uma mensagem no início do atendimento eletrônico com a resposta ou o auxílio correto. Isso melhora a experiência do cliente.
  • Não se esqueça de acionar a opção de falar com o atendente.
  • Invista em ferramentas de análise para o acompanhamento do atendimento prestado pelos colaboradores. Identifique, por exemplo, se o fluxo das ligações está muito alto ou muito baixo, quais são as principais demandas, o tempo médio de atendimento, etc. Isso facilita muito a gestão da telefonia e ajuda a tomar decisões que aperfeiçoem o atendimento. 
  • Ao adquirir o PABX com atendimento automático, capriche na mensagem automática de abertura do atendimento. Cumprimente o cliente, e, quando necessário, grave informativos. 

Bom, você se lembra que no início do post nós falamos sobre a tecnologia Voip, que barateou o acesso das empresas ao PABX com atendimento automático?

Então é hora de saber que isso é possível graças ao PABX Virtual. Entenda como esse sistema funciona e por que ele é tão acessível a todos os negócios

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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